quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Confiança 1 x 1 Fluminense. E a questão continua: onde estará aquele time de guerreiros?


Foi uma estreia decepcionante. Apesar de ter tido doze dias para treinar, fato que serviu para Cuca justificar a eliminação na Taça Guanabara, o time realmente não jogou nada.

Aos poucos, Cuca está ressuscitando o meio campo dos horrores, semelhante aquele que ele mesmo havia desmontado, só que com outros personagens. Afinal esperar que armação de jogadas parta de um trio de volantes formado por Diogo, Willians e Everton é o mesmo que tentar viver no deserto sonhando com nova chuva de maná. E o resultado, como não podia deixar de ser é a consequente queda de produção do Conca, responsável único pela criatividade da equipe.

Decididamente, Willians não é o cara. Já havia demonstrado isso no Palmeiras com fracas atuações, que culminaram com sua dispensa no final do ano passado. No Fluminense não tem sido diferente, já não havia dado certo quando testado como atacante e agora comprovou que nem como volante, armador, sei lá, poderá ser útil ao Tricolor. E vejam que até agora só jogou contra time fraco.

Em sua análise pós-jogo, Cuca declarou que “O Confiança entrou com uma disposição maior que a nossa no primeiro tempo” e é justamente por isso que volto a perguntar: cadê o time de guerreiros?

Cuca precisa usar de toda sua “experiência psicológica” para de uma vez por todas colocar nas cabeças de seus comandados que, à exceção de Conca e Fred, os demais só terão condições de envergar a camisa tricolor se passarem a se doar em campo durante todos os noventa minutos, como fizeram naquela mágica arrancada do ano passado.

Ah, ainda temos o Maicon, dirão alguns. E daí, se ele passa mais tempo no departamento médico do que em campo? Antes de mais nada ele precisa decidir o que quer ser, se um jogador de futebol ou um velocista para que o Ronaldo Torres possa programar adequadamente seus treinamentos físicos. O que não é aceitável é que ele sempre esteja fora nas ocasiões mais importantes, o tem acontecido desde que ganhou a titularidade, como nos últimos jogos do Brasileirão, finais da Sul-Americana e semifinal da Taça Guanabara.

O empate, em termos da competição, não foi ruim porque a decisão será no Maracanã, mas se for levado em consideração que foi obtido contra uma equipe que em seu campeonato regional não vencia a quatro jogos, dos quais perdeu dois, o resultado foi decepcionante.

Sobre o jogo em si nada a acrescentar, a não ser a fraquíssima atuação do Fred, embora o craque tenha crédito de sobra. Sobre a perda do penalti, a tal da paradinha transformou-se na própria crônica de uma tragédia anunciada, porque bastaria que um goleiro com um pouco mais de tutano permanecesse estático sob os paus para que ela se tornasse inócua. Foi por pensar assim que o Roni foi elogiado na postagem após a eliminação do Flamengo na Sul-Americana, por converter o penalti sem aquela frescura de paradinha.

A destacar ainda a boa estreia do Wellington Silva, embora a promessa apresente a mesma deficiência de todos os atacantes revelados em Xerém, a pouca familiaridade em acertar a meta adversária, tanto assim que o clube só consegue revelar bons zagueiros, laterais, volantes e meio campistas. Isso, porém, deverá ser problema do Arsenal para o qual Wellington já foi vendido a preço de banana, como sempre.

E apesar de todas as dificuldades, DÁ-LHE FLUZÃO!

2 comentários:

Marcio Cardoso disse...

Alô grande Hélio,

valeu pela revisão do jogo - não há a menor chance de assistir a esta Copa do Brasil daqui do Texas. Olha, esta história de paradinha é uma frescura perigosa para o atacante. Só o Pelé fazia direito, e mesmo assim dá para ver nos vídeos que ele se movia rápido para caramba, quebrava o ritmo por meio segundo e mandava ver. bem diferente destes caras que vão em câmera lenta para a bola. Se lembra do Sócrates na Copa de '86? Deu certo contra um dos times e depois o goleiro francês ficou parado e pegou com facilidade. Considero aquela cobrança anti-profissional, ainda mais saindo do capitão. O Fred é um pouco melhor neste aspecto.
Bem, chega de reclamar de paradinha. Triste saber que a promessa Wellington já está de malas prontas para abandonar as Laranjeiras. Vem aqui, não tem candidatos à diretoria com alguma proposta séria de acabar com esta brincadeira? Como vc falou, daria para montar um grande esquadrão com a prata-da-casa dos últimos anos.

Blog do Vascão disse...

Eu também esperava que o meu Vascão eliminasse o jogo de volta, mas fazer o que né, os pequenos estão se reestruturando ou os grandes estão se apequenando.

Abraço
Jeferson