terça-feira, 11 de novembro de 2008

Fluminense o mais "roubado" no Brasileirão!

.
Matéria publicada no site globo.com relaciona os erros de arbitragem ocorridos no campeonato desse ano. O Fluminense foi o mais prejudicado, tendo sido garfado em 8 (oito) pontos. O maior beneficiado foi o São Paulo, que sem esses erros não estaria ocupando a liderança.
.
É claro que o Muricy partiu em defesa dos árbitros, alegando que ninguém erra propositalmente. Esse, porém, é um argumento questionável haja vista o recente caso do Edílson, ensejo que serviu de base para alterar o vencedor do campeonato de 2005 e também o escabroso caso do Ives Mendes quando, sob seu beneplácito, árbitros foram subornados descaradamente e nada aconteceu.
.
É lógico que não se pode ter a leviandade de afirmar que houve má fé. Provavelmente não houve. Houve sim um descaso ou inabilidade da Comissão de Arbitragens da CBF ao escalar árbitros despreparados ou inexperientes, que acabaram se transformando em árbitros "caseiros" com a tendência marcante de beneficiar o time da casa ou o de maior torcida.
.
O caso do nosso Fluminense é o mais gritante, pois o time tem sido prejudicado até mesmo em jogos no Maracanã. Não se trata de choro de perdedor, pois isso é coisa de botafoguense, mas a insistência dos responsáveis em escalar árbitros de segunda linha para os jogos do Fluminense foi de tal monta, que só após a revolta do Horcades ao término do jogo com o Vitória, a coisa melhorou.
.
É por isso tricolores que não devemos perder a fé na equipe, pois mesmo com os desmandos de um técnico falastrão e contratações equivocadas, tudo sob a complacência de uma diretoria pouco atuante, a situação poderia estar bem mais tranquila.
.
A pesquisa jornalística cita 4 (quatro) jogos em que o Fluminense foi nitidamente prejudicado: Sport, Coritiba, Santos e Vitória. Acrescentaria a ela o Fla-Flu, pois tenho muitas dúvidas na posição do Sambueza por ocasião do passe que resultou no gol de empate do Flamengo.
.
Não fossem esses erros absurdos, o Fluminense teria hoje 45 pontos, ocupando a décima-primeira colocação na tabela. O líder seria o Grêmio com 62 pontos, seguido de Cruzeiro com 61 e São Paulo com 59.
.
O teor completo da matéria com os critérios adotados e a comparação entre a classificação atual e aquela se não tivesem ocorrido os erros estão disponíveis no http://globo.com/

Nenhum comentário: