domingo, 17 de junho de 2012

Fluminense 4 x 1 Portuguesa. Vitória em casa, que seja a primeira de muitas!


Fred, dono da noite,  mostrou sua genialidade em três dos quatro gols. (foto: Terra.com.br  / Mauro Pimentel) 

“Não era jogo para esse placar”.
Nada mais correto que as declarações de Geninho, o experiente técnico da Lusa, logo após a partida.
Os “4 a 1” não espelham a dificuldade que o Fluminense teve para vencer o ajustado time da Portuguesa, a despeito da má colocação na tabela.
Foram fruto da genialidade de Deco e também por que não dizer de Fred, que demonstraram uma vez mais que equipes vencedores não podem prescindir de craques.
A equipe oscilou durante os noventa e poucos minutos. Começou encurralando o adversário, espremendo-o em seu campo, mas nãoconseguiu obter a vantagem.
Aos poucos, a Portuguesa foi se soltando e equilibrou as ações, conseguindo inclusive  a ameaçar mais a meta de Cavalieri.
A marcação cerrada em cima de Fred, a falta de ritmo de Wellington Nem, a insegurança de Wallace e a falta de inspiração de Wagner sobrecarregavam Deco, que sozinho não conseguia sucesso na armação das jogadas de ataque.
A primeira etapa caminhava para o empate quando Jean acertou um passe milimétrico para Fred, que com um jogo de corpo, livrou-se do marcador e chutou de primeira. Gledson defendeu parcialmente e a bola sobrou para Wellington Nem marcar com o gol vazio.
Para a segunda etapa, Abel substituiu Wagner por Marcos Junior, voltando a insistir no esquema com três atacantes e apenas um meia armador.
O início foi promissor e o placar ampliado, aos sete minutos, numa cobrança de escanteio de Deco completada de cabeça por Anderson.
Com a vantagem, o Flu diminuiu o ritmo e passou a dar espaço para a Portuguesa aumentar a pressão até conseguir o seu gol aos dezessete minutos com Ricardo Jesus cabeceando livre de marcação, em mais uma falha de posicionamento da defesa tricolor.
E o sufoco continuou com Vandinho acertando o travessão de Cavalieri no minuto seguinte.
A Portuguesa continuou assustando e mais uma vez ficou provado a dificuldade da equipe quando joga com apenas um armador, ainda que disponha da categoria inigualável de Deco.
Os sustos se sucediam até os trinta e um minutos, quando as estrelas tricolores tiveram a oportunidade de exibir sua qualidade superior. Deco fez um certeiro cruzamento para Fred, que dominou no peito, livrou-se do zagueiro e bateu de esquerda sem chances para o goleiro.
Logo após o gol, Fred pediu substituição e Abel pode recompor o meio de campo com a entrada de Lanzini, que ainda teve tempo de completar para as redes outro passe magistral de Deco, que o deixou na cara do gol.
Com o decorrer das rodadas, Wellington Nem e o próprio Fred irão voltando à condição ideal e a possibilidade do tetra cada vez mais factível.
Será preciso, entretanto, que Abel encontre uma solução para o meio de campo até o retorno de Thiago Neves, pois definitivamente Wagner não se adaptou a posição, como ele mesmo tem declarado.
A insistência do treinador, abstraindo-se de melhores opções disponíveis, poderá queimar de vez um atleta que ainda poderá ser útil.

Fred completou 400 jogos na carreira e 127 pelo Fluminense, o clube pelo qual mais vezes atuou.
Durante a semana declarou ser o "Fred do Fluminense".
Pode ser que agora pare com a frescura de não comemorar gol contra o Cruzeiro.
Assim espera a Torcida Tricolor.


E DÁ-LHE FLUZÃO!

DETALHES:
Fluminense 4 x 1 Portuguesa
Local: Engenhão, Rio de Janeiro; Data: 16/06/2012
Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Kléber Lúcio Gil (SC)
Gols: Wellington Nem, aos 41’ do primeiro tempo; Anderson, aos 7min; Ricardo Jesus, aos 17’; Fred, aos 33’ e Lanzini, aos 42’ do segundo tempo
Cartões amarelos: Gum e Deco       
Fluminense:  Diego Cavalieri, Wallace, Gum, Anderson e Thiago Carleto; Edinho, Jean, Wagner  (Marcos Júnior,  ntervalo)  e  Deco;  Wellington Nem  (Fábio Braga, 39/2ºT)  e Fred (Lanzini, aos 36’/2ºT) Técnico: Abel Braga      
Portuguesa: Gledson, Gustavo, Lima e Rogério; Luis Ricardo, Moisés, Boquita (Michael, 28'/2ºT), Léo Silva e Rai (Henrique, 13'/2ºT); Ricardo Jesus (William Xavier, 35'/2ºT) e Vandinho. Técnico: Geninho.                        

2 comentários:

Rodrigo disse...

Boa noite !
Os gândulas ( com uniforme do Flu. !! ) atrás do gol do Diego Cavalieri, COMEMORARAM O GOL DA PORTUGUESA !
Agora estamos escalando " framenguistas " pra atuar como gândulas ?
A quem cabe escala-los ?
Rodrigo / Uberlândia

Helio R.L. disse...

Essa foi de lascar. Também não tenho a mínima ideia, mas é uma mancada e tanto.

Espero que alguém da diretoria tome as devidas providências.

Saudações Tricolores.