segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Flamengo 1 x 1 Fluminense. Libertadores cada vez mais longe!

(foto: Paulo Sergio / LANCE!Press)

O elenco atual do Fluminense é mesmo um enigma indecifrável e nem os mais credenciados oráculos serão capazes de decifrar até onde ele poderá chegar.

Apesar da mídia desportiva em quase toda a sua totalidade continuar a classificá-lo como um dos melhores do Brasil, o desequilíbrio em suas linhas salta aos olhos daqueles que costumam acompanhar o futebol com mais acuidade, simplesmente pelo fato de que em sã consciência não se pode admitir de modo algum que o Fluminense perca doze pontos para Vitória, Criciúma e Chapecoense.

O que aconteceu no período 2010- 2012 repercute até hoje e muitos não conseguem enxergar que as alterações provocadas por uma diretoria inepta transformou um clube campeão num arremedo do que foi, ainda que mantendo alguns craques em seu elenco.

Ao negociarem Wellington Nem e Thiago Neves, as válvulas de escape para os contra ataques, sem nenhuma preocupação em procurar substitutos minimamente capazes, os dirigentes abdicaram das vitórias.

Os fraquíssimos resultados obtidos em 2013 e no corrente ano atestam essa verdade nua e crua.

Sem a opção da velocidade a obrigação de marcar a saída de bola do adversário durante todo o tempo ocasiona o excessivo desgaste, o que fica evidenciado pelas frequentes contusões e reivindicações de quase todos sobre necessidade de descansos programados.

Os mais responsáveis como Conca, por exemplo, se esforçam além de suas forças, o que ocasiona erros anormais por suas qualidades.

Ninguém duvida de que o argentino seja o mais habilidoso e raçudo do elenco, mas se analisarmos as últimas estatísticas veremos que tem sido ele o que atualmente mais erra passes.

Nesse último Fla-Flu, Conca errou doze vezes, fatos inconcebíveis se forem levadas em consideração suas comprovadas habilidades.

Ainda bem que o árbitro resolveu aplicar-lhe o terceiro amarelo obrigando-o a um repouso forçado, já que o Cristóvão em momento algum pensou em resguardá-lo.

Agora até o Fred começa a reclamar sobre o fato do Fluminense ser o único time da Terra a jogar sem jogador de velocidade.

Só agora Fred? Como líder que sempre foi deveria ter questionado na época a falta de reposição dos velozes negociados.

Pode ser que a diretoria incompetente se movimente e contrate alguém. Qualquer um dos que correm por aí nos inúmeros jogos pelo Brasil afora.

Seria melhor do que ficar sonhando que o Shaktar algum dia irá liberar o Wellington Nem sem ônus. Parece até que acreditam em Papai Noel ou mula sem cabeça.

A outra opção mais plausível e real seria o Cristóvão tentar utilizar a garotada da base que já demonstrou qualidade. Corinthians, Atlético-MG, Santos, Cruzeiro e Grêmio já demonstraram o acerto da decisão e os “moleques” estão decidindo os seus jogos.

Por que não tentar então alternativas diferentes como as entradas do Gerson ou do Robert, porque afinal de contas se não der certo tudo bem, pois do jeito que está nem a vaga na Libertadores esse elenco milionário e falacioso conseguirá.

Sobre o Fla-Flu pouco a acrescentar ao que já foi falado e escrito nos diversos veículos de informação, apenas questionar o por que da insistência em manter o Elivelton no time.

O amigo Paulo Cesar Filho vive me questionando sobre a “birra” que tenho com o zagueiro, mas o fato é que não consigo mais suportar falhas e mais falhas que impedem as vitórias do Fluzão.

No gol de Eduardo, mesmo com as trapalhadas de Henrique e Valencia, o erro do Elivelton foi o mais patético ao conseguir perder a jogada para um atacante que, caído, conseguiu levantar-se e concluir antes de ser desarmado. Confesso que nunca ter visto nada igual.





E para provar que não sou o único a pedir a titularidade para o Marlon, o resultado da enquete realizada pelo site NetFlu referenda a ideia.





DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 23ª RODADA

Flamengo 1 x 1 Fluminense

Local: Estádio Mario Filho, RJ:Data: 21/09/2014 - 16h
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Gols: Eduardo da Silva , aos 26' e Fred, aos 44' do primeiro tempo
Cartões amarelos: Conca, Valencia, Rafinha  e Carlinhos

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres, Luiz Antonio (Gabriel, 11'/2ºT), Márcio Araújo e Everton; Eduardo da Silva (Mugni, 36'/1ºT) e Alecsandro (Elton, 24'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Fluminense: Cavalieri, Bruno, Henrique (Marlon, 47'/1ºT), Elivélton e Carlinhos; Valencia (Rafinha, intervalo), Jean, Cícero, Wagner (Gustavo Scarpa, 31'/2ºT)  e Conca; Fred. Técnico: Cristovão Borges.

Nenhum comentário: