quinta-feira, 24 de março de 2011

Fluminense 3 x 2 América-MEX. E a saga dos guerreiros ressurgiu!

crédito: terra.com. br / Photocamera

Não era o Maracanã, não eram os mais de sessenta mil torcedores, mas os poucos mais de treze mil que compareceram ao Engenhão tiveram seu momento de êxtase e uma ideia aproximada do Fluminense mágico da Libertadores de 2008.

Finalmente foram recompensados de tantas decepções após a fantástica conquista do tricampeonato.

A equipe tricolor com inigualável espírito de grupo mostrou que está cada vez mais unida e ciente das dificuldades que terá que superar, ao contrário do deixaram transparecer as várias notícias veiculadas na mídia após a intempestiva saída de Muricy.

Saída que acabou sendo benéfica para a equipe, porque sinceramente tenho dúvidas se o antigo treinador teria a coragem de substituir Mariano por Deco e principalmente um lateral (Júlio César) por um atacante (Araújo).

Provavelmente, como já fez em outras oportunidades, deixaria o time entrincheirado para “não tomar gols”, e a Torcida Tricolor poderia estar agora lamentando uma precoce desclassificação.

É incontestável a capacidade de Muricy Ramalho. O Fluminense deve a ela grande parcela pela conquista do título do ano passado, mas também é inconcebível a bajulação de quase toda a mídia desportiva, mesmo quando seus erros são claros e notórios.

O exemplo mais categórico, para citar apenas um, foi o jogo contra o Nacional em que uma vitória seria essencial para a definição da classificação sem atropelos.

Pois bem, numa ocasião em que tínhamos que vencer a todo custo o time, mesmo jogando em casa, foi escalado com três zagueiros, três volantes e apenas um atacante, o pobre do Rafael Moura, que meio contundido e sem a espada de Gray Skull pouco pode fazer. O resultado não poderia ser outro: 0 x 0.

Na postagem do dia 24/02,  logo após o empate, já manifestava meu descontentamento com o desempenho tricolor e pior com o fato do Muricy ter-se mostrado satisfeito com a atuação do time.

Pois bem, chegou o Enderson e de cara desfez a estratégia de jogar com três volantes e ousou mais ainda nas substituições dos laterais, trocando-os por jogadores que com vocação para o ataque.

E o resultado foi um Fluminense ofensivo, ainda com muitos defeitos, mas jogando pra frente o tempo todo e se não fosse o natural nervosismo de alguns, a vitória poderia ter sido bem mais fácil.

A grande maioria dos cronistas não teve a coragem de mostrar a diferença entre os dois Fluminenses, o de ontem e o do jogo contra o Nacional. Um dos poucos que colocaram o dedo na ferida foi o José Ilan na postagem de hoje de seu blog, onde enaltece o ressurgimento do Fluminense ofensivo.

O Fluminense está classificado? Não. Vai se classificar? Não sabemos, mas temos a certeza de que irá partir pra cima dos adversários para tentar o único resultado que interessa, a vitória, que mesmo que não venha, deixará o torcedor satisfeito, confiante que com esse elenco e jogando pra frente, o Fluminense terá todas as condições de lutar pelo tetracampeonato.


crédito:globoesporte.com / Celso Pupo - Agência Estado
O grande destaque da noite foi o retorno do Deco. Depois de uma eternidade fora da equipe, participou de várias jogadas, sendo fundamental no passe certeiro para o Araújo e na conclusão da jogada do terceiro gol, o seu primeiro em Libertadores.


Dos Emirados, Abel  vibrou com a vitória tricolor.

É isso aí, tricolores. Jogando pra frente vai dar.


E DÁ-LHE FLUZÃO!

----------------------------------------------------------------------------------------------------

crédito: globoesporte.com / Thiago Fernandes
Patética foi a atitude da PM, quando um transtornado soldado subiu as escadarias das arquibancadas para arrancar uma faixa que fazia alusão à covardia do Muricy por deixar o clube numa situação crítica.

Depois de levar vários dribles dos torcedores, finalmente o jovem soldado conseguiu surrupiar a faixa, não sem antes ser saudado com um corinho tradicional que deve ter deixado sua mamãezinha ruborizada.

Se esse soldado guardasse sua energia para usá-la contra os marginais que infestam a nossa cidade, certamente teríamos uma população mais segura e feliz.

2 comentários:

Tricolor! disse...

Rapaz, que estresse esse jogo. Memorável. Superação total.

O interino está de parabéns; não consigo imaginar o nosso ex-treinador com uma escalação tão ofensiva. Era absolutamente necessário, mas duvido que o mr o fizesse.

Com relação ao episódio da PM, trata-se de uma arbitrariedade injustificável.

Se identificados, os responsáveis devem ser punidos disciplinarmente.

E o comandante da PM deveria vir a público pedir desculpas.

Até onde sei, o regime militar acabou e o AI-5 não está mais em vigor.

Marcio Cardoso disse...

Alo Hélio e Pedro,

assisti com muita ansiedade ao jogo mas aqueles últimos dez minutos foram de lavar a alma... realmente o time estava se esforçando o tempo todo e aqueles gols bizarros do América eram um castigo. Finalmente o Deco está começando a mostrar ao que veio: aquele passe da linha de fundo no segundo gol foi toque de craque e mostrou estrela e precisão no gol decisivo. Agora, pensa um jogo em que Fred, Conca e Deco joguem o seu melhor futebol... é isto que vamos precisar na próxima batalha da Libertadores!

Saudações tricolores,

Marcio