sexta-feira, 8 de abril de 2016

Tombense 0 x 3 Fluminense. O primeiro passo para o bi!

Quando bem administrado, o Vale das Laranjeiras dá bons frutos.
 (fotos: Nelson Perez / FFC)
Confesso que me empolguei demais com as primeiras exibições do Fluminense nessa nova fase.
Até nas ocasiões em que o time não andou bem meu otimismo beirou as raias da irracionalidade só de saber que finalmente, depois de mais de dois anos, o Presidente havia se convencido de que não dava mais para apostar em técnicos emergentes, alguns com futuros promissores até, mas ainda sem a bagagem necessária para comandar um clube do porte do Tricolor.
Por isso mesmo deixei de comentar os últimos três jogos do campeonato carioca, justamente para não passar a imagem de torcedor deslumbrado.
Embora ainda seja cedo para formar um conceito definitivo, é inegável que a chegada de Levir fez o time crescer.
O que antes parecia um bando correndo atrás da bola, uma verdadeira nau sem rumo, agora se apresenta como um time de futebol.
A simbiose do novo treinador com o elenco foi perfeita.
Levir surgiu como que um catalizador para fazer jogadores que quase nada produziam melhorarem consideravelmente seus desempenhos.
Os números provam: cinco vitórias e três empates em três clássicos, presença na final da Primeira Liga, liderança no Rubinhão e eliminação do jogo de volta na Copa do Brasil, fato que há tempos não ocorria.
O posicionamento do setor defensivo apresenta sensíveis melhoras, ainda que muita coisa precise ser corrigida.
Individualmente Henrique e para surpresa minha até o Gum pararam de falhar seguidamente e hoje consigo ver os jogos sem tantos sobressaltos.
Com o decorrer das partidas e dos treinamentos, quando possíveis, a tendência é a de melhorar cada vez mais.
 Levir, entretanto, não é milagreiro e deverá ter dificuldades para impor suas convicções enquanto o Fluminense dispuser desse elenco bastante desbalanceado.
Precisamos de um lateral esquerdo de bom nível porque dificilmente Jonathan e Wellington Silva aguentarão a sequência desse imbecil calendário brasileiro.
Um meia de renomada qualidade também será essencial, visto que já perdemos o Diego Souza e saída de Gerson está se aproximando.
Mas não pode ser um meia qualquer, desses empurrados por empresários como o que está sendo ventilado pela mídia. Tem que ser alguém cascudo, como o Thiago Neves, por exemplo.
Se não for possível é melhor não trazer ninguém e deixar como está. Contratar por contratar trará piores resultados dos que os obtidos com a mescla da molecada da base e os experientes atuais.
A diretoria deve ter sempre em mente as contratações errôneas de Bittencourt, que nada acrescentaram em termos de bons desempenhos e obtenção de títulos.
Repetir o erro é passar atestado de incompetência.
Para o ataque Richarlison pelo que dizem dele e que os torcedores ainda não conseguiram ver pode ser uma solução, caso contrário precisaremos de alguém que saiba chutar com mais precisão.
Fred, quando recuperar suas condições físicas, terá tudo para engrenar com a nova filosofia de trabalho. Só resta esperar.
Enquanto isso, vamos apelar para as revelações de Xerém.
E por falar nisso, gostaria que Levir desse uma boa olhada no Matheus Alessandro, atacante do sub-20, que tem demonstrado melhor habilidade para driblar do que todos os componentes do elenco atual. Bem trabalhado poderá ser uma das maiores revelações dos últimos anos.
Sobre o jogo contra o Tombense, resta pouco a acrescentar ao que foi dito e escrito pela mídia em geral, porque afinal tirando os três ou quatro primeiros minutos de jogo em que os mineiros fizeram alguma graça, o resto foi um massacre total.
E DÁ-LHE FLUZÃO!
DETALHES:
COPA DO BRASIL – PRIMEIRA FASE – JOGO DE IDA

Tombense 0 x 3 Fluminense

Local: Estádio Soares de Azevedo, Muriaé, MG; Data:06/04/2016
Árbitro: Felipe Duarte Varejao (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
Gols: Gerson, aos 28' e Marcos Junior, aos 38' do primeiro tempo; Marcos Junior, aos 30' do segundo

Tombense: Darley, Mário Saldivar, Matheus, Wellington Carvalho e Paulo Otávio; Doriva, Jean Batista, Gelson (Joílson, intervalo) e Leandro Aguiar (Rodney, intervalo); Daniel Amorim (Marcelo, 25'/2ºT) e Teco. Técnico: Ney da Matta.

Fluminense: Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Gerson (Edson, 15'/2ºT) e Gustavo Scarpa; Marcos Junior (Giovanni, 32'/2ºT) e Fred (Magno Alves, 15'/2ºT). Técnico: Levir Culpi.


---------------------------------------------------------------------------------------------


DETALHES DOS JOGOS ANTERIORES:


Fluminense 3 x 1 Madureira

Local: Estádio Cláudio Moacyr, (Moacyrzão), Macaé, RJ; Data: 02/04/2016
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Gabriel Conti Viana (RJ)
Gols: Gustavo Scarpa, aos 5', Jorge Fellipe, aos 7' e Cícero, aos 26' do primeiro tempo; Cícero, aos 13' do segundo.
Cartão amarelo: Fred

Madureira: Rafael, Formiga, Leozão, Jorge Felipe e Ayrton; Willian Oliveira, Resende (Gustavo Onofre, 27'/2ºT), Jéferson (Bruno, intervalo); Arthur Faria, João Carlos e Carlos Antonio (Paulo Renê, 16'/2ºT). Técnico: Alfredo Sampaio.

Fluminense: Cavalieri, Jonathan (Wellington Silva intervalo), Gum, Henrique e Giovanni; Pierre, Douglas (Danielzinho 16'/2ºT), Cícero, Scarpa e Marcos Junior (Felipe Amorim 19'/2ºT); Fred. Técnico: Levir Culpi.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Bangu 0 x 1 Fluminense

Local: Estádio Edson Passos, Rio de Janeiro, RJ; Data: 30/03/2016
Gol: Guilherme (contra), aos 19' da etapa final
Cartão Amarelo: Scarpa

Bangu: Celio, Leo (Marlon, 37'/2ºT), Rafael Henrique, Arthur Sanches e Guilherme; Junior, Giovanni, Magno e Almir; William Amendoim (Mauro Silva, 23'/2ºT) e Igor (Carlinhos, 23'/2ºT). Técnico: Mario Marques

Fluminense: Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Gerson (Douglas, intervalo) e Scarpa; Osvaldo (Marcos Junior, intervalo) e Fred (Magno Alves 29'/2ºT).  Técnico: Levir Culpi

--------------------------------------------------------------------------------------------

Fluminense 3 x 0 Boavista

Local: Estádio Los Larios, Rio de Janeiro, RJ; Data: 27/03/2016
Gols: Osvaldo, aos 6' e Luiz Alberto (contra) aos 12' do primeiro tempo; Cícero, aos 39' do segundo.
Cartões amarelos: Pierre, Gum e Marcos Junior.

Fluminense: Cavalieri; Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Gerson (Douglas, 28'/2ºT) e Scarpa; Osvaldo (Marcos Junior, 43'/1ºT) e Fred (Magno Alves, 13'/2ºT). Técnico Levir Culpi

Boavista: Vinicius, Thiaguinho, Luiz Alberto e Romarinho; Douglas, Julio Cesar, Guilherme (Luquinha, 33'/1ºT) e Reinaldo ( William Maranhão, 23'/2ºT); Leandrão e Matheus Paraíba ( Thiago Silva, 23'/2ºT). Técnico: Rodrigo Beckham. 

Nenhum comentário: