quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Fluminense 1 x 1 Corinthians. Eta saudade danada!





O Tricolor Verdadeiro, criado em dezembro de 2007, teve por motivação a participação do Fluminense na Copa Libertadores da América depois de vinte e três anos de jejum absoluto em competições internacionais.

À sólida base campeã da Copa do Brasil onde se destacavam Thiago Silva, Arouca, Cícero, Carlos Alberto, Thiago Neves, Junior Cesar e Roger juntaram-se excelentes contratações, Conca, Washington, Dodô, Gabriel, tornando o elenco do Fluminense o mais forte da competição.

A possibilidade real de conquistar o título inédito fez renascer em mim o antigo sentimento vitorioso e a ideia do blog foi a consequência natural, um espaço destinado à exaltação dos feitos tricolores sob a perspectiva de um torcedor calejado, frequentador assíduo do Maracanã e das Laranjeiras desde os tempos de menino.

E a estreia não poderia ser mais promissora. A campanha na Libertadores foi primorosa, ainda que ao final o título tenha escapado por entre os dedos, fruto de uma escolha desastrosa de nosso treinador.

Mas o time era bom e a esperança em dias melhores continuava viva.

A perda de peças importantes, Cícero, Arouca, Washington, Thiago Neves, Thiago Silva e Gabriel, foi um baque, mas serviu para forjar a mística do time de guerreiros, agora reforçado com a chegada de Fred e a explosão de novas revelações da base: Maicon Bolt, Alan e Dalton, além da exuberante forma de Conca, que já se firmava como o melhor meia criativo do país.

E é claro, sob a batuta de Cuca, sem dúvida o técnico mais criativo que já tivemos nesses últimos vinte anos.    

Depois chegaram Mariano, Deco, Emerson, Washington, de volta, Muricy e o tão sonhado tricampeonato brasileiro.

Era um prazer descrever as proezas tricolores. Eram partidas memoráveis e somente o imponderável poderá explicar o porquê do tetra não ter vindo em 2011.

Chegou o ano seguinte e o time era tão superior que mesmo quando não jogava bem as individualidades faziam a diferença. Foi um título fácil, só contestado pelos idiotas da objetividade, como dizia o nosso poeta maior.

A partir daí a coisa desandou: rebaixamento em 2013, não consumado graças à lambança do Flamengo. Vejam bem, do Flamengo e não da Portuguesa.

O elenco definhava ano a ano. Contratações estranhas e inoportunas, a maioria de “oferecidos” por empresários espertos, que se aproveitavam e ainda se aproveitam da falta de conhecimento daqueles que dirigem o futebol do clube.

E cada vez mais tornava-se quase impossível tentar exaltar feitos que não mais aconteciam.

Nesses três anos e meio apenas um momento de alegria: o título da Primeira Liga, iniciativa que tinha tudo para dar certo, principalmente por abrir a possibilidade de livramento dos grilhões da FEJ, CBF e Globo, possibilidade cada vez mais distante face ao aparente acovardamento da dupla Fla-Flu.   

A insólita preferência de Diego Souza pelo Sport. Sua liberação sem resistência alguma por parte da diretoria até hoje é uma incógnita.

Se Peter sabia que mais cedo ou mais tarde Fred iria sair, por que não segurou o Diego, provavelmente decepcionado com a liderança exacerbada do antigo capitão?

E o time atual?

Difícil justificar a manutenção de um lateral esquerdo que perde lances bisonhamente como o que hoje  originou o gol de empate do Corinthians, pior é que o fato é recorrente.

E o direito, que marca razoavelmente, mas é uma calamidade no apoio.

Difícil comentar os inúmeros gols tomados de bolas alçadas porque nosso goleiro não tem noção de como se posicionar nos cruzamentos.

Irritante assistir as tentativas de saída para o ataque por parte dos volantes quase sempre desarmadas com uma facilidade exasperante, a inoperância dos atacantes, as substituições de sempre de nosso treinador, ainda que se mostrem inócuas.

É por isso que cada vez mais o desânimo toma conta não só de mim, mas de muitos tricolores que conheço.

A Copa do Brasil ainda é o nosso fio de esperança, mas empatar com o destroçado time do Corinthians, com o adversário jogando melhor é para nos deixar com as barbas de molho.

E é por isso que insisto: eta saudade danada e bota danada nisso!



DETALHES:


COPA DO BRASIL – OITAVAS DE FINAL – JOGO DE IDA

Fluminense 1 x 1 Corinthians

Local: Estádio Giulite Coutinho, Mesquita, RJ; Data: 31/08/2016
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Gols: Marquinho, aos 36' do primeiro tempo e Rodriguinho, aos 17' do segundo
Cartões amarelos: Cícero, Wellington, Marcos Júnior

Fluminense: Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero, Marquinho (Danilinho 21'/2ºT) e Scarpa; Wellington e Henrique Dourado (Marcos Junior, 21'/2ºT). Técnico: Levir Culpi.

Corinthians: Cássio; Léo Príncipe, Yago, Balbuena e Uendel; Cristian; Marlone (Giovanni Augusto, 21'/2ºT), Camacho (Willians, 33'/2ºT), Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Guilherme (Lucca, intervalo). Técnico: Cristóvão Borges.

----------------------------------------------------------------------------------------


CAMPEONATO BRASILEIRO – 22ª RODADA

Fluminense 0 x 2 Palmeiras

Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília, DF); Data: 28/08/2016
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
Gols: Dudu, aos 19' e Jean, aos 24' do primeiro tempo
Cartões amarelos: Douglas, Wellington, Cícero, Marcos Júnior, Marquinho, Gum e Danilinho

Fluminense: Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas (Marquinho, intervalo) e Cícero; Scarpa (Danilinho, 26'/2T) e Marcos Júnior; Wellington e Henrique Dourado (Aquino, intervalo). Técnico: Levir Culpi

Palmeiras: Jaílson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Arouca, 30'/2ºT) e Tchê Tchê; Erik (Roger Guedes, 17'/2ºT), Moisés (Cleiton Xavier, aos 24'/2ºT) e Dudu; Gabriel Jesus. Técnico: Cuca

------------------------------------------------------------------------------

CAMPEONATO BRASILEIRO – 21ª RODADA

Santa Cruz 0 x 1 Fluminense

Local: Estádio do Arruda, Recife, PE; Data: 21/08/2016
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Tatiane Sacilotti Camargo (SP) e Miguel Ribeiro da Costa (SP)
Gol: Henrique Dourado, aos 29' do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Igor Julião e Edson

Santa Cruz: Tiago Cardoso, Léo Moura, Luan Peres, Danny Morais e Tiago Costa (Alan Vieira, 25'/2°T); Uillian, Derley (Lelê, intervalo), João Paulo e Pisano; Keno e Grafite (Arthur, intervalo). Técnico: Doriva

Fluminense: Cavalieri, Wellington Silva (Igor Julião, 37'/1°T), Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Edson (Pierre, 17'/2°T) e Scarpa; Danilinho, Wellington e Henrique Dourado (Samuel, 35'/2°T. Técnico: Levir Culpi

2 comentários:

Tricolor! disse...

Pelo tom inicial, achei que vc fosse aposentar o blog.
Que bom que não.

Aguentar o jogo de ontem foi um suplício.
Imagino que para os corinthianos tb. Jogo horroroso, meu Deus!
O adversário poderia tranquilamente ter decidido o confronto, dado o sem número de pixotadas de nossa defesa que eles desperdiçaram.
Nível técnico de ambos os times medonho.

Demos 1 único chute em direção ao gol; acho que isso resume bem nossa atuação.

Abraço e Saudações Tricolores!

Helio R.L. disse...


Tricolor,

O blog inicialmente idealizado para deleite aos poucos vem perdendo substância, fruto de péssimas administrações e times ainda piores.

Mas, como a esperança é a última que morre, esperemos que os torcedores escolham o melhor para o próximo triênio porque do jeito que vai só mesmo plagiando o Tiririca: "pior que tá num fica".

Abraços e saudações tricolores... E DÁ-LHE FLUZÃO!