domingo, 19 de julho de 2009

Fluminense 1 x 4 Goiás. Urge medidas enérgicas.

.
Foi preciso esperar o decurso de mais de vinte e quatro horas da catástrofe de sábado para poder concatenar as ideias e evitar que a ira contra aqueles que transformaram o querido Fluzão numa pantomima se sobrepusesse à razão.
.
O que me pergunto é o por que do Fluminense estar essa draga? Qual a principal razão dessa participação horrorosa, sem dúvida a pior dos últimos tempos? O que o estará transformando numa entidade caricata, distante anos-luz daquela agremiação poderosa e orgulho do futebol brasileiro?
.
Os torcedores mais lúcidos responderão em uníssono, a administração Horcades, o presidente que só abre a boca para falar asneiras e inconveniências.
.
A administração que traz em seu bojo um cidadão como o sr. José de Souza, que mesmo ocupando o cargo de Vice Geral, vem a público rebelar-se contra a própria administração da qual faz parte e não satisfeito ainda entra na Justiça contra o clube para exercer seus direitos. Pergunto friamente o que deverá estar almejando esse cara de pau?
.
Uma administração eivada de escândalos, dos quais o mais grave sem dúvida alguma foi aquele que ficou conhecido como "a farra dos ingressos", até hoje ainda não explicado de forma convincente.
.
Uma administração que tem um Tote Menezes que nada faz, além de esbravejar publicamente que irá punir quem não se empenhar; que tem Alexandre Faria, contratado para ajudar a montar uma grande equipe, com base em sua experiência no Atlético Mineiro, que havia sido rebaixado para a Série B.
.
E a parceria com a Unimed? Um patrocínio, cujo início parecia dotar o Fluminense de força para levá-lo novamente ao topo, aos poucos foi se transformando numa associação obscura a ponto de seu presidente, o Dr. Celso Barros ocupar o cargo de vice-presidente de futebol, passando em consequência a ditar normas, principalmente no que tange à contratação de jogadores.
.
Como já foi dito em outras oportunidades, não se pode tirar totalmente a razão do Celso Barros, pois afinal de contas o dinheiro em jogo era seu e não do clube. Creio que muitos dos tricolores se estivessem em seu lugar também não iriam deixar as contratações somente nas mãos de "Brancos e Cia". O modelo até que poderia ter dado certo se Celso conhecesse um pouquinho do esporte a que se propôs patrocinar e participar ativamente e não fosse apenas um rico torcedor apaixonado, sem nenhuma noção do mercado futebolístico.
.
A partir de então, o elenco começou a ficar inchado com uma quantidade excessiva de jogadores de segunda linha, contratada a peso de ouro, apesar da maioria estar amargando a reserva ou mesmo dispensada por seus clubes.
.
E a farra continuou a ponto do Fluminense receber de volta Thiago Neves por um período de quatro meses apenas e Leandro Amaral mesmo lesionado e tendo que se submeter a uma delicada cirurgia.
.
Seu pecado maior, entretanto, foi ter caído no canto da sereia de Renato Gaúcho, concordando em trazer para as Laranjeiras o horroroso Ygor, uma das causas, possivelmente a principal da perda da Libertadores. O desejo do amigo e parceiro foi atendido, mas o preço pago pelo Fluminense foi alto demais.
.
Horcades, por sua vez, não poderia parar por aí. Tratou de arrumar uma associação com a Trafic, cujos moldes ainda não estão inteiramente claros para os tricolores. A não ser o fato de atritos com a Unimed e da cessão dos direitos das revelações de Xerém e o possível boicote àqueles que não se acertaram com o "novo dono", nada de prático tem vindo à tona, o que faz com que a maioria dos torcedores já desconfiada que tem gente se dando bem, torça o nariz para ela.
.
Esse saco de gatos, essa fogueira de vaidades tem sido um câncer na vida do Fluminense e deverá perdurar até que a maioria dos tricolores resolva se unir e votar decentemente nas próximas eleições. Até lá, antevejo frustrações mil.
.
-----------------------------------------------------------
.
Sobre a catástrofe, recuso-me a comentar. Apenas algumas observações pinçadas durante o jogo.
.
Ricardo Berna não é o cara. Apesar de ficar com o pé atrás depois daquelas falhas grotescas contra Cruzeiro e Internacional no campeonato passado, a vontade de se livrar de Fernando Henrique ofuscou minha mente e passei a fazer coro com muita gente, solicitando uma chance ao eterno reserva. As seguidas falhas contra Avaí, Corinthians, Internacional e o vexame de ontem fazem-me dar a mão à palmatória e pedir a volta de FH, pelo menos até o clube contratar algum goleiro digno das tradições tricolores.
.
Leandro Amaral está completamente fora de forma. Pelo andar da carruagem ainda vai necessitar de muito tempo para apresentar um futebol pelo menos razoável. Não pode e não deve ser escalado para jogar uma partida inteira, no máximo 45 minutos e assim mesmo dependendo do andamento.
.
No primeiro tempo contra o Goiás, Leandro estava completamente perdido em campo. Parecia um peladeiro do aterro, não sabia onde se posicionar. Houve uma boa jogada com Kiesa pela ponta direita, que acabou num centro para a área e onde estava o Leandro? Lá atrás na intermediária, fazendo o quê ninguém sabe. Não vou nem comentar sobre os dois gols perdidos no início do segundo tempo quando o placar ainda era favorável ao Flu.
.
Vinicius Eutrópio reclamou da pressão da torcida contra Leandro, justificando que o atleta estava há muito sem jogar e que precisaria de tempo para voltar à forma. É isso mesmo Vinícius, então por que você não o põe aos poucos em vez de deixá-lo em campo apenas fazendo número?
.
E por falar em Vinicius, que coisa feia hein! Depois de um longo e tenebroso inverno quando o clube consegue contratar alguém para resolver o problema da lateral direita, ele resolve deslocar o Ruy para o meio campo e voltar com Mariano, Diogo, etc. E o que será que ele acha que vai conseguir jogando os garotos na fogueira, resolver o que os experientes são incapazes? Quanta invenção!
.
De positivo as apresentações do Conca, como sempre, Ruy, Kiesa e João Paulo. Esse quarteto juntamente com Fred e Diguinho e outro goleiro __ QUALQUER UM __ poderão surpreender o Galo.

----------------------------------------------------------
.
Os jornais de hoje dão conta que Celso Barros resolveu aceitar a proposta do Muricy feita na semana passada. Por que não o fez naquela época? Será que tinha esperança que o Eutrópio tirasse coelhos da cartola?
.
O pior da notícia é que se Muricy não aceitar, hipótese mais do que provável, Renato Gaúcho já está de sobreaviso. Será que teremos que aturar novamente o narcíseo falastrão? Será que o Ygor vem também? A torcida tricolor não merece tanta cretinice.
.
-----------------------------------------------------------

Não sei se ainda devo dizer, mas vá lá: DÁ-LHE FLUZÃO!
.

Um comentário:

Tricolor! disse...

Agora que Inês é morta, resta-nos torcer para que ao menos o Renato tenha aprendido algo com as inúmeras e severas (e algo justas) críticas que recebeu.

Que tenha amadurecido e aprendido a fechar mais (muito mais) a boca. Que nos poupe de seu espírito pavão e comentários impertinentes.

E, se não for pedir muito, que também (quem sabe!...) tente treinar esquemas táticos e jogadas ensaiadas.