sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Duque de Caxias 3 x2 Fluminense. Mancada homérica do René Simões!

.
Dessa vez não se pode e nem se deve por a culpa nos jogadores. Mesmo os mais medíocres e limitados estão isentos de qualquer responsabilidade pela derrota acachapante, que praticamente alijou o Tricolor da disputa da Taça Guanabara.
.
O único responsável pela debacle foi o René Simões. Misto de psicólogo e reencarnação do espírito de Malba Tahan, o contador de histórias dessa vez exagerou. Mostrou o quanto são deficientes seus métodos de trabalho e sagacidade para fazer uma equipe rodar.
.
É certo que o plantel tem suas deficiências, além de alguns atletas nitidamente fora de suas formas ideais. Mas é certo também que a maioria dos "reforços" contratados o foram por indicação ou pelo menos com o aval do técnico.
.
Quem recomenda a contratação de jogadores do nível de Jailton, Roger, Leandro Domingues, Marquinho, Leandro Bonfim e Mariano passa um atestado de que não acompanhou os últimos campeonatos nacionais. Em suma: está totalmente por fora ou realmente não entende do riscado.
.
O time atual do Fluminense não tem padrão de jogo, mesmo após quarenta dias de treinamento. A defesa nunca está posicionada corretamente. O meio campo, cheio de volantes, não consegue armar jogadas agudas. Pobre do Conca, que tem que se virar sozinho. Tartá, que poderia ser uma solução, nunca é escalado ao lado do argentino para ajudá-lo na criatividade. Jogadores medíocres dispensados por seus clubes anteriores têm vagas cativas em detrimento de outros mais habilidosos e em melhor forma.
.
Já estou desconfiado de que o bom desempenho no final do Brasileirão do ano passado foi devido ao entrosamento já existente. Nessa hora, as preleções psicológicas e historinhas do mundo árabe até que serviram para levantar o moral dos atletas, cabisbaixos depois da perda da Libertadores.
.
Na noite de ontem, porém, nosso técnico se superou. Assumiu a síndrome dos dois neurônios e pôs os pés pelas mãos.
.
Além de escalar mal, fez três substituições catastróficas. Tartá é uma unanimidade tanto para a torcida como para a crônica esportiva. Todos julgam que merece uma chance de ser titular. Mas no lugar do Conca? O que terá passado na cabeça do treinador?
.
Penso que evita colocar os dois juntos no meio campo para não evidenciar que os Leandros, Domingues e Bonfim, seus queridinhos não podem figurar entre os titulares. Se for essa a estratégia, de nada adiantou, pois com o retorno do Thiago Neves esse dois irão dançar do time titular.
.
A insistência com Leandro Domingues está se tornando irritante. Ontem errou tudo: perdeu um gol cara a cara com o goleiro, tentando encobri-lo sem ter habilidade para tal, foi "driblado" dentro da área por uma poça d'água e errou todas as cobranças de bola parada, fossem escanteios ou faltas laterais, a última das quais propiciou o contra-ataque que culminou com o terceiro gol dos adversários.
.
René colocou Romeu em campo, visivelmente fora de forma, pois nem da pré-temporada participou. Inexplicavelmente o sacrificado mais uma vez foi o Diguinho, continuando em campo o inócuo Jailton. Começo a notar uma ponta de má vontade para com o Diguinho.
.
Resumindo: René desmantelou o meio campo de um time que jogava tranquilo, sem quase ser ameaçado pelo oponente. O Fluminense poderia ter saído de campo com uma vantagem de três ou quatro gols e acabou perdendo.
.
Ao final do jogo declarou não ter o que dizer após levar uma virada do Duque de Caxias, limitando-se a afirmar que não gostou.
.
Nós torcedores também não gostamos e não entendemos como um time que ganha de 2 x 0 do lanterna do campeonato se expõe a três contra-ataques mortais. A realidade é que está faltando técnico.
.
O "contador de histórias", orgulhoso de suas tiradas de escritor, deveria escrever um novo livro, cujo título só poderia ser: " Como entregar um jogo ganho em quinze minutos". Certamente iria servir como um manual para que novos técnicos não cometessem tantas asneiras.
.
O fato é que René se perdeu de vez. Virou o Dr. Papanatas. Mexe no time por mexer, mantendo intocáveis seus protegidos, numa demonstração cabal de que não quer dar o braço a torcer, reconhecendo que fez péssimas indicações para serem contratadas. Deveria ter a hombridade de reconhecer o erro e barrar Jailton, Roger e os dois Leandros, Domingues e Bonfim.
.
Até que a diretoria se esforça para reforçar o time. O patrocinador coloca rios de dinheiro. Pecam, no entanto, ao deixaram técnicos super centralizadores colocarem tudo a perder. Espero sinceramente que pelo menos dessa vez não demorem tanto a constatar que René não é cara. Sua substituição tem que ser imediata.
.
Sobre o jogo em si, nada a comentar. As lambanças dos jogadores, principalmente o penalti desnecessário, ficam diminuidas face aos erros grosseiros do técnico.
.
Algumas máximas para o Dr. Papanatas refletir, enquanto estiver como técnico do Fluzão:
.
......1. Jailton não pode ser titular. Pensando bem, nem reserva.
.
......2. Insistir em escalar Wellington Monteiro como lateral é insanidade. Melhor seria colocá-lo com volante, sua real posição, no lugar do Jailton.
.
......3. Roger não joga nada. Fez um gol que qualquer velhinha de bengala faria. O outro foi contra. Perdeu dois "feitos" de maneira bisonha.
.
......4. Se Landro Domingues fosse bom estaria no Cruzeiro.
.
......5. Diguinho é o melhor volante do elenco. Não pode ser barrado por ninguém do plantel, mesmo que apadrinhado.
.
......6. Fabinho não existe.
.
......7. E finalmente, vê se aprende: NO CAMPEONATO DO RIO DE JANEIRO, ESCALAÇÕES COM TRÊS VOLANTES NÃO GANHAM DE TIME PEQUENO.
.
Tá feia a coisa. René pede para sair!
.
------------------------------------------------------------------
.
Com a entrada de Thiago Neves, devemos nos livrar de um volante, a menos que o Dr. Papanatas barre o Conca!
.
--------------------------------------------------------------------
.
Notícias dão conta de que o Fred ainda pode vir. Melhor que sua vinda será a saída do Roger do time titular.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

“Qual o melhor blog tricolor?” Continua a enquete. Este blog está com 4 % dos votos. Para votar clique acima no link “linksdofluminense" ou copie e cole o seguinte endereço: http://linksdofluminense.blogspot.com