O gol de "barriga"


Mil novecentos e noventa e cinco, o ano do centenário do Flamengo, o ano do  Fla-Flu mais empolgante de todos os tempos e decidido com o gol de barriga de Renato Gaúcho.

Todos na Gávea queriam a conquista do título de campeão estadual, naquela época tão importante ou mais do que o próprio Campeonato Brasileiro, tanto assim que repatriaram Romário no auge da sua forma e formaram um esquadrão imbatível, na opinião deles é claro.

A fórmula do campeonato previa a disputa de quatro Fla-Flu’s e o Fluzão venceu três e empatou um, o único que não contou com a presença de Renato.

O sonho da conquista do título no ano de seu centenário foi para o brejo e os rubro-negros tiveram que se contentar com o vice.

Na semana seguinte à grande vitória, os tricolores usavam uma camisa tricolor estilizada com os dizeres:

                               ...“Eu  teria  um  desgosto  profundo
      
        Se faltasse o Flamengo no mundo”...
          
                3x1    ;    4 x 3    ;    3 x 2

  Fluminense campeão carioca de 1995


E é por essas e outra que cada vez mais a Flapress não engole o Fluminense.

A seguir a transcrição da crônica sobre a grande final, publicada no site Meu Time de Futebol (http://www.mtdf.com.br) e os melhores momentos do memorável Fla-Flu de 1995.

FLUMINENSE CAMPEÃO DE 1995.

Em um domingo chuvoso de junho de 1995, Flamengo e Fluminense decidiam o octogonal decisivo do Campeonato Carioca. Se por um lado o Clube de Regatas Flamengo comemorava o ano de seu centenário, do outro o Tricolor carioca já amargava nove anos sem o título carioca. O último caneco do Flu levantado no estadual havia sido o tricampeonato em 1985, quando deixou o Bangu na segunda colocação.
O Flamengo, presidido por Kléber Leite, havia feito uma contratação de peso para o campeonato: nada menos que Romário, o melhor do mundo naquela época, transferido do Barcelona para a Gávea. Já o Flu, com uma folha salarial três vezes menor do que o rival, tinha Renato Gaúcho, que antes do campeonato decretaria que o jejum de títulos deveria acabar.
O jogo decisivo não foi uma final, porém era o último jogo do octogonal e, a dupla Fla-Flu era, coincidentemente, os únicos com chances de serem campeões. Até aquele jogo, outros três Fla-Flus haviam sido realizados. O que levou a torcida tricolor a cantar uma música especial para os flamenguistas no Maracanã: “O primeiro zero a zero, O segundo três a um. O terceiro foi quatro a três, E o Flamengo virou freguês!”.
Com mais de 120 mil pessoas presentes no Estádio Jornalista Mario Filho, o Fluminense fez um primeiro tempo extraordinário. Tudo deu certo para o Tricolor, que abriu o placar com Renato Gaúcho aos 30 minutos e aumentou ainda na primeira etapa com Leonardo, aos 42. 
No intervalo a torcida do Flu já cantava “Não é mole não, chegou a hora de gritar é campeão”.

Em grande desvantagem, o Flamengo voltou com tudo na etapa final. Com cerca de 20 minutos de jogo o meio-campista Branco, ídolo nas Laranjeiras e atuando pelo Flamengo, acerta uma bomba no travessão adversário, em cobrança de falta, o que acorda de vez a torcida rubro-negra.
Aos 26 minutos Romário marca pela primeira vez (em uma partida oficial) um gol contra o Fluminense. Na hora de buscar a bola no fundo do barbante, Sorlei do Flu e Marquinhos do Fla se desentendem e são ambos expulsos da partida. No ritmo da torcida apaixonante do Flamengo, Fabinho faz o gol de empate aos 32 minutos. Com o resultado, o Fla seria campeão. E, para piorar a situação dos tricolores, Lira é expulso pelo árbitro Léo Feldman, após acertar uma tesoura em um adversário.
A torcida do Flamengo comemorava o título. Os torcedores do Flu já iam embora. Contudo, aos 42 minutos o meia Ailton após dois dribles arrisca um chute forte da direita para a pequena área rubro-negra. A bola ia para fora, mas desvia na barriga de Renato Gaúcho e vai para o fundo da rede adversária. Um momento inesquecível na história do futebol. Um gol de barriga que quebrou uma escrita para o Flu de nove anos sem o título carioca e, deu a torcida pó-de-arroz, toda alegria do mundo para soltar o grito de “é campeão”.

FICHA TÉCNICA:
Fluminense 3 x 2 Flamengo
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25/06/1995
Árbitro: Léo Feldman
Público: 112.285 pagantes / 120.418 presentes
Gols: Renato Gaúcho, 30/1ºT (1-0); Leonardo, 42/1ºT (2-0); Romário, 26/2ºT (2-1); Fabinho, 32/2ºT (2-2); Renato Gaúcho, 42/2ºT (3-2).
Cartões Vermelhos: Sorlei, Lira e Lima(Flu);  Marquinhos (Fla).
FLUMINENSE: Wellerson, Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Aílton, Djair e Rogerinho, depois Ézio; Renato Gaúcho e Leonardo, depois Cadu. Técnico: Joel Santana.
FLAMENGO: Roger, Marcos Adriano, depois Rodrigo, Gelson, Jorge Luís e Branco; Charles, Fabinho, Marquinhos e William, depois Mazinho; Romário e Sávio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Os vídeos a seguir mostram os melhores momentos editados pela Rede Globo e pelo Canal 100. 



Nenhum comentário: