segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fluminense 1 x 1 Ponte Preta. Hora de planejar 2014 com seriedade e competência!

A principal missão do novo  presidente será  livrar o clube de Rodrigo Caetano

A presença de sete atletas recém-saídos das divisões de base num confronto fundamental para o futuro do Fluminense não deixa dúvidas que já passou da hora de planejar o próximo ano.

O empate contra a Ponte praticamente extinguiu as possibilidades de vaga na Libertadores, embora matematicamente a chance ainda exista.

Seria mais palpável se dispuséssemos daquele time de 2009, que ganhou 20 dos 24 pontos possíveis nos últimos oito jogos.

Recuso-me a fazer coro com aqueles que acham que o time irá cair e baseio a assertiva não na qualidade do futebol apresentado pela equipe e sim na fraqueza dos adversários que se encontram na zona de rebaixamento.

Mesmo assim, Luxemburgo precisa ficar atento. É preciso “chacoalhar” o time, como fez o Cuca em 2009, afastando os medalhões e até mesmo alguns jovens que se encontrem em má fase, casos típicos de Gum, Diguinho, Bruno e Eduardo.

Eduardo ainda está verde e se não for preservado provavelmente não vingará. Aliás, sempre foi reserva nos juniores e só passou a ter oportunidades no time de cima quando inexplicavelmente a comissão técnica anterior liberou para empréstimos Lucas Patinho, Higor e Fernando, esse ótima promessa para a lateral esquerda com habilidade suficiente para jogar no meio de campo.

Gum é o guerreiro, talvez o que mais se doe em campo, mas carece de técnica e por isso só consegue desempenhar seu papel quando está na plenitude de sua forma física. Um bom descanso agora talvez o traga de volta em condições para brilhar nas rodadas finais.

Wagner é outro que merece férias forçadas e só não está nessa lista pelo simples fato de não haver no plantel nenhum armador, além do desgastado Felipe.

Embora não seja fã incondicional de Luxemburgo, acho covardia imputar a ele culpa pela situação em que se encontra o clube, porque antes de sua chegada a equipe já havia se apresentado de forma tosca no campeonato estadual e na Libertadores, mesmo com as presenças de Wellington Nem e Thiago Neves.

Não se deve esquecer o atual treinador recebeu um elenco mal estruturado, desequilibrado em todos os setores, além de carecer das peças primordiais na conquista do título passado.

Então afinal de quem seria a culpa?

De Samuel que de dentro da pequena área chuta pra fora as chances que tem mesmo com o goleiro adversário fora do lance?

Ou aos responsáveis pelo departamento de futebol que acreditaram na comissão técnica anterior que o escolheu para ser o substituto do Fred?

Que acreditaram também que tínhamos zagueiros para os próximos cinco anos, que não precisávamos de Elias e Cícero porque tínhamos Edinho e Diguinho?

Que Wellington Nem e Thiago Neves teriam substitutos dentro do elenco atual?

E que apostaram na renovação do contrato de Deco, apesar de sua péssima sequência de jogos devido às inúmeras e reincidentes contusões e que ainda estaria recebendo rios de dinheiro sem nada produzir, se não tivesse pedido a rescisão de seu contrato?

É claro que quando as coisas não andam bem, o maior culpado é mandatário.

Peter é, sem dúvida, o maior responsável.

Responsável porque pecou por omissão quando passou a se dedicar apenas aos problemas fiscais, deixando a gestão do futebol nas mãos de pessoas incompetentes.

O processo de delegação é eficaz desde que as funções sejam atribuídas aos que conheçam profundamente as áreas que irão atuar.

E Rodrigo Caetano decididamente não é o homem talhado para planejar elenco de futebol.

Sua passagem pelo Vasco da Gama, quando colaborou de forma decisiva para o desmonte da equipe, deveria servir de alerta para que nosso presidente não deixasse as rédeas do departamento de futebol tão frouxas.

O último ato dos desmandos da atual administração foi a tentativa de repatriar o Maicon Bolt, fazendo contato com ele a apenas dois dias do encerramento da janela de transferência, segundo declarações do próprio jogador.

O fato do contrato de Maicon se encerrar em meados desse ano deveria ser suficiente para que a movimentação fosse realizada em tempo hábil para repatriá-lo a custo zero.

Temo que o mesmo aconteça com relação ao Conca.

O momento atual é de apreensão e quanto mais se aproxima a eleição mais cuidado deve ter o torcedor tricolor porque será dele a decisão final sobre o “rumo a ser tomado”

De um lado Peter Siemsen, que parece ter-se conscientizado que deixou o departamento de futebol solto demais, mas que com seu ego inflado quase pos a perder a parceria com a Unimed, parceria essa motivo de inveja por parte dos adversários e em especial da “Flapress”.

De outro Deley, ídolo dentro de campo, mas que ao virar político pode ter absorvido os hábitos deletérios da classe, além de ter o apoio irrestrito de Horcades e sua trupe, o que pode ser um sinal da volta dos desmandos que colocaram o clube na situação de penúria atual.

Esse risco é muito grande e por isso mesmo acho que Peter Siemsen ainda seja a melhor opção, apesar de todas as suas mazelas.

De qualquer modo, qualquer que seja o vencedor, gostaria de ver o nome de Rodrigo Caetano afastado da função de planejar o elenco para 2014.

Cabe a você tricolor decidir os destinos do nosso amado Fluminense e rogo a Deus que o inspire a escolher o melhor.


E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

Fluminense 1 x 1 Ponte Preta

Local: Estádio Mario Filho, Rio de Janeiro (RJ); Data: 19/10/2013
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Gols: Rafael Ratão, aos 36' e Diego Sacoman (contra), aos 39' da etapa final

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno (Marcos Júnior, 20'/2ºT), Gum (Fábio Braga, 26'/2ºT), Leandro Euzébio e Rafinha; Edinho, Jean, Diguinho e Eduardo (Igor Julião, intervalo); Biro Biro e Samuel. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Ponte Preta: Roberto, Regis, Ferron, Diego Sacoman, Uendel, Baraka, Fellipe Bastos, Alef, Elias (Adrianinho, 19'/2ºT), Rildo (William, 31'/2ºT) e Leonardo (Rafael Ratão, 13'/2ºT). Técnico: Jorginho.

2 comentários:

Tricolor! disse...

Nenhum post sobre o fantástico jogo com o Vitória...
Nada ainda sobre o jogo de ontem..

Vc tá legal, Hélio, ou já enfartou de raiva??

Preocupante...

Helio R.L. disse...

Caro Tricolor,

Ainda não enfartei. A raiva, esta sim é muito grande.

Mas fica difícil comentar tanta asneira.

Nesses últimos dias, o único fato agradável foi a confirmação (quase certa) da volta do Conca, o que deverá proporcionar ao time a qualidade inexistente no meio de campo atual.

Saudações Tricolores.

PS. Estou tentando inspiração para editar o novo post.