quinta-feira, 19 de abril de 2012

Arsenal-ARG 1 x 2 Fluminense. Foi no sufoco, na emoção, na sorte!

Apesar de atuação apagada,  Rafael Moura decidiu.    (foto: Juan Mabromata / AFP)


O Fluminense complicou uma partida que poderia ter sido bem tranquila.

A falta de interesse do Arsenal, que mandou a campo apenas três de seus titulares e a ausência da torcida argentina pareciam ser indicativos de vitória fácil, insofismável.

Mas não foi o que se viu na noite de ontem, o Fluminense se enrolou e quase perde não só a liderança geral, como também o primeiro lugar do grupo.

E por que isso aconteceu? Quais seriam as verdadeiras causas?

A primeira vista poderiam ser as contusões de Wellington Nem e Euzébio. Mas não foi o caso, Sobis entrou bem no jogo e foi o autor do passe para o gol de Carlinhos e para a jogada que resultou no penalti desperdiçado pelo Thiago Neves.

Gum e Euzébio se equivalem, sendo que Gum tem sobre os titulares a virtude de conhecer bem suas limitações e por isso mesmo não brincar em serviço, evitando as tentativas de sair jogando para não perder a bola bisonhamente como fazem os atuais titulares.

Parte da resposta está evidenciada nas palavras de Rafael Sobis: _” Enfrentamos tudo isso por nossa culpa. Deveríamos ter mais gana de vencer o jogo. O Arsenal colocou jogadores altos e passou a buscar o empate por cima. Nós abusamos do chutão e tivemos dificuldades. Tudo isso serve de lição para a gente na sequência do campeonato”.

O abuso dos chutões tem sido a tônica do Fluminense nessa Libertadores.

À exceção do jogo na Bombonera, nos demais o time foi incapaz de armar jogadas a partir de sua defesa. Invariavelmente todos procuraram livra-se da bola da maneira mais tosca, dando bicos pra frente e entregando quase sempre a bola aos adversários.

Desde a saída de Thiago Silva, Arouca e Cícero o problema tornou-se crônico e vem piorando a cada dia que passa, sem que ninguém no clube atente para o fato.

Mas o Fluminense foi campeão brasileiro sem eles, poderão dizer alguns. É fato, mas aquele time foi exceção à regra, devido à presença de um jogador como o Conca, o que não ocorre no caso presente.

Abel pisou na bola outra vez.  (foto: AP)
Outro fato causador das oscilações do futebol apresentado parte da postura do Abel Braga, que constantemente insiste em escalar medalhões e mantê-los em campo mesmo que seus desempenhos não estejam à altura de sua fama.

A bola da vez no jogo de ontem foi Thiago Neves, que errou tudo que tentou. Perdeu gols incríveis, um pênalti contra um goleiro improvisado e mesmo assim permaneceu em campo durante todo o tempo.

Um treinador regiamente pago como o nosso tem que ter o discernimento e a coragem necessários para efetuar as alterações na equipe, sacando até as principais estrelas quando elas não estiverem bem.

Se tivesse substituído o Thiago Neves pelo Lanzini logo após a perda daquele gol certo de forma ridícula, o desfecho poderia ter sido menos desgastante.

Outra mania que Abel adquiriu recentemente é o fato de querer dar moral a jogadores que não estejam bem, atribuindo a eles a responsabilidade de cobrar penalidades máximas.

Como já havia acontecido na semana passada contra o Boca, dessa vez Abel escolheu Thiago em detrimento de Sobis e Deco, que estavam bem melhor na partida.

Dessa vez o Sobrenatural de Almeida ajudou e o cruzamento preciso de Lanzini colocou as coisas no lugar. Mas até quando será assim?

Depois do jogo do Flu, tive a oportunidade de assistir a vitória do Corinthians sobre o Deportivo Tachira e constatar que o grande diferencial do time paulista é a presença de dois volantes habilidosos, que além de saber marcar também conseguem sair para o jogo sem perder a bola infantilmente.

Em consequência o time não sofre sobressaltos e consegue desenvolver um futebol eficiente.

Pode ser que com a volta do Valencia a situação melhore um pouco, mas para obter sucesso é imprescindível que todos se doem em campo o tempo todo, porque só com aplicação total é que os defeitos da maioria poderão ser compensados.

Agora é só aguardar o próximo adversário, que só não será o Emelec em caso de derrota do Internacional no jogo de hoje.


E DÁ-LHE FLUZÃO! 

6 comentários:

Amigo gremista disse...

Amigos tricolores cariocas....cuidado porque o time mais mutreteiro do brasil (cholorados) não querem que a arbitragem contra o Flu seja brasileira...é o que eles estão dizendo nas rádios aqui de Porto Alegre! Não sei porque! De certo eles querem que seja o Carlos Torres que meteu a mão no Nacional do Uruguai em 2006,onde não marcou dois gols legítimos!!!! ou quem sabe o Jorge Larrionda que expulsou o Josué contra o SP no começo da partida.

OLHO ABERTO....AVISEM A DIREÇÃO DE VOCÊS. PARA QUE OS MUTRETEIROS NÃO APLIQUEM NOS BASTIDORES!!!!!

Tricolor! disse...

Que sorte, hein??

Nos demos bem à beça com o 1° lugar geral... Inter nas oitavas e, se passarmos, provavelmente Boca nas quartas.

Sinceramente, acho que o importante na primeira fase é simplesmente se classificar. Essa tão alardeada vantagem de decidir em casa... Não sei até que ponto isso tem relevância não (lembre-se do Estudiantes, da LDU... nossa Copa do Brasil em 2007...). Até porque gol fora conta como critério de desempate e o segundo jogo normalmente é mais nervoso, saindo mais gols... Enfim, vamos ver o que acontece. Não tou esperançoso não. Tamos jogando mal demais.

Sobre o jogo...

O que dizer de tanta dificuldade diante de um time de reservas, eliminado, fraco e desmotivado? Mau sinal...

Outra coisa: não é pelo gol na cara do goleiro desperdiçado com um chutinho de moça ou por um pênalti defendido por um jogador que nem goleiro é...

Mas o Thiago Neves tá me parecendo aquele que vi em alguns jogos do Flamengo no ano passado. Apagadinho, apagadinho.

Não tem a função de marcar e praticamente não marca.

Se fica apagado na armação de jogadas, é simplesmente um a menos em campo.

Foi mal pelo estilo rabugento.

Abraço e Saudações Tricolores!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom. Vamos fazer uma parceria. Estamos com um novo blog.
Eu escrevo as colunas do FLU e administro o site.

Dá uma olhada no WebbGol

ST

http://webbgol.blogspot.com.br/

Gabriel Casaqui disse...

Deve passar do Inter.
A lógica induz a este pensamento.
Problema é como a equipe vai atuar e conquistar a vaga.
Só assim para dizer se há esperança em eliminar o Boca novamente.

Abraços.
Gabriel Casaqui
http://obotecoesportivo.blogspot.com.br/2012/04/soy-loco-por-ti.html
@botecoesportivo

Gabriel Casaqui disse...

Deve passar do Inter.
A lógica induz a este pensamento.
Problema é como a equipe vai atuar e conquistar a vaga.
Só assim para dizer se há esperança em eliminar o Boca novamente.

Abraços.
Gabriel Casaqui
http://obotecoesportivo.blogspot.com.br/2012/04/soy-loco-por-ti.html
@botecoesportivo