quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nacional 2 x 0 Fluminense. Classificação agora só por milagre(s)!

Souza perdeu a chance de ouro

Incompreensível como o Fluminense complicou uma partida relativamente fácil. O domínio total do primeiro tempo com 65% de posse de bola não foi suficiente para que o time marcasse um golzinho sequer.

Apesar da superioridade inconteste, a bem da verdade foram apenas duas as chances reais. A primeira e, na realidade o único chute com direção ao arco uruguaio __ a bola do jogo, perdida pelo Souza logo aos quatro minutos, ao receber passe açucarado de Fred e chutar em cima do goleiro. Com um pouquinho mais de tranquilidade poderia ter tentado o drible e marcado.

Pouco depois, ótimo lançamento para Emerson, que adiantou a bola demais e propiciou a defesa de Muñoz.

Foram as duas únicas jogadas que deram trabalho ao arqueiro uruguaio. O resto só chutes sem direção.

As estrelas do ataque titular, visivelmente fora de forma, tiveram uma atuação apagada e no momento jogam apenas com o nome, o que não é garantia de vitória.

Emerson arrematou apenas uma vez acertando a rede pelo lado de fora e Fred deu um piparoco no primeiro tempo e uma cobrança de falta ridícula, onde quase isolou a bola.

A vaca foi para o brejo logo aos cinco minutos da etapa final, quando mais uma bobeada permitiu o gol do adversário.

Ricardo Berna não assumiu a falha grotesca no primeiro gol. Preferiu por a culpa no erro do bandeirinha, que realmente deixou de marcar um impedimento milimétrico.

Mas, independentemente da posição irregular do Garcia, o erro do goleiro foi crasso porque do jeito que a bola foi alçada sobre a área, o único modo que o atacante teria para fazer o gol seria por cobertura.

Se não tivesse ficado indeciso no lance, Berna teria condições de interceptar o lançamento. Não o fez, ao contrário, deu dois passos para frente e parou, dando a única chance para ser batido. Se tivesse ficado embaixo dos paus, certamente teria feito a defesa com facilidade porque o lance não dava a mínima oportunidade ao Garcia para cabecear com força.

Lance parecido já tinha ocorrido no jogo com o América, o que demanda uma atenção especial do treinador de goleiros, que deve incutir na mente do Berna que nunca mais deverá tentar a saída e parar no meio. A regra é simples: ou saí ou fica, sair pela metade é suicídio”.

Mais preocupante foi o fato do goleiro declarar que não reconhecia a falha e que a culpa era da arbitragem.

Acorda Berna, reconheça o erro e trabalhe para melhorar esse fundamento. Não repita as posturas de Fernando Henrique e Rafael, de tristes memórias para os torcedores tricolores.

Mariano não esteve bem, errando quase tudo. Deveria ter saído para a entrada do Deco, com o deslocamento do Souza para a lateral, por ser afinal de contas o único jogador com habilidade para bater faltas da entrada da área. A cobrança do Fred foi patética e o craque deve estar envergonhado até agora com o vexame.

Paciência se a classificação não vier. No fundo, a eventual prematura desclassificação será muito mais fruto do futebol retrancado jogado no Engenhão com três zagueiros, três volantes e somente um atacante numa partida em que o Fluminense tinha a obrigação de vencer e empatou de zero a zero.

Classificação agora só por milagre. Um não, no mínimo três.

O primeiro, a vitória sobre o Argentinos Juniors por uma diferença de dois gols, com nossos atuais atacantes virtuais. O segundo, o América conseguir pelo menos um empate em Montevideu e o terceiro, o mais difícil, o Enderson colocar Fred e Emerson no banco de reservas e tentar a dupla Rafael Moura e Araújo, que fizeram três dos cinco gols marcados até aqui. Esse terceiro só com a ajuda de João de Deus.

Se Enderson quiser preservar a imagem do Fred, que tire o Emerson, que está num momento pior que o Araújo.

Em tempo: vitória mínima poderá servir, mas para isso o América terá que vencer o Nacional, convenhamos uma tarefa quase impossível para quem perdeu dois jogos fora de casa.

Agora, só resta torcer pelos milagres.

E mesmo sem grandes esperanças, DÁ-LHE FLUZÃO!

(crédito da imagem: Terra.com.br / EFE)

2 comentários:

Alexandre Berwanger disse...

MILAGRE = CONCA (ÚLTIMO PASSE) E FRED (OPORTUNISMO NAS CONCLUSÕES) VOLTAREM A JOGAR O SEU MELHOR FUTEBOL.

Helio R.L. disse...

Caro Alex,

Esse seria um milagre e tanto, mas se conseguirmos dar umas férias forçadas ao Emerson o ataque já vai melhorar.

Pode ser que eu queime a lingua, mas contra o Americano teremos uma demonstração do ataque sem ele.

Torçamos, rezemos e aguardemos.

Saudações Tricolores.