segunda-feira, 31 de março de 2014

Fluminense 0 x 1 Vasco. Mais uma desclassificação vergonhosa!

 
Enquanto Conca for o único ser pensante no meio de campo tricolor
será impossível ganhar alguma coisa. (Foto: Bruno Lima / LANCE!Press)

Seria exagero considerar vergonhosa a derrota para o Vasco?

Não, claro que em condições normais a assertiva poderia soar como desatino de torcedor.

Perder decisões para adversários de ponta acontece na vida de qualquer clube de futebol. Aliás, todos eles acumulam mais eliminações do que classificações, exceção feita aos campeonatos em que as disputas por título se resumem a apenas dois clubes.

Então porque a eliminação de ontem pode ser considerada vergonhosa?

Simplesmente pela atual diferença abissal entre os investimentos dos dois clubes.

Sob a visão de qualquer torcedor minimamente clarividente, seja ele adepto do Tricolor ou não, a quantidade de dinheiro despejada pela Unimed faria de qualquer clube campeão por anos seguidos e não vencedor apenas de dois míseros Brasileirões, uma Copa do Brasil e um carioca.

E o grande mistério que massacra as mentes da Torcida Tricolor é porque isso ocorre com o Fluminense.

Seria apenas incompetência das sucessivas administrações, inclusive a atual?

Difícil crer, pois o que temos visto através dos anos é a formação de verdadeiros feudos com alguns atletas, considerados como “jogadores de confiança” dos vários técnicos que passaram pelas Laranjeiras.

E essa postura deletéria vem desde 2008 com o mesmo Renato.

Até hoje não consegui engolir como uma equipe que tinha o melhor meio de campo __ Arouca, Cícero, Thiago Neves e Conca e o melhor ataque __ Washington e Dodô teve que se curvar ao desejo doentio de efetivar o Ygor como titular absoluto.

O Ygor, ele mesmo, que entregou vários gols inclusive o da final no Maracanã.

O resultado foi a perda do título da Libertadores mais fácil dos últimos tempos.

Mas, independente do motivo da estapafúrdia preferência, o fato demonstra que o nosso treineiro atual tem um dom pela retranca, optando sempre por escalar três volantes, ainda que apresentem deficiências crônicas de marcação e posicionamento e sobretudo na condução da bola ao ataque.

Assim, o filme sempre se repete. Como a bola nunca chega em condições, os atacantes voltam e pouquíssimos arremates ocorrem.

O resultado é que nos mais de cento e oitenta minutos das semifinais, o limitado time vascaíno conseguiu impor-se e esteve muito mais perto do gol.

Mas, seria só do Renato a culpa por mais esse fracasso?

Não, certamente não.

As causas da débâcle tricolor começaram logo após a conquista de 2012.

A facilidade tremenda com que o título foi obtido mascarou a deficiência de muitos e enganou até o Abel Braga, que em certo momento chegou a declarar que o Fluminense dispunha de zagueiros por cinco anos.

E o pior é que tanto Peter, como Celso e Caetano também caíram na esparrela, a ponto de não enxergar que a conquista deveu-se tão somente às atuações de Fred, Cavalieri, Wellington Nem, Jean e Thiago Neves.

Com muito boa vontade poderíamos considerar o Carlinhos e o Deco, que certamente teria sido um dos craques da equipe se não tivesse lesionado a maior parte do tempo.

As vendas irracionais de Wellington Nem e Thiago Neves acabaram por desmantelar de vez o time, que ainda viria a sofrer mais ainda com a aposentadoria previsível do Deco e a ausência de Fred por mais seis meses.  

As ridículas campanhas de 2013 deveriam ter servido de alerta aos incompetentes de que o elenco estava desgastado e que necessitava de uma reformulação geral, único modo do Fluminense voltar a vencer.

Não renovar os contratos terminados no final do ano passado foi a única medida certa com relação ao departamento de futebol, em compensação ainda sobrou muita gente que não merece usar a camisa tricolor.

Ao final do jogo Renato declarou que “não fomos eliminados por falta de luta”, o que é a pura verdade.

Fomos eliminados sim pela falta de futebol.

E que venham dias melhores.


DETALHES:

Fluminense 0 x 1 Vasco da Gama

Local: Maracanã,  Rio de Janeiro; Data: 30/03/2014
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Michael Correia (RJ)
Gol: Edmilson, aos 44' do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Valencia

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho (Wagner, Intervalo), Rafinha (Biro Biro, 27'/2ºT) e Conca; Walter (Rafael Sobis, 16'/2ºT) e Fred. Técnico: Renato Gaúcho.

Vasco da Gama: Martin Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan (Marlon, 35'/2ºT); Guiñazú, Pedro Ken e Douglas; Everton Costa, Reginaldo (Fellipe Bastos, 28'/2ºT) e Edmilson (Thalles, 34'/2ºT). Técnico: Adilson Batista.

2 comentários:

ALEXANDRE MAGNO disse...

Pura verdade!

Rodrigo disse...

Fica difícil torcer assim, eu fui pescar e cheguei as 22:00 já premeditando que o Vasco nos tiraria da final, futebolzinho medíocre que vinha apresentando, sem garra, sem vontade de ganhar ! Valeu a máxima: Quem joga pra empatar, PERDE !!!!