domingo, 12 de abril de 2009

Flamengo 1 x 0 Fluminense. Apatia total e a volta da "mão de alface".

.
.
A torcida tricolor está de luto. Afinal perder para a urubuzada do modo como foi é para deixar todos de cabelos em pé. Há muito, as decisões contra o Flamengo eram favas contadas e agora nem deles conseguimos ganhar. Tá feia a coisa!
.
Parreira deveria ter exibido o vídeo da decisão da Taça Rio de 2005, onde a raça do Fluzão, em especial a do Leandro, poderia ter servido de inspiração aos nossos atletas.
.
Paradoxalmente, hoje também poderíamos ter tomado de quatro, não fosse a falta de categoria dos atacantes rubro-negros.
.
Mas apatia à parte, o que é inadmissível é o fato do Parreira, tremendo técnico e que tem o apoio incondicional de todos os tricolores, ainda não ter se dado conta de que não pode jogar com dois volantes que não marcam, não cobrem os laterais e não conseguem de maneira alguma municiar o ataque.
.
Jailton e Wellington Monteiro constituem-se num verdadeiro circo dos horrores. Nós que execrávamos a presença nefasta do Ygor naquele time maravilhoso do ano passado, o que diremos agora ao olhar essas duas verdadeiras peças de museu trotando pelo campo com as gloriosas camisas tricolores, camisas essas que já foram usadas por verdadeiros craques como Jandir, Deley, Arouca, Diego Souza e muitos outros?
.
A disputa de bola entre Jailton e Emerson no final da partida foi simplesmente bizarra. O atacante do Flamengo partiu muito atrás e ainda conseguiu ficar com a bola numa facilidade só igualada a roubo de doce de criança dormindo. Nossa sorte é que o atacante é ruim pra dedéu e também fominha e acabou perdendo um gol que qualquer vovozinha faria.
.
Alguns condenaram o pobre do Mariano, mas o que poderia ele fazer jogando sozinho contra Juan e Zé Roberto numa zona em que nem Wellington e muito menos Jailton se aventuravam a entrar. Foi preciso vir a ordem do banco para o Wellington socorrer o lateral. Caramba, isso nunca foi necessário quando se dispunha de volantes medianamente habilidosos. As múmias nem se tocaram que era preciso fazer a tal cobertura. Aliás, cobertura é palavra que não deve constar de seus vocabulários.
.
Incrível, jamais poderia imaginar que algum dia teria que escrever isso, mas... eles são piores do que o Fabinho. Valei-nos Nossa Senhora!
.
É inadmissível como um clube que possui em seu elenco craques diferenciados como Fred, Thiago Neves e Conca, além de promessas de qualidade como Maicon, Alan e até mesmo Everton Santos, passa noventa minutos sem conseguir concretizar uma única jogada perigosa.
.
O único susto que o Diego sofreu foi na cobrança de falta na trave. Convenhamos, muito pouco para quem deseja ser campeão.
.
Não é preciso ser técnico campeão do mundo para visualizar que a causa dessa ineficiência reside no meio campo tricolor que é formado por dois craques e duas nulidades. Em resumo, atuamos no setor mais importante do campo com apenas dois jogadores contra três ou quatro dos adversários.
.
A consequência é que todos os jogos são difíceis para o Fluminese, mesmo quando joga cotra times pequenos, de qualidade infinitamente inferior. A prova reside no fato de que não houve um jogo do campeonato que não tomássemos gol.
.
Insisto em que Wellington Monteiro, Jailton, Romeu, Fabinho e Maurício não podem jogar juntos, qualquer que seja a combinação escolhida pelo treinador. Parreira terá que optar por um deles, enquanto Diguinho estiver ausente e completar o meio campo com Marquinho ou Tartá, sob pena de dançarmos também na Copa do Brasil.
.
Para completar a tarde desastrosa, FH pensando que estava no Natal, engoliu um daqueles perus enormes com farofa e tudo. Ele, que se benze tanto durante os jogos, deveria saber que na Páscoa o que aparece é coelho e por sorte ou incompetência do adversário não voltamos para casa com um tremendo chocolate.
.
Fazer o quê? Fernando Henrique é assim mesmo. Fecha o gol em várias ocasiões e quando menos se espera faz ressurgir a famosa mão de alface ou mão de maionese, como preferem alguns, e o pior é que é sempre em partidas decisivas, sem chances de recuperação. Só a diretoria e o patrocinador, ineptos, não enxergam o óbvio.
.
Voltando aos volantes, esse blog já havia alertado que as indicações do René Simões eram furadas. Vide postagem do dia 7 de Janeiro sobre a montagem do plantel para 2009. Na época, foi enfatizado que Jailton, Leandro Domingues, Roger, Xandão, Leandro Bonfim e outras malas que já vinham do ano anterior, como Eduardo Ratinho, Ciel, Elias, não poderiam fazer parte do glorioso Fluminense.
.
Parreira enxergou a situação logo de cara e já começa a se livrar de alguns deles. O que não dá para entender é o porquê do chamego com o Jailton. Fico imaginando os confrontos da Copa do Brasil se tivermos que enfrentar Corinthians ou Internacional com esses volantes dantescos se não conseguimos nem vencer no estadual.
.
Só nos resta orar e muito para que os céus abram a cabeça do Parreira e, pelo menos, o faça escalar um só volante a partir daqui. A defesa ficará vulnerável, dirão os mais cautelosos. Aí eu perguntarei: “E por acaso não está agora?”. E com um agravante, não servem para defender, muito menos para municiar o ataque e então de nada adiantará termos três virtuoses se não receberem a bola na frente.
.
Conca, Thiago Neves e até mesmo o Fred estiveram abaixo da crítica. Mas como culpá-los com tantas falhas na equipe? A zaga parecia um queijo suiço. E ainda tinha a ousadia de ir à frente tentar o gol e só acabava atrapalhando os atacantes.
.
Laterais e volantes... bem, deixa prá lá.
.
Só uma coisinha a mais. Por que será que nossos atletas estão tão fracos? Não ganharam uma divida durante toda a partida. O que será que fazem os preparadores físicos?
.
Se o chororô não tremer de novo e não perdermos a hegemonia carioca será um consolo.
.
Xô Jailton, Xô Wellington Monteiro, Xô Edcarlos, Xô Luiz Alberto, Xô Leandro!
.
Parreira vê se abre o olho. Time cauteloso não ganha de ninguém e ainda por cima quando a cautela é alicerçada em jogadores de má qualidade.
.

5 comentários:

Cartola disse...

Concordo com muita coisa, mas os traíras Arouca e Diego Souza não podem ser considerados craques de maneira nenhuma. Porém confesso que perto das nabas que jogam no Flu, até que eles parecem.

Este domingo de páscoa foi um dia vergonhoso para a instituição Fluminense; que vexame....

Helio R.L. disse...

Caro Cartola,

Traíra eles são, como também o são Washington, Junior Cesar e o próprio Leandro "Guerreiro", que depois de acertar com o Flu acabou indo para o São Paulo. Não desejo vê-los de volta, mas comparando o futebol deles com esses arremedos de jogadores, como os nossos volantes atuais, uma coisa fica clara: alguém deve estar se beneficiando com contratações do tipo de Wellington Monteiro, Jailton, Leandro Domingues, Leandro Bonfim, Roger e outras malas. Não vou nem falar de Leandro, Leandro Amaral e Diguinho, que vinham jogando bem em seus clubes anteriores e pode ser que algum dia voltem à forma antiga, mas nas contratações citadas anteriormente, alguém levou vantagem, com certeza.

Marcio Cardoso disse...

Alô Hélio,

saudações daqui dos EUA. Apesar da decepção com a derrota no domingo, vida que segue. Fico um pouco decepcionado com o Parreira porque parece que faltou organização no time - é técnico de primeira linha ou não é? Goleiro falhou no gol mas o Flamengo manteve o ritmo e perdeu muitos gols... faltou bom futebol do nosso lado, esta é a triste verdade.

Como você comentou, agora é torcer pelo Botafogo ganhar logo o Carioca e impedir o Uruba de passar à nossa frente no ranking de estaduais.

Terminando em uma nota feliz, que coisa linda aquele vídeo da final da Taça Rio. Vou conferir os arquivos... tá lá os 6x0 contra o Arsenal também. Quem é que monta esta lista de vídeos? Que barato!

Pedro disse...

Fui ao Maracanã ontem.
Foi brabo...

O jogo foi corrido e até diria emocionante, mas com o nível técnico baixíssimo.

A Flamengo mereceu a vitória, mesmo longe de ter jogado bem.
O Fluminense entrou completamente capenga na partida. Nossos laterais são muito fracos.

O Mariano, mais jovem, ainda tem algum potencial, principalmente para atacar, mas não é um bom marcador. O Leandro é simplesmente horroroso. Não ataca nem defende.
Porém os dois jogaram abaixo da crítica ontem.
Na minha opinião, no futebol moderno, não existe a possibilidade de ser campeão sem dois bons laterais (ou alas) na equipe.

Os dois laterais tricolores ontem eram simplesmente jogadores inoperantes. Simplesmente não existiram. Não marcaram ninguém em nenhum momento. Sem apoiar uma vez sequer, sem acertar uma saída de bola e muito menos um cruzamento. Eram duas avenidas livres.

Para piorar, os nossos volantes: Jaílton e Wellington não possuem capacidade de sair jogando. O Jailton então..... sem comentários.
Enfim, o que aconteceu? O Fluminense simplesmente não tinha saída de bola. Era sempre ligação-direta na base do chutão. O Fred só recebeu uma bola boa em toda a partida, (no início do jogo)!

Não gosto muito do futebol do Luiz Alberto. Acho que ele fala como um craque e joga como zagueiro meia-boca. Para piorar, gosto muito menos do Edcarlos, que fala e joga como um peladeiro de várzea.
Mas ontem, apesar daquele presente que o Luiz Alberto deu no primeiro tempo para o Léo Moura, eu dou um desconto para os dois. É simplesmente impossível vc guardar a sua defesa com dois laterais completamente inoperantes ao seu lado, (O Leandro, então.. um horror...). Não dá! Não tem como.
Quem é peladeiro sabe disto, pois o zagueiro tem q se desdobrar em dois para cobrir o espaço deixado pelo lateral.

Tá certo que o João Paulo estava machucado, mas o Parreira devia ter colocado o Marquinho já no primeiro tempo e deslocado o Wellington para ajudar o Mariano logo.
Nosso técnico demorou para agir... mas fez

O Juan e o Leonardo Moura (e as com vezes outros jogadores pela direita), jogaram tranqüilos. Não sofriam marcação eficiente e sequer precisavam voltar para marcar. Ai fica fácil jogar. O Juan foi um atacante o primeiro tempo inteiro.

A situação só melhorou no segundo tempo, quando o Parreira colocou o Marquinho e o Maicon, (abertos na esquerda e direita, respectivamente), pois nesta hora o Juan e o Leonardo se viram obrigados a recuarem um pouco para ajudar na marcação da mulambada.

Acertado este problema na marcação, o Flu equilibrou o jogo, mas logo começou o cai-cai rubro-negro, (pior do que time argentino na Libertadores). Mas como o juíz recebeu a missão de somente dar cartão para o Fluminense, o cai-cai continuou.
De quebra, o juiz me expulsa o Parreira, depois q ele reclamou do cai-cai da imundice.

Aliás, este negócio de cai-cai, fazer cera, recuar time....isto é coisa do Cuca. Bem covarde. Foi desta forma q ele perdeu o carioca de 2007 e 2008 dirigindo o Botafogo. Depois falam que só falta sorte a ele.....

Voltando ao jogo, o Flu até tentou na base do abafa, na raça, mas sem organização e no desespero. Pior que chegou até perto de marcar......
Conca no segundo tempo resolveu aparecer bem, conseguindo algumas boas enfiadas de bola. Mas não era o nosso dia mesmo.... Os três zagueiros do Flamengo além de estarem entrosados estavam com sorte ontem também.
O nosso time mesmo jogando mal, esteve perto de empatar, mas sempre na base da raça, nunca explorando a habilidade dos nossos homens de frente.

Quanto a mulambada, o que sobrou ao Flamengo no meio-campo e nas laterais, falta ao ataque. Estes atacantes flamenguistas são um lixo.
Aquele Josiel não conseguiu me provar que é melhor do que o bonde do Obina.
Eles se cansaram de perder gols, principalmente naqueles últimos 5, 10 minutos finais. Vários contra-ataques em função do desespero tricolor, e perdiam todos. São um perebas! Não é a toa que só conseguiram marcar numa falha do FH. Senão o jogo ia ser 0 x 0 !!!

Bola para frente. Não Sou chorão....Que venha a a Copa do Brasil, (mas antes por favor tragam 2 laterais e um cabeça-de-área urgente)

Helio R.L. disse...

Pedro,

Concordo em gênero, número e grau, só acho que precisamos de dois volantes, que saibam jogar. Cabeças de área ou de bagre, jamais. E o pior é que o Parreira prometeu jogar com um só cabeça de bagre. Estaria ele ficando mentiroso?