quinta-feira, 20 de agosto de 2009

São Paulo 1 x 0 Fluminense. A sina continua.

.
A derrota já era esperada. Sinceramente, antes do jogo, eu cheguei a pensar que o time fosse perder de mais. Quem viu aquela apresentação medíocre contra o Coritiba tinha mesmo que temer uma goleada do São Paulo.
.
Mas não foi o que aconteceu. Livre de Wellington Monteiro, a defesa errou menos. Fábio Santos mostrou claramente que tem que ser titular absoluto. Bom no desarme, bom no passe e tudo isso sem estar ainda na plenitude da forma.
.
Renato trocou o goleiro para melhor, mais segurança. Mas cometeu o erro fatal, deixou no time o Edcarlos e mais uma vez tomamos o gol numa bobeada sua. Se vocês repararem bem, a bola estava mais para ele, mas o raciocínio do Richarlyson foi mais rápido e ele conseguiu chegar à frente. Mesmo assim, Edcarlos teve oportunidade de fazer a falta, mas não, em vez disso se afastou como um anjo de candura, limitando-se apenas a levantar os braços e deixar o caminho livre para o defensor paulista entrar na área e fazer o gol.
;
Pelo menos dessa vez Renato enxergou bem o jogo e ao optar por mudar o esquema, o retirou de campo. Tomara que não volte mais com ele.
.
Outra mancada de nosso treinador, e que ele está custando a assimilar, é que só se deve jogar no esquema 3-5-2 quando se dispõe de laterais que atacam com objetividade. O Flamengo joga assim porque tem Leo Moura e Juan. A propósito, alguém se recorda em que time eles jogavam?
.
Quanto ao jogo, tive muito menos sobressaltos do que poderia supor. Realmente, o volume do São Paulo no primeiro tempo foi bastante superior, mas situações de perigo mesmo, apenas três, uma delas convertida.
.
Na segunda etapa, com a mudança do esquema, o Fluminense subiu de produção e passou a encurralar o São Paulo. Poderia até ter empatado o jogo, mas ainda não foi dessa vez.
.
Se repetirmos a exibição contra o Barueri, não tenho dúvidas: a vitória é certa. E quando voltarem os lesionados, principalmente Fred e Tartá, porque o Marquinho é completamente inofensivo, vamos conseguir nos reerguer. Quem viver verá.
.
,
E DÁ-LHE FLUZÃO!
,
.

ATENÇÃO TRICOLORES! TODOS AO MARACANÃ NO PRÓXIMO DOMINGO. SAUDÁVEIS, DOENTES, MORIBUNDOS, MORTOS. DOMINGO, LUGAR DE TRICOLOR É NO MARACANÃ. NÃO FUJAM DE SUAS RESPONSABILIDADES, COMPAREÇAM. OS DIRIGENTES SÃO UMAS MULAS, MAS O FLUMINENSE É MUITO MAIOR DO QUE ELES.
.

.
--------------------------------------------------------------------
.

.
URRUTIA

.
Leio com preocupação a notícia de que a diretoria pensa em não mais contratar o atleta por causa de uma lesão que demandará quatro semanas para a recuperação. Se isso realmente acontecer, será uma prova cabal de que a atual administração não planeja suas ações de modo racional. Trabalha apenas para apagar incêndios, causados por ela própria.
.
Jogar fora a possibilidade do time dispor de um meio-campo formado por Urrutia, Fábio Santos e Conca será a última heresia que a turma que comanda o nosso Fluminense poderá fazer.
.
Esquecem que não existe só o campeonato atual. O Fluminense precisa voltar aos dias de glória e com o time reforçado terá condições de vencer novamente o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil e brigar dignamente no Brasileiro do próximo ano.
.
Não querem esperar quatro semanas, mas estão esperando há mais de oito meses pelo Leandro Amaral. Sim, porque o atleta já chegou ao clube lesionado, a ponto de declarar logo após essa última cirurgia, que estava jogando no sacrifício "de comum acordo com o departamento médico"!? (sic)

.
Fred também não chegou cem por cento. Foi sendo liberado para jogar até estourar o músculo de um modo que surpreendeu ao próprio Dr. Simoni, conforme ele mesmo declarou.
.
Já tivemos caso semelhante no passado, quando a contratação do Euler, que teria sido o companheiro ideal para o Romário, foi vetada por apresentar uma lesão que demandaria cerca de três semanas para ser curada.
.
Logo a seguir o Fluminense contratou o Edmundo, que passou mais tempo no departamento médico do que em campo, enquanto o Euler estreava no América Mineiro quinze dias depois, inclusive marcando gol.
.
No caso do Urrutia, o próprio Dr. Michel Simoni declarou que seu joelho é totalmente recuperável, não tendo desgaste algum e, inclusive, mostrou-se esperançoso quanto à recuperação do jogador, apesar de estar aproximadamente trinta e cinco dias inativo em razão da cirurgia.
.
Por que será que pelo menos dessa vez os doutos dirigentes e comissão técnica não acatam a avaliação do profissional da área?

A verdade nua e crua é que esses dirigentes amadores não possuem o mínimo de criatividade. Não pensam, por exemplo, em oferecer um contrato de risco ao atleta, aguardar sua recuperação antes de assinar um contrato, ouvir uma segunda opinião médica abalizada, como a do Dr. Runco, médico da Seleção Brasileira.

Nada, são imediatistas, costumam decidir apenas por impulso e porisso, quase sempre, as decisões não são as melhores para o Fluminense.
.
Esse é mais um caso para a torcida se posicionar e fazer pressão para que a solução seja avaliada cuidadosamente e não definida num estalar de dedos por pessoas que não são as mais adequadas para fazê-lo.
.
Se o Urrutia não ficar, corremos o sério risco de ter que aturar o Wellington Monteiro como titular até o fim da temporada ou ter que aguentar mais uma contratação de algum outro volante “meia-boca”, como o Ygor. Aí sim, a segundona será inevitável.

Nenhum comentário: