sexta-feira, 17 de junho de 2011

Era Abel: as primeiras mudanças.

Carlinhos, Cavalieri, Souza e Ciro podem ser as novidades contra o Bahia.

Abel chegou, olhou e percebeu que não poderia perder mais tempo sob o risco de não conseguir nem uma vaga para a Libertadores do próximo ano.
Por isso tratou de atacar os problemas crônicos que perduram técnico após técnico.
 A Preparação Física
A primeira deficiência que constatou já era velha conhecida daqueles que acompanham o Tricolor com atenção.
Esse problema havia passado batido tanto por Muricy quanto pelo Enderson.
A incidência anormal de distensões musculares, que assola não só os veteranos como também os mais jovens, é um fato que deveria ser tocado de imediato, principalmente depois que Enderson declarou categoricamente que o período de treinamentos na Granja Comary visou unicamente melhorar as condições físicas dos atletas.
Pois bem, ao contrário do técnico marqueteiro, que colocou toda a culpa na estrutura do clube, Abel encarou o problema de frente e declarou que alguma coisa estava errada.
Paralelamente Cristiano Nunes, o preparador físico de sua comissão técnica, revelou a necessidade de trabalhos diferenciados para Deco e Fred para fortalecimento dos músculos.
Abel conversou também com Victor Favilla, coordenador médico, para saber detalhes sobre o procedimento adotado.
O Treinamento dos Goleiros
A preparação de goleiros, outro problema crônico, também tende a melhorar. Marquinhos, o novo treinador de goleiros, passou a dar ênfase aos treinamentos de saída do gol, deficiência recorrente há vários anos.
 Fernando Henrique, Ricardo Berna e Rafael nunca apresentaram melhoras nesse quesito, o que faria qualquer leigo desconfiar que a origem do problema estivesse mais no treinamento técnico do que propriamente nas habilidades dos atletas.
Já no treino de hoje, o preparador de goleiros Marquinhos insistiu nesse ponto, muitas vezes responsável por derrotas incríveis, treinando à exaustão todos os goleiros do elenco nesse fundamento.
Alterações na Equipe
Pelos treinos da semana, a tendência é que Abel dê uma nova oportunidade a Diego Cavalieri.
Ricardo Berna não é um mau goleiro, mas há algum tempo vem alternando bons e maus momentos. Com o treinamento adequado poderá em breve estar brigando novamente pela posição.
O treinador tem passado a impressão de que pretende que sua equipe jogue como aquela campeã estadual de 2005.
Edinho jogará parecido com o que fazia Marcão, volante que recuava para a zaga quando o time era atacado.
O segundo volante de 2005 era o Diego Souza na plenitude da forma. Para o jogo com o Bahia, devemos ir de Valencia mesmo, mas quem sabe essa vaga não sobra para o Souza quando o Deco retornar?
Por falar em Souza, com a contusão de Deco, ele deverá voltar ao meio de campo, o que corrigirá o equívoco inexplicável de seu afastamento até do banco de reservas, barrado por quem nem mais faz parte do elenco.
Após observar Julio Cesar por diversas vezes, Abel parece que resolveu dar uma chance ao Carlinhos. É mais ou menos trocar seis por meia dúzia, mas pode ser que a empolgação do Carlinhos em recuperar a posição lhe dê um gás adicional.
Leandro Euzébio, recém operado, voltou a ter problemas no mesmo joelho. Que coisa, heim? A entrada de Marcio Rosário é a pedida natural, já que parece que desistiram definitivamente do André Luiz.
Aí está um setor para o qual Abel terá que estar com atenção redobrada, pois a necessidade de pelo menos um zagueiro clássico se faz necessária. Ah que saudades do Thiago Silva!
Para o ataque, embora tenha declarado de que não deseje jogar com dois homens de área, pode ser que Rafael Moura e Fred apareçam juntos novamente. A alternativa é Ciro, que finalmente teve sua situação regularizada.
Como Fred desfalcará a equipe por sete rodadas, talvez fosse uma boa jogar parte do tempo com a dupla Ciro e Rafael Moura, porque com a contusão do Araújo as demais opções são de doer.
Confio no Abel e creio que ele conseguirá transformar o caos que encontrou num time que jogue pra frente e que ainda dará muitas alegrias a sua torcida.
A equipe para domingo deverá ser formada assim: Cavalieri, Mariano, Gum, Marcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Valencia, Souza e Conca; Rafael Moura (Ciro) e Fred. Ainda tem o Diguinho correndo por fora para o lugar do Valencia.
E DÁ-LHE FLUZÃO!

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo blog.