2009: A Reação Mágica


QUINTA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2009

PARABÉNS, CRAQUES GUERREIROS! PARABÉNS, TORCIDA ENCANTADA!


O esforço quase sobre-humano despendido pelos atletas tricolores e a dedicação impar de uma torcida apaixonada sensibilizaram os deuses do futebol que, em sua infinita sabedoria, resolveram recompensar o Fluminense, o melhor, mais charmoso e mais simpático clube do Brasil.

Foram  vinte  e  sete  rodadas na  zona  de  rebaixamento.   Ao final da 23ª rodada, ocupando o último lugar na classificação e com míseras três vitorias até então, a torcida  tricolor  era motivo de chacota nos bares, escritórios, esquinas   e até na Internet.


Matemáticos  cravavam  em 98% as chances de queda. Jornalistas e comentaristas esportivos, principalmente  os  da mídia  mulamba,  deliciavam-se  com  o  drama  tricolor  e do alto de sua empáfia vaticinavam "que o Fluminense já estava virtualmente rebaixado".

Técnicos  de  grife  também  davam  os seus pitacos,  todos  unânimes  com relação ao destino do  Fluminense. Os  aproveitadores  e  aliciadores de plantão já faziam planos para contar com o Conca nos elencos de seus clubes porque, segundo suas mentalidades tacanhas, um craque dessa categoria não iria se sujeitar a jogar na segunda divisão.




SEGUNDA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2009


O campeonato chegou ao fim e com dedicação impar o objetivo foi conseguido.
.
Não que um clube da estirpe do Fluminense deva se contentar apenas com o fato de não ser rebaixado. A saga do Fluzão exige vôos bem mais altos, como a disputa e a conquista de títulos.
.
Considerando, entretanto, a situação em que o clube se encontrava após vinte e duas rodadas, quase que unanimemente taxado como rebaixado, a recuperação tem que ser comemorada quase como se fosse um título.
.
O caminho foi árduo, duas competições disputadas simultaneamente e com um elenco reduzido devido a contusões e também ao afastamento dos atletas que não vinham rendendo o que deles seria lícito esperar.
.
Nesse aspecto, deve ser louvada a atitude do Cuca que, deixando de lado aquela pecha de "bebê chorão", incorporada quando de sua passagem pelo Botafogo, teve coragem suficiente para promover as mudanças há muito solicitadas insistentemente pela torcida, cansada de ver jogadores se arrastando em campo, perdendo bolas incríveis para os adversários que quase sempre se transformavam em gols e derrotas, algumas acachapantes.
.
À medida que o time ia perdendo ou empatando com adversários que nada tinham de especial, Cuca foi se conscientizando que alterações drásticas teriam que ser feitas. Aos poucos foi introduzindo outros jogadores, muitos deles revelados em Xerém. Assim foram entrando aos poucos Diogo, Alan, João Paulo, Dieguinho, Tartá, Digão, Fábio Neves, Maicon , Dalton e Gonzáles, até o afastamento total dos experientes que não mais funcionavam. A metamorfose na equipe foi de tal monta que Mariano, Diguinho, Marquinho e Maurício também passaram a demonstrar acentuadas melhoras.
.

Melhores momentos: 



SEGUNDA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2009
.
Das cadeiras do Maracanã, à medida  que o  Fluzão  desenvolvia seu futebol envolvente eu me perguntava o porquê de tanta demora para a inclusão das jovens promessas de Xerém no time principal. Afinal de contas, a tônica de todas  as  nossas  equipes vencedoras foi a presença de craques revelados em casa.
.
Até mesmo  na  Máquina Tricolor de 1975 e 1976  pratas da casa como Edinho, Marco Antônio, Carlos  Alberto  Pintinho e  Kleber,  além  do  "retornado"  Carlos  Alberto  Torres,  brilhavam ao lado das estrelas contratadas a peso de ouro.
.
Essa  mescla  sempre  foi salutar  ao  Fluminense e o  último  título  de  expressão conquistado confirma essa assertiva, visto  que  Fernando Henrique, Arouca, Júnior César, Carlos Alberto  e Thiago Silva foram titulares absolutos durante toda a campanha da Copa do Brasil de 2007.


Melhores momentos: 



SEGUNDA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2009
.
Cinco jogos, quinze pontos. O Fluzão segue firme sua arrancada para a salvação e agora só depende de suas próprias forças. Domingo, uma nova vitória contra o Vitória no Maracanã significará finalmente a fuga da zona da degola, independentemente dos resultados dos demais.
.
Dessa vez a equipe não teve o mesmo brilhantismo das vezes anteriores. Cansaço, desfalques e gramado irregular contribuíram para a queda de rendimento. Os substitutos, embora não tenham chegado a comprometer, mostraram condições físicas inferiores aos que vinham jogando. Ainda assim, o Sport assustou pouco e praticamente Rafael não realizou nenhuma defesa difícil.


Melhores momentos: 


SEGUNDA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2009

Cruzeiro 2 x 3 Fluminense. O Fluzão está de volta!


Estava meio que perdido em São Paulo sem ter como ver o jogo do Fluminense contra o Cruzeiro. Tinha o pressentimento de que o Flu iria vencer reeditando aquelas jornadas históricas contra o adversário que até pouco tempo era freguês de caderno.
.
Esperar que as emissoras paulistas transmitissem jogo de algum clube carioca seria sonhar com o impossível.

Foi quando me lembrei da existência do SAMPAFLU, um grupo de torcedores do Fluminense que se reúne no clube de Squash do Monteiro, conhecido também como SSB - Sampaflu Sport Bar, para assistir aos jogos do legítimo Tricolor.


Melhores momentos: