quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Figueirense 1 x 1 Fluminense. Planejar 2015 para alcançar o penta!


Amigos Tricolores,

Abandonemos as ilusões. O objetivo agora se resume apenas à tentativa de conquista de uma das vagas para a Copa Libertadores. E assim mesmo as dificuldades serão imensas.  

Muito pouco para um clube que possui um dos elencos mais caros do país, senão o mais.

A culpa, porém, não é dos atletas e sim de quem paga salários astronômicos a jogadores comuns, com pouquíssimas habilidades e até mesmo nenhuma em alguns casos.

Nossa administração é um caos. Dirigentes que não entendem de mercado futebolístico e muito menos de como avaliar as qualidades dos atletas a contratar.

O ótimo patrocinador também não tem a noção exata do valor de cada jogador que contrata e geralmente os avalia para mais.

Ao ganhar salários dignos dos “gênios da bola” atletas apenas regulares passam a se julgar como se fossem "Pelés", "Romários", "Maradonas" ou "Messis" e aí diminuem gradativamente o empenho por pensarem que “craque não precisa correr e nem se esfalfar em campo”.   

A consequência é que na maioria dos jogos não conseguem furar defesas medíocres  e os resultados não vem.

A prova de que isso é a pura realidade é que ninguém quer deixar o Fluminense. O desejo de todos, sem exceção alguma, é o de permanecer porque sabem perfeitamente que em lugar algum ganharão quantias tão vultosas para um retorno pífio como o que produzem, além de ser bastante difícil encontrar algum clube no Brasil que pague por eles o que ganham no Fluminense.

Até agora, todos aqueles que ameaçaram assinar pre-contratos em nítidas demonstrações de desejarem aumentos fora de hora acabam ficando justamente porque nenhum outro clube faz tanta asneira quanto o Tricolor no que se refer a contatações.

E ainda têm o desplante de reivindicarem serem poupados a todo o momento sob alegações de desgaste excessivo, como se o Fluminense fosse a única vítima do calendário ruim.  

Uma análise fria do elenco evidenciará que poucos são os que podem ser considerados craques, na situação atual apenas dois: Conca e Cícero.

Fred e Walter poderiam receber o mesmo status se não se contundissem tanto. Fred esteve ausente na maioria das ocasiões em que o Fluminense realmente precisou dele, incluindo-se aí as eliminações precoces nas últimas Libertadores.

Walter então é um caso por demais esdrúxulo, porque nas ocasiões em que Fred esteve ausente quase sempre ele também não pode jogar, além de ter um sobrepeso do qual não consegue se livrar.

Depois teríamos Jean, Sobis e Wagner, três bons atletas, mas dentro da média dos que atuam no Brasil. Cavalieri, na forma atual, também se enquadra nesse caso.

O resto é tudo jogador regular, nenhum deles decisivo, à exceção de algum lampejo efêmero.

E finalmente, muitas dragas que não merecem sequer fazer parte do plantel tricolor.

Dois títulos brasileiros, uma Copa do Brasil e três estaduais representam muito pouco para o aporte que o clube recebe há cerca de quinze anos.

E ainda reclamam de que o Celso Barros gosta de se intrometer e eu aí pergunto: você de sã consciência colocaria tanta grana num patrocínio sem se preocupar com os resultados? Duvido muito.

Por tudo isso é que acho que chegou a hora de planejar 2015. A começar pela não renovação dos contratos que vencem no final do ano, à exceção do vínculo com Gum. Talvez assim possamos contratar um atacante veloz e habilidoso e um zagueiro digno de honrar a camisa outrora usada por Pinheiro, Edinho, Ricardo Gomes, Duílio, Galhardo, Sorley...

Quanto ao jogo de ontem, a repetição do mesmo roteiro: maior posse de bola, jogadores mais cansados que os adversários perdendo a maioria das divididas, dificuldades para marcar e a eterna falha do setor defensivo, a maioria das vezes com Elivélton à testa.

Não foi difícil observar que Conca está exaurido, nervoso, reclamando a toda hora, errando muitos passes__ só ontem foram nove__, além de perder gols incríveis, como os dois contra o Cruzeiro e o de ontem contra o Figueirense.

Entendo a causa, deve ser frustrante se matar em campo e ver vários companheiros errando seguidamente e muitas vezes caminhando durante o tempo todo.

De qualquer modo, espero que Cristóvão tenha tirado algumas conclusões óbvias, como, por exemplo, de que Marlon é muito melhor do que Elivélton e que não dá mais para improvisar na lateral esquerda, donde sempre saem jogadas simples que acabam permitindo gols bobos aos adversários.

Que coloque alguma revelação de Xerém como tentativa. Se não der certo, paciência. Seria apenas mais um a errar, como fazem seguidamente Carlinhos, Chiquinho, etc.

E para concluir a chamada do Lancenet.com.br no comentário sobre o jogo: “Elivélton falha e Figueira sai na frente”.

Seria cômico, se não fosse trágico!


DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 20ª RODADA

Figueirense 1 x 1 Fluminense

Local: Estádio Orlando Scarpelli, SC; Data: 10/09/2014
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Gols: Everaldo, aos 39' do primeiro tempo e Cícero, aos 39' do segundo
Cartões Amarelos: Diguinho, Biro Biro .
Cartão Vermelho: Bruno

Figueirense: Luan Polli; Leandro Silva, Thiago Heleno, Marquinhos e William Cordeiro; Paulo Roberto, Marco Antônio, Felipe (Léo Lisboa, 28'/2ºT) e Giovanni Augusto (Nirley, 16'/2ºT); Clayton (Jefferson, 11'/2ºT) e Everaldo. Técnico: Argel Fucks.

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Elivélton (Biro Biro, Intervalo), Marlon e Chiquinho; Diguinho, Jean, Cícero, Wagner (Gustavo Scarpa, 43'/2ºT) e Conca; Kenedy (Matheus Carvalho, 40'/2ºT). Técnico: Cristovão Borges.


2 comentários:

PC Filho disse...

Caro Helio,

Sobre a comparação Elivélton x Marlon, repito, precisamos ir devagar. São dois jovens, que ainda podem nos surpreender, tanto positivamente quanto negativamente.

Ainda me lembro dos super-elogios ao Elivélton quando este fazia seus primeiros jogos, em 2011 e 2012. Havia torcedores exigindo sua titularidade, pois era "muito melhor" que Gum e Leandro Euzébio. Hoje, é essa perseguição toda ao rapaz.

Agora, com o Marlon, vai acontecendo a mesma coisa. O menino não tem nem 10 jogos como titular dos profissionais, e já é tido como nosso melhor zagueiro. Será que os elogios persistirão quando ele chegar aos 50 jogos?

Devagar com o andor que o santo é de barro, em ambos os casos.

Abraços, Saudações Tricolores!
PC

Helio R.L. disse...

Caro PC,

Tomara que vc esteja certo e algum dia o Elivelton me faça mudar de ideia.

Mas, de tanto acompanhar o desempenho de verdadeiros zagueiros (Galhardo, Duilio, Edinho, Ricardo Gomes, Sorley), só para citar alguns dos tricolores) sinto que o Elivélton jamais passará de um zagueiro atrapalhado.

Não é que ache o Marlon a oitava maravilha do mundo, mas pra mim o
Elivelton já deu o que tinha que dar.

Quanto mais chances ele tiver, menos chances de ser campeão o Fluminense terá. Tente somar os pontos que perdemos nesse campeonato por falhas bisonhas desse zagueiro.
Para facilitar, só nas duas últimas rodadas: 2 pontos contra o Cruzeiro e mais dois contra o Figueirense.

De qualquer modo, torço para que vc esteja certo e eu queime a lingua, porque no fundo o que interessa mesmo é o FLUZÃO.

Abraços e saudações tricolores.