sábado, 4 de outubro de 2014

Fluminense 1 X 1 Bahia. Novas intervenções erradas nos impedem de alcançar o G-4!

Até quando a Torcida Tricolor terá que aguentar as "burrices" do Cristóvão?
  (foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Quando o Fluminense contratou Cristóvão Borges e o time passou a apresentar um padrão diferente, partindo para o ataque e encurralando os adversários em seus próprios campos, exultei julgando que finalmente meu clube de coração tinha se livrado daqueles sistemas retrancados na base dos chutões, que mesmo nas vitórias sempre deixavam seus torcedores sobressaltados durante quase todo o tempo.   

Foi quando um amigo vascaíno alertou-me com uma frase emblemática: “Cuidado, o Cristóvão não gosta muito de craques e tem um fascínio estranho em tirá-los do time”.

Ouvi com desdém e pensei com meus botões... Deve estar frustrado porque o Vasco o dispensou sem mais nem menos.

Pois bem, passados alguns meses vejo que meu amigo tinha razão e hoje tenho a certeza absoluta de que enquanto Cristóvão não mudar a sua postura jamais conseguirá ser um técnico de ponta.

Se no Vasco as vítimas preferidas eram Felipe e Juninho Pernambucano, no Fluminense Cícero e Walter são os candidatos perenes a esquentar o banco de reservas.

E no jogo de hoje a ignorância chegou a tal ponto que um dos melhores, senão o melhor, meio de campo do Brasil foi desmantelado com duas intervenções bizarras, verdadeiras invencionices dignas do melhor do professor Pardal.

Não interessava se o Jean estava uma nulidade, errando quase tudo que tentava quem tinha que sair era o Cícero.

Não interessava se o Wagner cada vez mais dava demonstração de individualismo excessivo, quem tinha que sair era o Conca. PASMEM... O Conca!!!

Pior do que a substituição foi a justificativa esfarrapada do treinador dizendo tê-lo substituído porque ele estava muito marcado e, além disso, a entrada de Leo Gago tornaria o adversário mais ofensivo.

Realmente Conca estava muito marcado como sempre, mas enquanto se preocupava em marcá-lo o Bahia ciscava sem trazer perigo ao nosso goleiro.

Além disso, se Conca foi literalmente capaz de "botar no bolso" todo o meio de campo do São Paulo, por que razão Cristóvão achou que ele não seria capaz de fazer o mesmo com o Leo Gago? Afinal não se tratava de nenhum Messi, era apenas o Leo Gago.

A retirada do Conca para a entrada de mais um volante foi a solução para os problemas do Gilson Kleina, que mandou o time todo para frente e numa das inúmeras faltas bisonhas na entrada da área conseguiu o empate.

Com as derrotas de Grêmio e Atlético-MG, teríamos finalmente alcançado a vaga no G-4, não fossem as recorrentes invencionices.

Os que defendem a permanência de Cristóvão em 2015 argumentarão de que no jogo contra o São Paulo, por exemplo, ele não errou nas substituições.

É claro e nem podia, porque o que fez foi simplesmente trocar os dois laterais que se lesionaram logo no início do segundo tempo e aí não tinha como inventar.

E a entrada do Sobis não teve influência alguma porque foi no fim e com o placar já definido, apenas para ganhar um tempinho.

Ao final do campeonato, a tal vaga do G-4 pode até chegar, seja por méritos próprios ou por conquistas de Cruzeiro e São Paulo nas Copas do Brasil e Sul-Americana, mas de nada adiantará porque dificilmente o Fluminense com o comando atual terá possibilidades de ganhar a Libertadores.

Que chegue logo o fim do ano e que Mario Bittencourt reveja seus conceitos e contrate um técnico capaz de levar o Fluminense a grandes conquistas internacionais.  


DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 26ª RODADA

Fluminense 1 x 1 Bahia

Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília; Data: 04/10/2014
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael Alves (RS) e Marcelo Baríson (RS)
Gols: Fred, aos 21' do primeiro tempo e Marcos Aurélio, aos 37' do segundo
Cartões amarelos: Fred, Edson, Elivélton e Jean

Fluminense: Cavalieri; Bruno, Elivélton, Henrique e Fernando; Rafinha (Kenedy, 40'/2ºT), Jean, Cícero (Rafael Sobis,11'/2ºT), Wagner e Conca (Edson, 21'/2ºT); Fred. Técnico: Cristovão Borges.

Bahia: Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Demerson e Pará; Uelliton, Rafael Miranda e Emanuel Biancucchi (Marcos Aurélio, 23'/2ºT); William Barbio (Henrique, 27'/2ºT), Diego Macedo (Léo Gago, intervalo) e Kieza. Técnico: Gilson Kleina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Concordo com suas observações.

Abraço,

Erick Hirie.