segunda-feira, 19 de maio de 2014

Grêmio 1 x 0 Fluminense. Deu zebra!




E o Fluminense acabou sendo derrotado num jogo em que dominou totalmente mesmo jogando no campo do adversário.

Os primeiros minutos até que deram a impressão de que teríamos o Grêmio pressionando, empurrando o Flu para trás como costuma fazer quando joga em Porto Alegre.

Mas foi só impressão porque logo depois do chute perigoso que desviou em Elivélton, o Fluminense assumiu o controle da partida, dominando totalmente e com superioridade indiscutível, mesmo quando passou a jogar com menos um.

Na realidade, o Grêmio conseguiu marcar no único vacilo de nossa marcação e depois disso não nos impôs nenhuma preocupação.

A bem da verdade, quase ao final os gaúchos tiveram duas oportunidades em contra ataques desperdiçados, ocorridos corrida desesperada em busca do empate do que pelo mérito de seus jogadores.  

Mas o que poderia classificar essa derrota como zebra? Não seria normal perder para um adversário tradicional jogando fora de casa?

Em condições normais, sim. Acontece, porém, que a zebra adveio da atuação fora de série de Marcelo Grohe, responsável direto pela vitória de seu time.

A atuação do goleiro gremista foi tão espetacular que, se não fosse ele, o Fluminense teria deixado o estádio com uma vitória consagradora.

Marcelo mereceu nota dez com pelo menos três defesas monstruosas, que fizeram com que a mídia o classificasse como “Grohe Banks”.

Essa é a causa maior da zebra, porque se ele jogasse sempre assim a titularidade no gol da Seleção estaria garantida, mesmo com o apadrinhamento descarado por parte do Felipão para com Julio Cesar.

O importante agora é que não nos deixemos abater pela derrota porque na quarta-feira já teremos outra pedreira, que temos que derrubar a qualquer custo.

A par da grande atuação, alguns detalhes do onze tricolor não podem deixar de ser ressaltados.

O primeiro e mais contundente foi a atrapalhada expulsão do Fred.

Inconcebível que um jogador tarimbado, titular da Seleção Brasileira, caia mais uma vez na catimba de adversários.

É certo que Alan Ruiz simulou agressão, que o vigia atrás do gol resolveu ter o seu momento de glória mentindo sobre um lance que não teria condições de ver perfeitamente, mas não dá para aceitar tanta irresponsabilidade por parte de Fred.

Fez-me lembrar da decisão da Sul-Americana no Maracanã, quando faltava apenas um gol para o título e ele foi expulso tolamente.  

Naquela época, o estresse  causado pelo esforço para tirar o clube da zona de rebaixamento serviu como justificativa para o destempero, inconcebível no momento atual.

Mas, ao contrário daquela oportunidade, agora a habilidade de Walter tanto nos passes como nos chutes deverá suprir as ausências do capitão brigão.

Sobre Walter, aliás, não consigo vê-lo como centro avante típico e não tenho dúvidas de que com o passar do tempo Cristóvão irá se render ao seu futebol.

Outro ponto se confirmou é de que Wagner não pode ser o responsável solo para a criação das jogadas. Sem o Conca, ele sumiu em campo e pouco ou nada produziu. Torço muito para que a troca com o Cícero se concretize, afinal o elenco possui gente capaz de desempenhar função semelhante.

E mais uma vez mais ficou comprovada a dificuldade que a equipe tem para furar retrancas face à falta de uma atacante veloz e de qualidade.

Wellington Nem está aí dando sopa e é a hora da diretoria minimizar a burrice que fez ao negociá-lo para deixar o dinheiro da venda à mercê de um representante mulambo da Receita obstinado em prejudicar o Fluzão.

Porque a insistência em tentar objetividade com Biro Biro beira as raias da falta de bom senso.

Gostaria muito que Cristóvão observasse com muita atenção o lance do gol do Grêmio porque fiquei com a impressão de que se o Elivélton tentasse correr para cima do Rodriguinho em vez de ficar no meio da área talvez pudesse ao menos ter atrapalhado a conclusão do gremista.

E como sonhar não custa nada, aí vai o meu time ideal.
Cavalieri; Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Jean, Cícero e Conca; Sobis (Walter), Fred e Wellington Nem.

Com essa equipe, o penta está no papo!


E DÁ-LHE FLUZÃO!

DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 5 ª RODADA

Grêmio 1 x 0 Fluminense

Local: Porto Alegre (RS); Data: 17/05/2014
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Emerson Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)
Gol: Rodriguinho, aos 36' do primeiro tempo
Cartão vermelho: Fred

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno; Ramiro, Riveros, Alan Ruiz (Zé Roberto, 25'/2°T), Rodriguinho (Maxi Rodriguez, 33'/2°T) e Dudu; Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Diguinho (Chiquinho, 31'/2°T), Jean, Wagner e Conca (Biro Biro, 31'/2° T); Rafael Sobis (Walter, 16'/2°T) e Fred. Técnico: Cristovão Borges.

Nenhum comentário: