segunda-feira, 21 de maio de 2012

Corinthians 0 x 1 Fluminense. E salve a garotada de Xerém!


Leandro Euzébio comandou a garotada.  (foto: Lancenet)


A falta de criatividade, ou de inteligência mesmo, dos dirigentes da CBF ao programar para a primeira rodada um clássico entre dois clubes envolvidos em fases decisivas da Libertadores é espantosa.

Esmeram-se mais ainda escolhendo como vítima os dois últimos campeões nacionais.

O resultado foi um clássico esvaziado, disputado por equipes formadas por jogadores reservas, muitos estreantes como titulares e que independentemente de suas qualidades técnicas não poderiam desenvolver um bom futebol, face à falta de entrosamento.

O ideal teria sido atrasar por uma semana o início do campeonato ou mesmo adiar os jogos dos clubes envolvidos na Libertadores e na Copa do Brasil.

Menos mal para o Fluminense que obteve a vitória e largou à frente de um concorrente de peso.

Os mais céticos arguirão que o campeonato está no início e que o resultado em si não deverá atrapalhar a caminhada do Corinthians.

Pode até ser, mas não deve ser desprezado o fato de ter sido justamente a derrota para os paulistas no primeiro turno um dos fatores principais para a exclusão do Fluminense da disputa do título de 2011 na penúltima rodada.

Abel ousou demais ao abrir mão de todos os titulares. Tite foi mais comedido, escalou o goleiro titular e completou o time com Liedson, Douglas e William, jogadores tarimbados e acostumados a jogos importantes e decisivos.

A consequência foi o predomínio de sua equipe durante toda a primeira etapa, embora não tenha conseguido marcar.

Apesar de dominado, o Fluminense teve as melhores chances: a primeira aos quinze minutos, quando Lanzini partiu para o ataque e serviu a Matheus Carvalho que, livre, chutou para boa defesa de Cássio; a segunda, seis minutos depois numa falta batida por Carleto e rebatida pelo goleiro e a última num bom arremate de Wallace, mais uma vez defendido por Cássio.

Na volta para o segundo tempo, Abel substituiu Lanzini por Jean para dar mais consistência ao meio de campo.

A meu ver, acertou com a entrada de Jean, mas equivocou-se ao sacar o argentino e manter Matheus Carvalho e Samuel, promessas muito verdes ainda para juntos formarem uma dupla de ataque.

De qualquer forma, a postura da equipe melhorou e o equilíbrio passou a ser uma constante, o que não evitou um grande susto quando Wellington Carvalho perdeu a bola ao tentar sair jogando e propiciou um contra-ataque que terminou com um chute de Douglas na trave.

O equilíbrio continuou sendo a tônica até que numa cobrança de escanteio ensaiada, Marcos Junior centrou na cabeça de Leandro Euzébio, que deslocou Cássio com categoria e quebrou a sua invencibilidade desde que passou a titular.

A partir daí, o Fluminense recuou e passou a tocar a bola. Teve algumas chances não aproveitadas.

Tite ainda tentou o empate, alterando a sua equipe, mas as mudanças não surtiram o efeito desejado.

De positivo para o Fluminense foi ver o empenho da garotada e a qualidade demonstrada por alguns, em especial Wallace, que tem tudo para se firmar como um bom lateral. Matheus Carvalho, Samuel e os demais ainda inexperientes precisarão de mais testes, mas tem tudo para deslanchar.

Só não entendi porque o Abel nunca dá uma oportunidade a Lucas Patinho, que pelo que jogou no Campeonato Brasileiro Sub-17 e na Copa São Paulo de Juniores mostrou ser mais habilidoso que alguns dos que entraram.

Cabe acrescentar que dos quatorze jogadores que participaram do jogo, nada menos que nove foram formados nas divisões de base do clube: os oito garotos e o Leandro Euzébio, que muita gente desconhece que começou em Xerém, assim como acontece com Thiago Silva e Dedé, que hoje brilha no Vasco.

Quem sabe a administração de Peter Siemsen não irá resgatar a tradição das equipes campeãs, que sempre contaram com as “pratas da casa”?

Torço para que isso se torne uma realidade, embora saiba que será muito difícil sua consecução tendo por perto um parceiro esperto e ávido por auferir lucros a qualquer preço e que já detém os direitos de várias dessas promessas, cedidas prematuramente por irresponsáveis administrações passadas.

E DÁ-LHE FLUZÃO!

DETALHES:
Corinthians 0 x 1 Fluminense

Local: Pacaembu, São Paulo.  Data: 20/5/2012

Árbitro: Fabrício Neves Correia (RS)

Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e José Chaves Franco Filho (RS)

Renda/ público: R$ 419.729/ 14.791

Gol: Leandro Euzébio, aos 26 do segundo tempo

Cartões amarelos: Matheus Carvalho e Rafinha (Fluminense); Ramon e Douglas (Corinthians)

Corinthians: Cássio, Weldinho, Marquinhos, Antônio Carlos, Ramon, Willian Arão (Adílson .34'/2T), Luis Ramírez, Douglas, Gilsinho (Elton, 24'/2T), Liedson, Willian. Técnico: Tite.

Fluminense: Ricardo Berna, Wallace, Wellington Carvalho, Leandro Euzébio, Thiago Carleto, Digão, Fábio Braga (Rafinha, 32'/2T), Lanzini (Jean, intervalo), Matheus Carvalho (Carlinhos, 16'/2T), Marcos Junior e Samuel Rosa. Técnico: Leomir de Souza.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Ganhar é bom !
Ganhar do " Curíntia " é mais que bom!
Rodrigo / Uberlândia

Tricolor! disse...

Excelente resultado!

Mas também achei um exagero colocar TODO o time de reservas.

Nessas ocasiões deveria ser escalado um time misto, poupando-se os clientes mais assíduos do departamento médico e os que porventura apresentem maiores sinais de cansaço.

Poupar a todos pode nos fazer perder pontos que farão muita falta no futuro.

E, pelo elenco que tem, o Fluminense é dos mais fortes aspirantes ao título. Não se pode tratar o Campeonato Brasileiro como se fosse um mero turno de estadual.