quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fluminense 0 x 0 Olimpia. Empate amargo, mas ainda dá!

A grande chance que um atacante não perderia.
 (foto: Globoesporte.com / Nelson Perez / Fluminense F. C.)


Repetiu-se o de sempre. Contra retrancas bem montadas o Fluminense não consegue vencer.

De nada adiantaram os 72% de posse se o time não conseguiu proporcionar a Fred uma única condição de arremate.

O esquema do Olimpia foi armado para jogar por uma bola vadia e ela veio através de mais uma falha grotesca de Edinho, desperdiçada pelo atacante paraguaio que errou o cruzamento.

Sem dispor de um meio campista de ofício e baseando seus esquemas em tentativas de adaptações de atacantes para executar a função, temo que esse enredo se arraste até o fim do próximo campeonato brasileiro.

No ano passado, tínhamos o Deco, quando conseguia jogar. Esse ano, porém, o meia pode ser considerado carta fora do baralho porque tem estado contundido ainda que sem jogar.

Mesmo ignorando a palhaçada da tentativa de suspensão por “doping”, estou cético quanto ao seu retorno ao nível anterior.

Felipe poderia ser condicionado para executar a função, mas Abel não demonstrou até agora a mínima intenção de torná-la realidade, preferindo privilegiar os antigos, ainda que não venham jogando bem.  

A favor do treinador conta a irregularidade dos laterais, bestiais em alguns jogos e verdadeiras bestas em outros, como dizia Otto Glória, se não me falha a memória.

Mesmo assim, a vitória poderia ter vindo em três lances claros de gol.

O primeiro logo aos quatro minutos com Leandro Euzébio, cuja demora em concluir permitiu a intervenção do bom goleiro paraguaio.

A jogada ensaiada no escanteio até que foi bem tramada; pecou pelo fato de ser concluída por um zagueiro.

Os demais ficaram por conta de Rhayner, que errou o chute após passar pelo goleiro e do individualismo exacerbado de Wellington Nem que desperdiçou o ótimo lançamento de Felipe, chutando sem ângulo em vez de passar para companheiros em melhores condições.

O provável retorno de Thiago Neves na partida de volta poderá melhorar a consistência do meio de campo.

Só espero que Abel não saque o Rhayner para a sua entrada porque no momento atual quem está merecendo ficar no banco é Wellington Nem, pelo menos por meio tempo.

A decisão nos Defensores Del Chaco será outra pedreira, mas ainda acredito no Fluminense, mesmo sabendo que lá a postura do adversário será totalmente diferente.

Se a defesa não falhar, Abel não fizer bobagens e Wellington Nem deixar a individualidade excessiva de lado, a vaga estará garantida.


E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

Fluminense 0 x 0 Olimpia (PAR)

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ); Data: 22/05/2013
Árbitro: Roberto Silvera (Fifa-URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Carlos Changala (URU)
Cartões amarelos: Bruno, Jean e Edinho

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno (Rafael Sobis, 27'/2ºT), Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho (Samuel, 40'/2ºT), Jean e Wagner (Felipe, 31'/2ºT); Wellington Nem, Rhayner e Fred - Técnico: Abel Braga.

Olimpia: Silva; Manzur, Miranda e Candia; Gimenez (Pérez, 20'/2ºT), Aranda, Ortíz, Báez (Ariosa, 10'/2ºT) e Salinas; Salgueiro (Castorino, intervalo) e Bareiro - Técnico: Ever Almeida.

Nenhum comentário: