segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fluminense 2 x 1 Atlético-PR. A dois pontos da redenção!

. (crédito da foto: globo.com.br)
.
Mais uma vez o Fluminense venceu. Venceu com categoria e determinação um adversário bem armado e difícil de ser dobrado. Provou que no momento é uma das melhores equipes do Brasil e que se essa reestruturação tivesse sido concebida há mais tempo provavelmente estaria disputando não a saída da degola, mas sim a briga pelo título.
.
Fato bem palpável porque raros são os times que disputam o Campeonato Brasileiro que possuem em seus elencos dois craques fora de série, que realmente desequilibram. A rigor só a dupla Fla-Flu possui essa condição, o Flamengo com Adriano e Pet e o Fluminense com Conca e Fred. E notem, caros tricolores, se a ganância da Traffic não atrapalhar, poderemos em breve dizer o mesmo de Maicon e Digão. Espero que pelo menos dessa vez o Horcades mantenha os olhos bem abertos e não permita que essa parceira inconveniente se aproveite do patrimônio do clube.
.
Se procurarmos nos demais, poderemos encontrar um, mas nunca dois. O São Paulo, por exemplo, tem um fora de série, Rogério Ceni. O resto da equipe é constituído por vários bons jogadores, acima da média até, mas nenhum super craque ao nível do Rogério.
.
O Palmeiras tem o Marcos e o Diego Souza, que também está acima da maioria, mas não chega a ser "aquele que desequilibra". O Cruzeiro tem o Gilberto, poderia ter o Kleber, mas como está contundido não conta.
.
Nos demais, procurei exaustivamente e não consegui achar nenhum do quilate dos citados.
.
Foi uma pena a contusão do Fred, contusão essa ocasionada pela insistência em colocá-lo para jogar sem as condições físicas ideais. Ainda bem que esse amadorismo já deixou o clube, embora suas sequelas ainda sejam sentidas, principalmente o inchaço do elenco.
.
Bem, voltando ao jogo de ontem, praticamente todo mundo brilhou. Nota-se a integração total do grupo, principalmente nas comemorações dos gols. Nesse pormenor, destaque para Fernando Henrique, que comemorou o do Maicon como se fosse uma criança. O profissionalismo e a maturidade demonstrados os credenciam a permanecer no elenco para 2010. É como disse o Fred: “Estamos formando uma família. Entre nós, jogadores e também com a torcida.
.
O fato preocupante é que os atletas estão cansando. Alguns não conseguem mais manter o mesmo ritmo durante toda a partida e com isso o padrão de jogo cai drasticamente. O final de ontem foi um alerta, um sufoco que não teria ocorrido em condições normais.
.
Cuca enxergou parte do problema. Viu que o Atlético estava se criando para cima do Dieguinho e alterou a equipe. Do alto da arquibancada de onde me encontrava, não foi difícil observar que o nosso lateral estava sendo envolvido não por estar cansado e sim porque estava faltando a cobertura para acabar com os frequentes 2:1 impostos espertamente pelo Antônio Lopes.
.
Marquinho poderia ter entrado no lugar de Diguinho, que aquela altura já se arrastava em campo e não cobria mais ninguém.
.
Outro que estava extenuado era o Fred. A partir dos trinta minutos não conseguia concatenar uma jogada com precisão, a velha história: o cérebro mandava e o corpo não obedecia. Talvez fosse a hora de substituí-lo pelo Alan, afinal o placar estava 2 a 0.
.
E Tartá no lugar do Maicon, a substituição perfeita. A entrada de Maurício nada acrescentou. Fico a imaginar como deve estar ruim o condicionamento do Urrutia para que não seja utilizado nem nos minutos finais de uma partida.
.
Quarta-feira, outra batalha pela Sul-Americana. Digão e Diguinho, suspensos no Brasileirão, deverão jogar, mas no lugar do Cuca pensaria seriamente em deixar Fred ou Maicon de fora, pelo menos um tempo. Creio que o ideal mesmo fosse começar com o Fred no banco, só utilizando-o em caso de extrema necessidade.
.
É isso, Torcida Tricolor. Continuemos apoiando que o calvário está perto do fim.
.
E DÁ-LHE FLUZÃO! E DÁ-LHE CUCA!
.
.

------------------------------------------------------------------------------
.
.
WASHINGTON DAY
(crédito da foto: terra.com.br)
.
O domingo também marcou outro fato expressivo: a divulgação da campanha para arrecadar fundos para ajudar no tratamento da doença de Washington, centro-avante que nos anos anos 80, ao lado de Assis, formou o famoso "Casal 20".
.
Washington, que tantas alegrias proporcionou à Torcida Tricolor, merece o carinho e o apoio de todos para vencer essa batalha, muito mais dura do que aquelas vencidas por ocasião do tri-campeonato carioca e o título nacional.
.
A campanha continuará e Fluminense e torcedores que a idealizaram informarão ainda nessa semana o número de conta bancária a ser aberta para esse fim.
.
Caro Tricolor, dê uma forcinha, pois o total depositado será revertido ao Washington para ajudar a custear seu tratamento. O ídolo merece.
.

3 comentários:

Pedro disse...

Ontem foi mais uma bela exibição do time. Vitória justa, merecida.
Se não foi brilhante, jogou um futebol objetivo, eficiente e com muita raça.
A vitória foi dura, difícil, porem merecida. O time do Atlético vendeu cara a derrota.

Destaques para Maicon, Digão, Conca (como sempre).
Fred foi decisivo, mas ontem, realmente lhe “faltaram pernas”.
Os seus constantes deslocamentos para puxar a marcação e ajudar a defesa nos escanteios adversários realmente deixaram nosso craque exausto.
Sem contar que a marcação em cima do Fred está cada vez mais forte.

Nos últimos 10 minutos, o Atlético estava com muito mais gás que Flu. O time realmente está dando sinais de cansaço por conta desta seqüência de "decisões".
Mas se por um lado o gás está diminuindo, a confiança da equipe e o respeito dos adversários está aumentando.
Mas o time é repleto de garotos, jovens. Acredito que eles consigam manter a pegada até o final da temporada.

No Brasileiro, ainda temos algumas peças de reposições como o Urrutia, Equi Gonzales e Tartá. Sem contar o Dieguinho, que hoje figura entre os 11 titulares do Cuca.

Porém, como já foi colocado algumas vezes neste blog, estas opções que eu acabei de citar não estão inscritas na Sul-Americana, por pura incompetência dos que se foram.
Mas isto é uma outra longa história que não vale a pena ficar remoendo agora....

Aliás, vamos ver quem o Cuca escala para substituir o suspenso Diguinho contra o Sport.
Se ele não colocar o Urrutia é porque “el pato” deve estar realmente fora de forma.

Para terminar:
Muito boa esta foto do Washington saudando a linda torcida tricolor.
Ontem pinguei um din-din na urna contribuindo para a campanha.
Quem ainda quiser contribuir, além da possibilidade de depósito em conta, existe a opção de comprar uma camisa da campanha "Washington day" a venda nas Laranjeiras.
(R$ 30,00).

Esta bela campanha foi um gol de placa !!!

Saudações Tricolores
Pedro

Blog do Vascão disse...

Quem diria que ao mesmo tempo vai ser o Campeão da América do Sul e pode ser rebaixado, quem ver esta notícia la fora dirá que o futebol no Brasil é tão forte que até um time de série B conquista a América hehehe.

Mas na minha opinião cai o Bota e o Flu se salva.

Abraço
Jeferson

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Times financiam falta de idoneidade no brasileirão 2009
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.