segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fluminense 1 x 0 Botafogo. Dá-lhe Fluzão!

.
Fred e Leandro. Essa dupla ainda vai dar samba. (crédito da foto: globo.com)
.

Uma vitória importante num jogo difícil com muitos erros de passes de ambos os lados.
.
O melhor ficou por conta da habilidade do Fred na conclusão do ótimo lançamento de Leandro Amaral. Belo gol. Mostrou que é matador e sempre que a bola chegar em condições o gol será sempre quase certo.
.
A vitória valeu a sétima colocação e a mesma pontuação que quinto e sexto colocados deixa o Fluminense a apenas um ponto da vaga para a Libertadores. Muito pouco para a torcida que há muito espera por um título importante, mas já é um começo.
.
No pouco tempo que esteve em campo, Leandro Amaral mostrou que poderá vir a ser o parceiro ideal para o Fred.
.
Parreira, mesmo que de forma comedida, mostrou-se otimista quanto ao futuro da nova dupla de ataque. _"É preciso que o Leandro ganhe mais ritmo de jogo para sabermos se vai funcionar. É uma aposta, pois é um jogador que tem características quase idênticas às do Fred. Mas só o tempo dirá se vai dar certo. Tomara que funcione", declarou.
.
As características dos dois atacantes são semelhantes, mas não chegam a ser idênticas, como declarou Parreira. Leandro se movimenta mais pelos extremos do campo e Fred, por sua vez, prefere ficar mais centralizado. O que o tem obrigado a constantes deslocamentos no atual ataque tricolor tem sido a falta de objetividade do meio campo, que não faz a bola chegar à frente em condições de arremate.
.
Quando brilhou no ataque vascaino, apesar de artilheiro, Leandro jogou quase sempre com um outro atacante fixo. A dupla mais famosa foi formada com Romário, que à época já preferia ficar mais perto da grande área.
.
Com a recuperação da forma física e o passar dos tempos Leandro Amaral e Fred terão tudo para formar uma dupla de peso, transformando-se quem sabe num novo "Casal 20".
.
Será preciso que os impacientes dêem um pouco de tempo ao Leandro, principalmente aqueles que não cansaram de vaiá-lo quando de suas fracas apresentações no campeonato estadual. Ignoravam o fato do atleta estar jogando com o joelho baleado, com base num estranho "comum acordo" com o departamento médico, como ele próprio declarou.
.
O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado, os erros de passes de lado a lado acabaram por propiciar um jogo veloz. As falhas nas conclusões, no entanto, foram a maior causa da falta de emoção, com os goleiros trabalhando pouco com uma ou outra defesa sem muita dificuldades.
.
Na etapa complementar, o Fluminense melhorou um pouco, mas o panorama não se alterou muito a ponto do jogo ser decidido numa jogada de pura habilidade individual.
.
A defesa tricolor mostrou melhoras, embora ainda esteja longe do que se pode esperar. A linha burra parece ter sido abolida.
.
Wellington Monteiro até que fez bons desarmes, o problema depois era o que fazer com a bola. Cássio pode ser um zagueiro promissor, mas ainda está muito verde. Utiliza-se dos chutões em demasia e quando resolve partir para o ataque quase sempre perde a bola e põe os companheiros em polvorosa. A contratação de um zagueiro de bom nível se impõe, caso contrário os sufocos serão inevitáveis.
.
Os laterais não deixaram tantos buracos como antes, mas em termos de municiar o ataque continuam nulos.
.
Diogo e Carlos Eduardo não foram tão bem como contra o Náutico. Podem ter sentido a pressão da estreia no Maracanã, além do Botafogo ser um adversário mais perigoso.
.
Thiago Neves continuou dispersivo. Difícil precisar o motivo: cabeça no mundo árabe, nostalgia de deixar o Flu e as delícias do Rio de Janeiro? Sei lá, o fato é que tem sido um jogador medíocre e já deveria ter sido substituído por alguém que entrasse com gana e suasse a camisa. Meu favorito continua sendo o Tartá, com futebol mais refinado que Carlos Eduardo e Marquinho, além de ser cria da casa. Enquanto continuar esse estado da arte, a tendência será a do Conca sucumbir de exaustão.
.
Se algum dia Diguinho e Fábio Santos puderem efetivamente ser escalados como volantes, a defesa deverá melhorar mais ainda, pelo menos até chegarem os reforços frequentemente anunciados pelo Alexandre Faria e pelo próprio Parreira.
.
Apesar do time estar longe daquele do ano passado, valeu. Valeu pelo esforço, pela tentativa em acertar, enfim pela vitória.
.
.
----------------------------------------------------------------------------------
A pergunta que não quer calar: Enquanto dirigentes tentam de todas as maneiras viabilizar a construção de um Centro de Treinamento, assunto demorado e de difícil consecução, por que não tratam de cuidar do gramado das Laranjeiras? Se assim procedessem, evitariam essa série infindável de contusões durante os treinos.
----------------------------------------------------------------------------------
.
No próximo domingo, todos contra o Grêmio. E DÁ-LHE FLUZÃO!
.

Nenhum comentário: