sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fluminense 2 x 2 Boavista. Misto insosso!

.
Compromisso inadiável no horário esdrúxulo do jogo não permitiu a assistência da partida. Por esse motivo os comentários a seguir estão baseados na observação dos melhores momentos e nas reportagens da mídia. De qualquer modo, algumas conclusões podem ser tiradas de mais uma "experiência elucidativa" do Parreira.
.
A primeira delas é o que o lançamento de jovens craques deve ser feita em doses homeopáticas e não um monte de vez. Esses atletas por melhor que sejam precisam entrar em equipes estruturadas para poderem desenvolver o seu potencial em toda a plenitude. Vejam o exemplo recente ocorrido com o Erick Flores no Flamengo.
.
Lançado inicialmente quando o time estava uma verdadeira draga não mostrou nada de aproveitável em todas as vezes que esteve em campo. Ultimamente com a equipe mais arrumada, voltou com várias atuações de destaque, passando a ter a titularidade exigida pela crônica do mal.
.
Dando os devidos descontos, na partida de ontem não gostei da zaga. Dalton foi driblado facilmente no lance do primeiro gol e de Digão, fora as botinadas, nada de aproveitável se viu. É claro que com as duplas de volantes escaladas, provavelmente até o Thiago Silva tivesse dificuldades para jogar.
.
Voltando aos volantes, ou melhor, cabeças de área, ou talvez quem sabe "cabeças de bagre", não vejo muita opção entre as disponíveis para a escolha de uma dupla de respeito. Não tenho dúvidas quanto à titularidade do Diguinho após sua total recuperação. Leandro Bonfim até que poderia ser o segundo volante. Volante mesmo, mas ao que tudo indica continuará a ser adepto assíduo do "clube do chinelinho", do mesmo modo como ocorria no Vasco.
.
Gostaria de ter tido chance de observar o Raphael Augusto, mas convenhamos que entrar numa partida com o time desentrosado, com um jogador a menos e ainda perdendo não é uma boa opção.
.
Jailton, Fabinho, Wellington Monteiro, Maurício e Romeu, (atenção Parreira: Romeu não é e nunca foi meia!), são farinhas do mesmo saco. Não sabem passar, nunca cobrem os laterais e propiciam a maioria dos contra-ataques adversários. De todos, apenas Romeu e Fabinho tentam fazer essa cobertura. Fabinho , no entanto, comete faltas demais, daí a tendência de achar Romeu o melhor, ainda mais porque de vez em quando ele ainda faz uns golzinhos com chutes de fora da área. O resto poderia ir para a barca e com a soma de seus salários ser contratado um volante do nível do Cícero.
.
Quanto aos laterais, ainda sendo criticados, prefiro aguardar vê-los jogar com dois volantes que saibam fazer cobertura.
.
Tartá mostrou mais uma vez que, embora insistam em inventá-lo como atacante, sua posição é de meio-campista. Faltam experiência, compleição física e ritmo de jogo. Deveria ser aproveitado aos poucos durante as partidas para poupar os meias titulares, que se esfalfam em quase todo jogo tentando minimizar as deficiências dos cabeças de área.
.
No momento, ainda não está pronto para ser o substituto do Thiago Neves no Campeonato Brasileiro, contudo se continuar nessa crescente será de grande utilidade ao elenco e provavelmente titular inquestionável em 2010.
.
Roger ainda não me encanta e creio que nunca o fará. Apesar de algumas boas jogadas, como a cabeçada e o chute, após bom giro, defendido pelo goleiro do Boavista e o passe preciso para o Maurício na entrada da área, não vejo com bons olhos sua permanência no Fluminense. Gostaria sim de ter visto como se sairia o Dori, centro-avante que causou ótima impressão na Copa São Paulo de juniores.
.
Domingo próximo teremos mais um Fla-Flu amistoso. Em época de crise pela segunda vez consecutiva os cartolas cariocas demonstram não saber armar uma simples tabela. Em campeonatos curtos com sistema de eliminatórias e com equipes fracas, sempre que os clássicos forem programados para a última rodada acontecerá isso. Talvez aprendam para o próximo ano.
.
Parreira pensa em escalar o time principal contra o urubu. Será uma boa para obter ritmo e ganhar novamente de quatro. Temo apenas pela escalação do Fred por ainda não confiar em nosso departamento médico. Mas seja o que Deus quiser.
.
VAMOS LÁ FLUZÃO, DETONAR O URUBU MAIS UMA VEZ!
.

Um comentário:

Anônimo disse...

e bota insosso nisso!