sexta-feira, 14 de maio de 2010

O "planejamento" tricolor.

Desde a década de 90 os torcedores tricolores vêm sofrendo com a falta de capacidade dos dirigentes que não conseguem montar elencos minimamente competitivos.

Os não tão jovens em especial, depois de viverem as glórias da Máquina Tricolor, do timaço dos anos 80 e até mesmo dos "timinhos" vencedores, são os que mais sofrem.

Algumas parcas exceções à regra surgem de vez em quando, como as equipes de 1995 e 2005, campeões estaduais que encheram de orgulho os milhões de aficionados pelo Fluminense.

Houve também um bom trabalho do Branco quando da montagem dos planteis de 2007/2008, campeões da Copa do Brasil e vice da Libertadores.

Mas foi apenas um sonho numa noite de verão, porque a incompetência rapidamente voltou a aflorar e os craques tricolores foram deixando as Laranjeiras um a um, do mesmo modo que as pombas do Raymundo Correa, sem que o clube auferisse qualquer benefício.

Acrescente-se o pecado que foi a saída do Arouca, pois o mesmo Branco não se interessou em tratar da renovação a tempo de evitar a assinatura de um pré-contrato com outro clube, conforme declarações do próprio Arouca.

No ano em curso, pelo menos até agora, não houve mudanças. Contratações de jogadores inferiores aos que já estavam além das tentativas atabalhoadas de obter reforços a qualquer preço. Negociaram quase quatro meses com Tinga e ele foi para outro clube, do mesmo modo que Fernandão e Zé Roberto.

A negociação com Deco, outro medalhão especulado, já ganha a concorrência do Sporting e as últimas notícias veiculadas dão conta de que ele já está em São Paulo abrindo negociação com o Palmeiras por preferir morar em São Paulo e ... assim a coisa vai.

A única esperança é que finalmente, depois de vários tiros n’água, a diretoria contratou um técnico de ponta, habilidoso e experiente e que tem tudo para por a casa em ordem.

Evitando menosprezar a qualidade do plantel atual, Muricy lamentou apenas o seu tamanho, mas deixou um recado claro para a importância de um planejamento melhor.

A possível contratação do Edinho pode ser um ponto de partida. Os dirigentes do Palmeiras reclamaram de falta de ética, fato real. O inusitado, porém, é que eles esqueceram completamente que foram eles mesmos que começaram essa disputa, ao aliciarem o Thiago Neves, com a ajuda de um empresário nada ético. O episódio custou ao Fluminense a liberação do Leny sem ônus.

Com Edinho, se vier, e com Carlinhos, outra aposta que pode vingar e a contratação de outro meio campista habilidoso, Muricy terá condições de armar um time que poderá render frutos.

E por falar em meio campista habilidoso, por que não tentar dar um aperto na Traffic para trazer o Diego Souza pelo menos até o final do ano? Seria muito melhor do que essa velharia que anda sendo especulada e que dificilmente virá.

Diego joga como meia e também como volante e já deixou clara a gratidão que tem ao Fluminense.

Sobre o incômodo de alguns sobre a sua volta pelo fato dele ter jogado no Flamengo, é preciso deixar claro que o episódio aconteceu por puro descaso de nossa diretoria para com o atleta, como ele mesmo declarou numa entrevista ao Globoesporte.com em 30/07/09, da qual alguns trechos estão reproduzidos a seguir.

30/07/09 - 00h31 - Atualizado em 30/07/09 - 00h44

Craque do Verdão, Diego Souza revela detalhes de sua saída conturbada do Flu

Revelado nas categorias de base tricolor, meia diz que clube não quis pagar uma diferença cambial para tê-lo de volta, por empréstimo, do Benfica

GLOBOESPORTE.COM São Paulo

"-Queria voltar do Benfica para o Fluminense, pois permaneceria no Time B lá em Portugal. E naquela época, o presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros, havia me pedido para eu ficar, mas naquela época o clube (Fluminense), precisava fazer caixa, e eu já havia me comprometido. Quando quis voltar, eles já tinham contratado o Petkovic e também tinha uma diferença de câmbio (cerca de R$ 500 mil), e como eles já tinham contratado outro meia... Eu era menino ainda e o Fluminense não quis pagar essa diferença de câmbio para que eu ficasse por mais um ano" – revelou.

"-Eu não queria ir para um clube rival, de início, o Flamengo, pois apesar de eu ser flamenguista quando pequeno, fiz uma história no Fluminense, venci todos os clássicos que disputei pelo Fluminense. Quando fui para o Flamengo, eles (Fluminense), chegaram e disseram que eu dei uma rasteira neles. Essa história ninguém sabia, estou dizendo agora para vocês", concluiu.

A hora é essa, aproveitar a posição da Traffic com relação ao destino do atleta porque a parceira do Palmeiras garantiu que Diego não jogará no Corinthians por não desejar reforçar um rival.

Afinal, com relação ao Fluminense até agora a única coisa que a Traffic tem feito foi apoderar-se dos direitos federativos de nossas principais revelações para negociá-las a preços vis para o clube, como já fez com o Maicon.

Enfim hoje temos o Muricy e essa é a única esperança para uma mudança de postura. Que Deus ilumine o nosso simpático "ranzinza" para que ele consiga fazer a reviravolta de que o clube tanto precisa.

E DÁ-LHE FLUZÃO!

Nenhum comentário: