sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fluminense 2 x 1 São Paulo. A caminho do tetra!

Jean num lançamento digno de Deco e Fred numa cabeçada genial deram a vitória ao Tricolor.


A cada rodada aumenta minha convicção de que o Fluminense será o campeão desse ano.

Para vencer uma competição equilibrada como o Campeonato Brasileiro, além de possuir um elenco diferenciado, tanto em qualidade como em quantidade, o clube precisa ser bafejado pela sorte.

Só assim conseguirá superar as contusões, apresentações ruins e também arbitragens calamitosas, muitas vezes orientadas para ajudar um ou outro concorrente.

E é sobre esse prisma que o Fluminense tem tido mais sorte do que a falta dela, pelo menos até aqui, conseguindo vitórias contra adversários que jogaram melhor, como aconteceu contra Flamengo e Náutico e suplantando “os erros” de interpretação de juízes e bandeirinhas ocorridos contra o Coritiba e São Paulo.

É verdade que nem sempre será possível superar a “cara de pau” de alguns bandeiras tendenciosos, que assinalam impedimentos inexistentes e induzem os árbitros a anular gols legítimos, como foram os casos do gol de Samuel contra o Santos e, o pior de todos, o de Fred contra o Atlético Mineiro.

Euzébio se antecipa à zaga e a Ceni e faz o primeiro.

A contusão do Anderson não deixou de ser outro golpe de sorte, porque só assim Abel foi obrigado a reeditar a zaga vitoriosa de 2010, porque embora Leandro Euzébio não seja um craque de primeira grandeza, tem demonstrado superioridade sobre o antigo titular.



O triunfo sobre o São Paulo, com a superação das ausências de Deco, Wellington Nem e Marcos Junior e a necessidade de antecipar o retorno de Rafael Sobis, ainda sem as condições ideais, foi mais uma prova de que o título está a caminho.

O time conseguiu superar todos esses percalços e ainda mais um erro de arbitragem, que inverteu a falta originária do gol paulistano.

A apresentação não chegou a ser brilhante, mas teve a consistência necessária para derrotar mais um forte concorrente direto.

Abel escalou o que tinha de melhor e procurou não inventar muito, apesar da  arriscada decisão de manter o Sobis em campo durante os noventa minutos.

A retirada de Wagner para a entrada de Diguinho quando ainda faltavam vinte minutos para o término pareceu-me precipitada e um tanto preocupante porque poderá ser a sinalização de recaída de nosso treinador para ressuscitar o “esquema cauteloso” que não vence ninguém, deixando Diguinho no time e sacando o Jean.

A vitória de ontem permite destacar algumas observações importantes.

A começar pela boa fase de Cavalieri, que novamente esteve presente nos lances difíceis. Temo pela corrente que alguns começaram a fazer pedindo sua presença nos jogos caça-níqueis da seleção de Mano.

A zaga não deu chances aos adversários. A falha no gol de Cícero deveu-se principalmente a um erro de posicionamento do Wallace, que ontem não esteve bem, embora tenha recuperado a bola para a jogada que deu origem ao gol do Fred.

Jean evolui cada vez mais e pode ser que finalmente o Fluminense venha a dispor de um volante que saiba sair jogando, peça inexistente na equipe desde a incompreensível perda do Arouca.

Fred nem precisa jogar bem, basta um ou outro lampejo de craque para garantir a vitória.

Wagner é outro que melhora. Ainda não é o substituto ideal para o Deco, mas sua presença rende mais do que o monte de volantes das abomináveis retrancas, como a que esteve em campo contra o Grêmio.

Sobis ainda vai precisar de tempo para recuperar a forma, mas é a única opção disponível para as ausências de Wellington Nem e Marcos Junior.

Thiago Neves ainda não voltou a ser o mesmo de antes da cirurgia. Demonstra confiança, mas não consegue executar seus dribles característicos e arremates precisos. Deveria ser orientado para procurar mais o jogo coletivo, ao menos até estar totalmente recuperado.

E pelo fato de estar vencendo com todas essas dificuldades é que antevejo o Fluminense como campeão de 2012, principalmente se contarmos com maior capricho do departamento médico e dos fisiologistas tricolores.

E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

Fluminense 2 x 1 São Paulo

Local: São Januário (RJ); Data: 09/08/2012
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Nadine Câmara Bastos (SC) e Bruno Boschilia (PR)
Gols: Leandro Euzébio, aos 35' e Cícero, aos 43' da primeira etapa e Fred, aos 5' da segunda.

Fluminense: Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner (Diguinho, 26'/2ºT) e Thiago Neves (Matheus Carvalho, 34'/2ºT); Rafael Sobis e Fred (Rafael Moura, 13'/2ºT). Técnico: Abel Braga.

São Paulo: Rogério Ceni; João Filipe (Paulo Assunção, 24'/2ºT), Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon (William José, 14'/2ºT), Jadson e Cortez, Ademilson e Cícero (Casemiro, 31'/2ºT). Técnico: Ney Franco.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------


São Paulo negocia Lucas por R$ 108 milhões.


O fato comprova que sempre que um clube formador tiver paciência suficiente para aguardar o momento exato de negociar suas revelações obterá resultados condignos.

As catastróficas administrações tricolores, presentes no clube desde a década de 90 e que atingiram o auge nos anos 2000 , fizeram a alegria de empresas e procuradores inescrupulosos que ficaram com a maior parte do bolo, deixando apenas migalhas para o clube.


Marcelo, Diego Souza, Arouca, Thiago Silva, Rafael, Fabio, Wellington Silva, Maicon e Alan são exemplos típicos de negociações desastrosas que pouco beneficiaram o Fluminense.


A safra atual apresenta vários candidatos a craque e o Presidente Peter Siemsen comprometeu-se em mantê-los o maior tempo possível.


Que assimile a lição dada pelo São Paulo e quando se desfizer de Wellington Nem, Marcos Junior ou qualquer outro o faça por um valor que pelo menos permita a construção de um CT e a recuperação do Estádio das Laranjeiras para os jogos de pouco apelo.


E que tome bastante cuidado com a Traffic, que pela aparente inércia atual, pode estar aprontando outra armadilha para o clube.


(fotos: Lancenet.com.br / Mauro Pimenta)

Nenhum comentário: