segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fluminense 0 x 0 Grêmio. Melhoras discretas.

.
Foi um jogo equilibrado, com domínio de uma equipe em cada tempo. Nos primeiros dez minutos, a pressão do Grêmio foi avassaladora, basicamente devido a dois fatos exasperantes para a torcida tricolor: a volta da linha burra e a dificuldade do Edcarlos quando se vê na situação de combater um atacante contrário no mano a mano.
.
Sorte nossa que a bola do Tcheco bateu no travessão e o Alex Mineiro ainda não está no melhor de sua forma.
.
Aos poucos, porém, o adversário foi diminuindo o ritmo inicial e Ricardo Berna ficou um bom tempo sem ser assediado.
.
A contusão do Carlos Eduardo antecipou o retorno do Diguinho. O volante mostrou um bom preparo após tanto tempo de inatividade. Mostrou também bom desarme e que sabe o que fazer com a bola. Ao contrário dos demais volantes que vinham atuando, não deu nenhum chutão e não perdeu nenhuma bola infantilmente.
.
No segundo tempo a presença do Fluminense foi mais efetiva. Com o meio campo mais encorpado, o time pressionou durante quase todo o tempo. O gol não saiu, mas a melhora da equipe foi significante. Ao final o empate acabou sendo justo mesmo com as oportunidades do Grêmio terem sido mais perigosas.
.
Aos poucos, o Parreira vai acertando o time, embora seja imperioso que esse acerto seja acelerado, afinal estamos em sexto lugar e ainda com quatro concorrentes de peso logo atrás.
.
Alguns problemas crônicos emperram nossa equipe. As laterais continuam como ponto fraco. Diogo melhorou a marcação, no entanto demonstra fragilidade nos centros, erra quase todos. No jogo desse domingo acertou apenas um, desperdiçado pelo Thiago Neves. João Paulo, por sua vez, errou todos e ainda deixou uma avenida para os atacantes gaúchos. Não conheço o futebol do Augusto, mas talvez esteja na hora de tentar outra solução.
.
Edcarlos é dose. No São Paulo jogava na sobra num esquema com três zagueiros e conseguia sair-se bem; no 4-4-2 é susto só. Está mais do que na hora de promover a entrada do Cássio. Melhor mesmo seria tentar contratar um zagueiro de melhor qualidade.
.
Definitivamente Wellington Monteiro é um problema para qualquer defesa. Até que joga com raça, desarma razoavelmente, mas na hora do passe é um Deus nos acuda. Com o retorno do Diguinho e do Fábio Santos deve ficar na reserva, onde poderá quebrar um galho de vez em quando.
.
Marquinho é outro que não pode ser titular absoluto. Passa a maior parte do tempo escondido em campo e quando cai pelas pontas erra quase todos os centros para a área. Creio que seria mais produtiva a escalação logo de início do Leandro Amaral com o recuo do Thiago.
.
Thiago tem sido um caso a parte. Premido pelo desejo de se despedir bem, tornou-se mais individualista do que de costume e com isso quem perde é o conjunto. No lance em que errou o arremate, chutando fraco, deveria ter passado a bola para a área onde Fred e Leandro estavam em melhores condições para marcar.
.
Parreira tem esperneado pedindo a contratação do Rosinei para substituir Thiago. Talvez essa contratação não seja viável, então será melhor para o Fluminense que ele pare de agir como criança mimada e procure buscar a solução dentro do próprio elenco, pelo menos enquanto o reforço não chegar. A propósito, fiz questão de assistir ao jogo do Internacional e sinceramente não vi nada demais no futebol do Rosinei. Continuo achando que o Tartá, se for bem trabalhado, poderá dar conta do recado, principalmente se estiver jogando ao lado de Conca, Leandro Amaral, Fred, Fábio Santos e Diguinho.
.
No cômputo geral, valeu a apresentação. Com um pouco mais de treino, ousadia e a colocação das peças certas nos lugares certos, esse time ainda vai dar samba.
.
DÁ-LHE FLUZÃO! VAMOS PRA CABEÇA!

2 comentários:

Cartola disse...

A contusão do Carlos Eduardo caiu do céu...

Anônimo disse...

QUE ROSINEI QUE NADA ! O SUBSTITUTO DE THIAGO NEVES E TARTA !!!!!!!!!!