segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fluminense 1 x 1 Flamengo. Eliminação nos penaltis, de novo!

Mesmo com as duas ótimas defesas de Berna, o Fluminense não conseguiu vencer nas penalidades.


Depois de sessenta e sete minutos de domínio e ter a vitória praticamente nas mãos, aquela falha da defesa ... dor de cabeça constante para os torcedores tricolores.

A bola alçada sobre a área encontrou Thiago Neves livre para marcar. A bem da verdade, Valencia ainda estava por lá, mas numa condição desfavorável em relação ao atacante. Inexplicavelmente Gum, Edinho e mesmo Diguinho estavam todos fora da área e sem a mínima condição de tentar ao menos atrapalhar a cabeçada de Thiago.

A partir de então, o urubu cresceu e equilibrou o jogo, mesmo assim a nove minutos do fim o Fluminense teve o lance de ouro nos pés de Marquinho, que sozinho à frente de um Felipe já meio desequilibrado, isolou a bola açucarada que recebera.

Aliás, Marquinho não foi nem de longe aquele jogador da vitória sobre o Argentinos Juniors. Dispersivo, fraco na ajuda à criação, extenuado no segundo tempo e sem a habilidade necessária para fazer o gol da vitória.

Pena que o Enderson ainda não tenha tido tempo suficiente para conhecer o elenco em profundidade, caso contrário teria seguido a dica de muitos tricolores, inclusive desse blog, de que Marquinho não é o cara pra entrar de início e ainda mais com a incumbência de ajudar o Conca na criação.

No cômputo geral, porém, o time jogou bem e merecia ter vencido.

Não fosse a covardia do árbitro em ignorar a falta clara de Felipe em Rafael Moura, passível de expulsão por ser o último homem, a história poderia ser diferente. Mas "Sua Senhoria", como diria Mario Vianna, preferiu fechar os olhos para a falta e advertir Rafael por simulação inexistente.

A mídia cretina, que fez tanto estardalhaço por ocasião do gol do Flu, passou batida no lance. O comentarista de arbitragens do carro-chefe da cretinice teve a veleidade de dizer que Felipe não havia tocado no Rafael. Na repetição, não tendo como negar a visão clara do lance, afirmou que houve o toque do goleiro, mas que o atacante já havia se jogado antes. Durma-se com um barulho desses!

Como previsto, a decisão por penaltis seria perigosa para o Fluminense, derrota quase certa e o adversário sabendo disso lutou em busca desse objetivo.

E por paradoxal que seja, dessa vez Berna pegou as cobranças de Renato Abreu e Thiago Neves, os melhores batedores rubro-negros e ainda assim acabamos sucumbindo, mercê da escolha errada de nossos cobradores.

Enderson tem crédito. Deu padrão de jogo ao bando deixado pelo rato fujão e conseguiu a classificação heróica na Libertadores, que é na realidade o que mais interessa no momento.

Mesmo assim, não se pode deixar passar em brancas nuvens o equívoco de determinar que  Souza batesse a penalidade, quando o próprio atleta manifestara o desejo de se abster por estar frio e sem confiança. A definição do Tartá então foi coisa do capeta porque Tartá, além de nunca ter cobrado um penalti na vida profissional, não dispõe de vigor suficiente para uma batida com força, em especial num gramado pesado como o de hoje.

Frustrante também foi ver o Thiago Neves esbanjando vigor e pensar que ele foi preterido por nossa diretoria e patrocinador em favor de apostas em atletas veteranos, que estão sempre contundidos e não merecem os milhões que recebem. 

Bem, o campeonato estadual passou e de certo modo foi até melhor porque agora a equipe poderá focar todas as suas baterias na Libertadores.

E quinta-feira, recomeça a batalha. Há que se fazer uma boa vantagem para não depender do jogo de volta, onde as costumeiras pedras dos deseducados torcedores paraguaios deverão estar presentes mais uma vez.

Para isso, torço para que o Enderson vislumbre a necessidade de escalar ao lado do Conca alguém com maior habilidade do que o Marquinho, porque certamente o Libertad virá retrancado apostando na sorte de uma bola vadia. Deco se for liberado pelo Departamento Médico, ou Souza são opções melhores. Marquinho fica para o jogo em Assunção.

E DÁ-LHE FLUZÃO, RUMO AO TÍTULO DA LIBERTADORES!

E VOCÊ TRICOLOR, NÃO DEIXE DE COMPARECER AO ENGENHÃO. O FLUMINENSE PRECISA DA FORÇA DE TODOS.


-------------------------------------------------------------------------------------

O caso Emerson


Difícil opinar à distância sobre o affair Emerson versus Peter Siemsen.

Emerson realmente já vem pisando na bola há muito tempo, ao jogar a pelada do Zico mesmo estando contundido, solicitando dispensa para tratar de assuntos particulares às vésperas de jogo decisivo e agora cantando um funk horroroso, talvez até para provocar mesmo.

Nada, entretanto, que uma boa multa não coloque as coisas nos devidos lugares.

O que o Fluminense não deve fazer e espero que o Peter não faça, será rescindir seu contrato e liberá-lo de graça para reforçar adversários, que já estão de olho.

Muricy-mouse já veio deitar falação de que com ele nunca houve problemas. Emerson cairia como uma luva no Santos que está prestes a perder Maicon Leite e Zé Eduardo.

O próprio Flamengo também está de olho, o mesmo acontecendo com o Corinthians sem Adriano, pelo menos até outubro.

Se a situação for insustentável e não der para ficar com o Emerson, que o Fluminense cobre dos interessados a multa rescisória estipulada em contrato.  Essa grana viria em boa hora e daria até para pagar boa parte do terreno para o futuro CT, talvez fizesse até renascer a ideia de aquisição das instalações do Banana Golf.

Que nosso clube de coração não venha a ser novamente prejudicado como aconteceu no caso do Muricy-mouse, que foi liberado do pagamento da multa.

 (crédito da foto: Lancenet.com / Cleber Mendes)

Nenhum comentário: