terça-feira, 18 de março de 2014

Fluminense 1 x 1 Vasco. Deu para o gasto!

Fred marcou o seu 115º gol pelo Fluzão, mas continua
devendo atuações como as de 2012.  (Foto: Alexandre Loureiro / LANCE!Press)

O resultado serviu para assegurar a segunda colocação e a consequente vantagem nas semifinais desde, é claro, que o tricolor vença o Volta redonda na última rodada.

O jogo, porém, foi decepcionante. Não chegou a ser surpresa porque as equipes definidas com três volantes já mostravam claramente o medo de perder dos dois treinadores.

O ruim é que uma vez não vencemos o Vasco, o que deixa poucas esperanças de que o Fluminense consiga ir longe na Copa do Brasil e no Brasileirão.   

Entendo ser válido usar escalações com três volantes em algumas situações específicas, mas adotar esse sistema como padrão de jogo constante é inaceitável, principalmente porque hoje não existe no elenco nenhum volante com habilidade suficiente para colaborar na armação de jogadas para não sobrecarregar tanto o Conca.

A informação divulgada no blog do João Garcez de que está sendo tentada a contratação do Elias é um indicativo de que os responsáveis pelo futebol já se conscientizaram da necessidade de alguém para ajudar no meio de campo.

Acho apenas que não acertaram na escolha. O investimento (€ 6 mi ou R$19,650 mi) não compensa. Creio que por quantia inferior seria possível trazer o Cícero, jogador com mais recursos, além de ser identificado com o Fluminense.  

Muitos cronistas tricolores voltaram a reclamar de falta de empenho. Particularmente, não creio ser este o fator preponderante para a dificuldade que o time tem para conseguir as vitórias.

O problema é que desde o ano passado temos poucos jogadores capazes de desequilibrar um jogo.

Observando a escalação de domingo só consegui vislumbrar a presença de três deles: Conca, Fred e Walter, esse inexplicavelmente na reserva.

É verdade que em 2012 Cavalieri, Jean e Carlinhos também desequilibravam, mas parece que perderam a forma.

E com as saídas de Wellington Nem e Thiago Neves fica difícil vencer até mesmo equipes fracas como Madureira, Bonsucesso e Duque de Caxias. O que dizer então dos clássicos?

Alguns arguirão o recente passeio sobre o Flamengo. Foi divino, mas claramente um ponto fora da curva, propiciado muito mais pelo excelente desempenho do Conca, que jogou sem marcação alguma.

Sobre o jogo, as chances do Fluminense foram maiores. Antes mesmo do gol do Vasco, já havíamos perdido duas claras.

Entretanto, esse maior volume de jogo ainda não é suficiente para deixar os torcedores tranquilos porque sabem que a qualquer momento nossa zaga poderá "entregar o ouro".

E aconteceu de novo, num bate-rebate desconexo Edmilson conseguiu marcar para o Vasco e os tricolores ficaram sem entender como até com a proteção de três volantes a zaga continua tão vulnerável.

Pode ser que o título carioca ainda venha, mas para as demais competições torna-se imprescindível a contratação de pelo menos um zagueiro de categoria, um meia e uma atacante que caia pelos lados porque Biro Biro ainda está muito verde e desnutrido.


E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

Fluminense 1 X 1 Vasco

Local: Maracanã, Rio de Janeiro; Data: 16/03/2014
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ);
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Figueiredo H. Corrêa (RJ);
Gols: Edmilson, aos 41' do primeiro tempo e Fred, aos 21' do segundo
Cartão Amarelo: Diguinho

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Chiquinho; Valencia, Diguinho (Biro Biro, 20'/2ºT), Jean e Conca (Wagner, 45'/2ºT); Rafael Sobis (Walter, Intervalo) e Fred. Técnico: Renato Gaúcho.

Vasco: Martin Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Marlon; Guiñazu, Aranda, Pedro Ken e Douglas; Everton Costa (Thalles, 30'/2ºT) e Edmilson (Montoya, 43'/2ºT). Técnico: Adilson Batista.

Nenhum comentário: