terça-feira, 31 de maio de 2016

Fluminense 1 x 0 Botafogo. Ufa, até que enfim!

Apresentação de gala de Fred, defendeu, atacou, colocou os parceiros na cara do gol
e ainda fez o da vitória. "Cone" é a #&@!*#@! (foto: André Durão / Globoesporte.com)

Confesso que estava cético quanto à postura tricolor em mais um jogo contra o Botafogo. A realidade é que aquela última apresentação pífia na semifinal perdida ainda martelava minha mente.

Como pode um elenco de jogadores que ganham os melhores salários da cidade passarem mais de noventa minutos andando em campo e sendo dominados por uma equipe nitidamente inferior e que só consegue algum sucesso graças ao seu excelente técnico.

Pois bem, mas tricolor é tricolor e lá fui eu sentar-me diante da TV com o espírito preparado para mais uma jornada de cão.

E a agradável surpresa surgiu logo nos primeiros minutos dada a nítida supremacia sobre o rival.

Dessa vez o time deixou a madorna de lado, correu e disputou a bola com a antiga garra há bastante tempo distante das Laranjeiras.  

E bastou igualar a vontade para que os alvinegros não tivessem a menor chance de vitória.

O escore mínimo foi mentiroso, tantas foram as oportunidades criadas e desperdiçadas, algumas de modo bisonho até.

Esse é um ponto que Levir tem que aperfeiçoar. É preciso ensinar essa turma a chutar em gol e melhorar nos cruzamentos.

Com Richarlison o time passa a ter uma presença mais efetiva no ataque. Suas arrancadas pelas pontas facilitam o desenvolvimento do futebol de Fred, que deixa de ser aquele homem fixo apenas para fazer o pivô.

Nas oportunidades em que recuou confundiu os adversários, fazendo de tudo. Foi artilheiro, volante exercendo marcação firme, inclusive dando carrinhos, além de proporcionar passes precisos que poderiam resultar em gols se as pontarias estivessem calibradas.

Já Richarlison precisa deixar de lado a ansiedade para que seu futebol apareça em toda a plenitude. À medida que Levir passar a deixá-lo em campo mais tempo a tendência é que essa afobação desapareça.

Scarpa continua sendo o cara, mas precisa discernir os momentos em que deve servir aos atletas melhor posicionados. Se corrigir esse defeito e treinar com mais afinco cruzamentos pode até fazer com que os torcedores mitiguem um pouco a falta do Conca.

A tarde foi tão tricolor que até os deuses do futebol ajudaram quando resolveram dar um descanso forçado ao Pierre.

No mais é esperar os tão sonhados reforços de peso, até agora só percebidos em sonhos, para que o penta se torne realmente palpável.

E apesar da boa vitória, com Cavalieri de espectador privilegiado, continuo achando uma heresia a permanência do Marlon no banco de reservas.

E DÁ-LHE FLUZÃO!

DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 4ª RODADA

Fluminense 1 x 0 Botafogo

Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda, RJ; Data: 29/05/2016
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP) Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Farinha (RJ)
Gol: Fred, aos 5' do segundo tempo
Cartão amarelo: Richarlison

Fluminense: Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Giovanni (Ayrton, 29'/2ºT); Pierre (Douglas, 44'/1ºT), Edson, Cícero e  Scarpa; Richarlison (Marcos Junior, 25'/2ºT) e Fred. Técnico: Levir Culpi

Botafogo: Helton Leite, Luís Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Victor Luís; Bruno Silva, Marquinho (Sassá, intervalo), Fernandes e Leandrinho (Neilton, intervalo); Salgueiro (Gervasio Nuñez, 36'/2ºT) e Ribamar. Técnico: Ricardo Gomes.


---------------------------------------------------------------------

Palmeiras 2 x 0 Fluminense

A repetição do sucesso de Fernando Prass sobre Fred tirou-me toda e qualquer vontade de falar sobre a derrota diante do Palmeiras.

Se na Copa do Brasil, nos minutos finais, Prass evitou com o pé a classificação tricolor, dessa vez a defesa milagrosa, seguida do desperdício do rebote com o chutão inimaginável de Fred quase ao término do primeiro tempo permitiram que Cuca reorganizasse o Palmeiras para uma vitória tranquila.

Irritante também foi mais uma vez a constatação de que nossa dupla de zagueiros pesados e sem velocidade nunca serão páreo para atacantes velozes e dribladores, independentemente de suas habilidades.

A atuação na etapa final foi patética e o melhor mesmo que fiz foi tentar ler alguma coisa até cair no sono.

DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 3ª RODADA

Palmeiras 2 x 0 Fluminense 

Local: Allianz Parque, São Paulo, SP; Data: 25/05/2016
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Assistentes: Nadine Schramm Bastos (SC) e Helton Nunes (SC)
Gols: Vitor Hugo, aos 12' e Alecsandro, aos 13' do segundo tempo

Palmeiras: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio (Moisés, intervalo); Matheus Sales e Jean; Roger Guedes, Cleiton Xavier (Alecsandro, intervalo) e Dudu; Gabriel Jesus (Zé Roberto, 34'/2ºT). Técnico: Cuquinha

Fluminense: Cavalieri; Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Edson (Marcos Junior, 16'/2ºT), Cícero e Scarpa (Magno Alves, 31'/2ºT); Osvaldo (Richarlison) e Fred. Técnico: Levir Culpi 


Nenhum comentário: