domingo, 31 de julho de 2011

Fluminense 4 x 0 Ceará. Com dois atacantes é mais fácil. SEMPRE!

Fred na área, desespero dos adversários.  (Foto:Terra.com.br / Caio Amy)

O simples fato de entrar em campo com uma camisa que homenageava os 80 anos de nascimento de Telê poderia ser o presságio de uma tarde memorável.
.
E parece que, lá do céu, Telê cochichou para o Abel largar de vez o sistema retranqueiro que vinha adotando.
.
E até que enfim pude ver o Fluminense jogando com dois atacantes de ofício. Já não aguentava mais olhar aquele meio de campo ineficiente, repleto de volantes errando passes de menos de dois metros de distância.
.
Dessa vez, pelo menos não havia tanta gente errando e os atacantes tiveram mais espaço para se movimentar e realizar algumas boas tabelas.
.
E não foi preciso nenhum Pelé para que o jogo fluísse com mais clareza e pela primeira vez no campeonato o Fluminense finalizou nada menos que vinte vezes. Fez quatro gols, mandou duas bolas no travessão, além das três boas defesas de Diego.
.
O adversário era fraco, poderão dizer os idiotas da objetividade. Pergunto, então, por que não vencemos adversários mais fracos ainda, como Bahia e Atlético Mineiro?
.
O jogo começou difícil, com as primeiras chances para os cearenses, que por duas vezes frente a frente com Cavalieri não conseguiram marcar. A última delas proveniente de uma falha absurda de Edinho que, ao tentar sair driblando perdeu a bola para Osvaldo, que livre quase de dentro da pequena área chutou para fora.
.
O equilíbrio se manteve até que, aos 35 minutos, numa cobrança de falta magistral, Souza colocou a bola na cabeça de Fred, que se antecipou a Diego e abriu o placar.
.
A agressão de Heleno a Fred, punida justamente com cartão vermelho, facilitou as coisas para o Fluminense na segunda etapa, que ampliou com Souza logo aos três minutos e consolidou a goleada com Sobis e Rafael Moura.
.
Benditos terceiros cartões de Deco e Diguinho, que acabaram permitindo que Abel enfim escalasse dois atacantes de saída, livrando a Torcida Tricolor daquele sistema obsoleto que vinha usando.
.
Após a partida, Abel elogiou as atuações de Souza e Fernando Bob e ao ser perguntado sobre as voltas de Deco e Diguinho, declarou que alguém teria que ir para o banco.
.
As opções para isso são várias, visto que a atual equipe é integrada por muita gente de qualidade duvidosa.
.
Gostaria que ele recuasse o Souza para a posição de volante e mantivesse o Diguinho na reserva. Entretanto, se ele fizer questão de contar com esse eterno titular, o recuo de Edinho para a zaga será, sem dúvida, melhor que a barracão do Souza.
.
Isso porque apesar de vir jogando bem quando escalado como zagueiro, Edinho ainda não convenceu como volante. O vacilo ao perder a bola para o Osvaldo é uma prova cabal. Além disso, as apresentações de Marcio Rosário não o credenciam a ocupar  lugar entre os titulares.
.
Como no futuro Abel será obrigado a testar Martinuccio e Lanzini, mais cedo ou mais tarde alterações parecidas terão que ser feitas.
.
Qualquer que seja a opção do treinador, não me parece coerente barrar novamente o Souza, responsável por duas cobranças de falta que resultaram em gols, além do oportunismo demonstrado em seu gol.
.
Com a escalação certa, o Fluminense tem grande chance de vencer os dois próximos adversários e encostar de vez nos candidatos à vaga na Libertadores.
.
.
E DÁ-LHE FLUZÃO!

Um comentário:

Neuza Martins disse...

não gosto deste esquema tatico com RF e fred pois são dois jogadores de area e lentos nos contra ataques,....isso foi provado em varios lances nesta ultima partida contra o botafogo.....lanzini pegava bola arrancava e procurava alguem para enfiar a bola ,...oque ele via era dois postes estaticos ,coitado tinha que esperar a subida de Mariano e Carlinhos ae fica dificil né....!