quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fluminense 2 x 0 Emelec. Com Fred em campo, deu a lógica!


Bastou uma única chance para Fred marcar. (foto: Terra.com.br / EFE)
Mas foi nada fácil porque apostando na vantagem, o Emelec entrou em campo disposto a praticar o anti-futebol, todo retrancado, retardando ao máximo as cobranças de tiros de meta e de laterais e parando as jogadas com inúmeras faltas.

Algumas delas com uso de violência desnecessária, o que acabou causa de expulsão de dois de seus jogadores no segundo tempo do jogo.

Agarra-agarra foi a tônica.
(foto: Terra.com.br / AFP)

O Flu não conseguia fazer valer a maior posse de bola e quase não ameaçava a meta de Dreer e mercê de duas tentativas erradas de inversão de jogo de Thiago Neves permitiu dois contra ataques dos equatorianos que não se concretizaram em gols devido a uma boa defesa de Cavalieri e um chute fraco de Valencia.

O bom é que Fred estava em campo e na primeira chance que teve tirou o zero do placar. E aí fica a pergunta: e quando Fred não puder jogar?

Perdendo a vantagem, o Emelec mudou a postura e tentou pressionar.

O segundo tempo foi quase todo de uma angústia só.

As tradicionais tentativas de saídas por chutões eram sempre recuperadas pelos adversários, que estiveram muito perto do empate.

Para aumentar a dose de tensão, Jean também errou uma saída de bola permitindo mais um contra ataque perigoso.

A essa altura, o preparo físico já era precaríssimo, o que facilitava as ações do Emelec.

Carlinhos teve destacada atuação
(foto: Terra.com.br / Mauro Pimentel)

Abel tentou dar mais consistência ao meio de campo com a entrada de Rhayner, mas o panorama quase não se alterou e o segundo gol só saiu quando tínhamos a vantagem de dois homens.

E mesmo com a superioridade numérica e dois gols de vantagem o sufoco continuou até o apito final, face à pressão adversária na busca de um gol que levaria a decisão para os pênaltis.

Enfim, a vitória suada e a classificação.


O mais estranho é que todos se doaram ao máximo e de um modo geral tiveram boas atuações individuais, exceção aos erros de passes de Thiago Neves, que nitidamente ainda não recuperou a sua forma antiga e o baixo rendimento de Wellington Nem, muito aquém daquele atacante esfuziante do ano passado.

O problema, entretanto, vai além das atuações dos atletas, falta padrão de jogo e saídas de bola com mais qualidade.

Hoje Abel tenta tapar o sol com a peneira tentando montá-lo com Wagner e Thiago Neves ou Rhayner, ou seja, todos terceiros atacantes.

As apresentações da equipe sinalizam não ser esse o caminho e a necessidade da contratação de um meia armador, que cadencie e dê ritmo ao jogo torna-se cada vez mais latente, ainda mais agora com a perda quase que definitiva do Deco.

Celso Barros já declarou que irá contratar no caso do Deco encerrar a carreira, mas para a grande maioria da torcida ele já a encerrou desde o ano passado.

Aguardemos as quartas. Torço para que o adversário seja o Tigre, pela chance de decidir em casa, quem sabe no Maracanã?


E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

Fluminense 2 x 0 Emelec

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ); Data: 08/05/2013
Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Auxiliares: Jonny Bossio (PER) e César Escano (PER)
Gols: Fred, aos 28' do primeiro tempo e Carlinhos, aos 39' do segundo
Cartão amarelo: Thiago Neves

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno (Diguinho, 25'/2°T), Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Thiago Neves (Rhayner, 21'/2°T); Wellington Nem e Fred (Samuel, 37'/2°T). Técnico: Abel Braga.

Emelec: Dreer; Narváez, Achilier, Nasuti e Bagüi; Quiñonez, Wila (Zeballos, 25'/2°T), Valencia (Caicedo, 16'/2°T), Jimenez e Mondaini; De Jesus (Gaibor, 40'/2ºT). Técnico: Gustavo Quinteros.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por onde será que anda o Marcos Junior?

Primeiro os dirigentes ensaiaram a sua venda __ provavelmente a preços ridículos, como sempre__ depois veio a contusão num treino e aí ele sumiu, nenhuma notícia.

O que poderia ser um estímulo para que Wellington Nem tratasse de se recuperar o mais breve possível virou uma sombra do passado.

Não sei se alguma fatia de Marcos Junior pertence à Traffic, pois geralmente essas aberrações não são difundidas.

Torço para que não, porque se for o caso, poderemos ter em breve mais uma afronta aos interesses do clube.

Aliás, esse mutismo em relação à “parceira gananciosa” sempre me deixou com a “pulga atrás da orelha”.

Abra os olhos, Peter.    

Um comentário:

Tricolor! disse...

Dessa vez não vi apatia: disposição houve.
O que já é um enorme alento e motivo de orgulho.

Mas realmente com esses chutões constantes e com esses erros grosseiros de saída de bola, se o adversário tivesse um ataque minimamente qualificado iria complicar e muito...

Concordo integralmente que um meia armador tá fazendo MUITA falta...

Acho que com o Conca no meio de ano dava pra buscar o penta numa boa...