quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Fluminense 3 x 0 LDU. Faltou muito pouco!

.
Mais uma vez o Fluminense demonstrou ser um time de respeito. Dominou a LDU que, diga-se de passagem, só joga na altitude e só não conseguiu reverter a diferença por detalhes.
.
Nervosismo e ansiedade foram os principais fatores, a conivência do árbitro com a cera dos equatorianos, a não marcação de um penalti claro e principalmente o destempero do Fred num momento crucial evitaram o título que poderia ter vindo. Com nosso artilheiro em campo, a tarefa hercúlea certamente estaria mais perto de ser concretizada, afinal ainda faltavam dezessete minutos e mais os acréscimos para o quarto gol salvador.
.
Mas não podemos crucificar o Fred. Sua atitude inadequada deve ser perdoada. Afinal, são mais de dois meses de pressão total, jogando contra tudo e contra todos, com o apoio apenas da maravilhosa torcida tricolor. Não fossem os seus gols decisivos nas partidas anteriores e o Fluminense nem chegaria às finais. Sua ausência serviu para confirmar que sem ele o Fluminense não consegue fazer os gols. Nossa diretoria deve se conscientizar que a montagem do elenco do próximo ano não poderá prescindir de mais um atacante goleador de fato.
.
Adeilson também perdeu uma chance clara logo no início do segundo tempo. Por pura afobação chutou para fora uma bola que poderia ser gol se fosse atrasada para Marquinho, muito melhor posicionado e mais equilibrado para arrematar com sucesso.
.
Foi bem substituído pelo Cuca, justamente pela intranquilidade demonstrada na maior parte do jogo. A escolha do substituto é que não foi inspirada. Conquanto Ruy tenha entrado com garra, nada fez de positivo. Praticou um monte de faltas bobas, que serviram para os catimbeiros da LDU fazerem cera e quase fez falta no goleiro por ocasião do terceiro gol. Faltou tranquilidade e, no frigir dos ovos aquilo que a torcida já sabe, faltou categoria. Kiesa teria sido uma opção mais inteligente.
.
Ainda que sem conseguir o título, a Torcida Tricolor ficou orgulhosa com o comportamento do Fluminense. Desenvolvendo um futebol envolvente, jogado com garra inigualável, os atletas tricolores nunca desistiram de lutar, mesmo com os equatorianos caindo em campo o tempo todo, sob a complacência do árbitro, que ainda fazia questão de amarrar o jogo o quanto pode. Foram merecedores dos aplausos que receberam da torcida de pé.
.
Se continuar a jogar desse jeito em 2010 desde o início, o Fluzão será forte candidato em todas as competições que participar. E se a diretoria tiver a sabedoria de dispensar as malas que ainda existem no plantel e que viraram autênticos "come-dormes", precisará apenas contratar uns três ou quatro jogadores de nível para tornar o Fluminense o grande papão do ano.
.
Mas não é hora para lamúrias. O Fluzão jogou bem, não tomou conhecimento do bom time da LDU e agora terá a batalha final contra o Coritiba, onde uma vez mais não poderá perder. Time por time, o nosso é melhor, está desgastado é verdade, mas a garra até então demonstrada faz com que os tricolores de todos os cantos do país acreditem na vitória.
.
.
E DÁ-LHE FLUZÃO!
.
.
-------------------------------------------------------------------------------
.
NÚMEROS DA SUPERIORIDADE TRICOLOR NO JOGO COM A LDU
.
Posse de bola: Fluminense 59%, (desses 85% do meio-campo para a frente); LDU 41%.
.
Finalizações: Fluminense: 22; LDU: 5
.
Defesas: Rafael: 1; Dominguez: 7
. Gols: Fluminense: 3; LDU: 0
.
(crédito da foto: terra.com.br__EFE).

9 comentários:

Blog do Vascão disse...

Cara realmente não existe justiça no futebol, se não vocês seriam campeões, se orgulhem deste elenco que mostrou raça e amor a camisa, torço pelo sucesso de vocês domingo, é o mínimo que esse time merece.

Abraço
Jeferson

Helio R.L. disse...

Caro Jeferson,

Dessa vez não deu, faltou o quase. Domingo tenho certeza que vai dar.

Forte abraço e saudações Tricolores.

Marcio Cardoso disse...

Alô Hélio,

assisti ao jogo aqui dos EUA pelo canal Fox Esporte en Espanol. os comentaristas torciam pelo LDU do jeito que se torce pela seleção do seu país (talvez o cara fosse equatoriano). Valeu pela luta do Flu mas me pareceu que o time não foi apanhar as medalhas de prata no palco no meio do gramado? Se foi o caso, achei uma atitude deselegante. Temos que valorizar um vice-campeonato depois de tanta luta, ainda mais que jogamos contra um adversário leal e esperto e bem menos violento que os uruguaios e argentinos dos velhos tempos.

Quero ainda acrescentar que é muito importante o Flu continuar disputando com galhardia torneios internacionais de expressão como a Libertadores e a Sul-Americana. Os narradores da Fox já estão chamando o nosso time de "Flu" e comentando que é uma das forças brasileiras "do momento" (eles não conhecem a ilustre história do tricolor, o que é compreensível). Então eu acho que se o Flu ganhar uma Libertadores viraremos uma referência no futebol mundial junto com outros clubes brasileiros como o São Paulo, Flamengo e Santos (que até hoje é lembrado por aqui por conta da era Pelé).

Helio R.L. disse...

Caro Marcio,

Veja como pagamos caro por uma escolha mal feita. Nossa diretoria acéfala, não satisfeita com a perda da Libertadores, voltou a contratar a comissão técnica do churrasqueiro fanfarrão. Não deu outra, com aquela mania de fugir da responsabilidade, já que não queria disputar a Sul-Americana, deixou de inscrever vários atletas,entre eles Fred, Dieguinho e Tartá, preferindo Radamés, Augusto e outras malas.

Resultado: o Fluminense ficou impossibilitado de contar com eles e também com Urrutia e González.

Quando o Cuca afastou as malas,o Flu só podia substituir três dos inicialmente inscritos. Foi quando entraram Adeilson, Gum e Fred.

Sem poder contar com Tartá, Urrutia e González e as contusões do Maicon e Digão, o plantel da Sul-Americana ficou limitado e a consequente estafa foi a responsável pela derrota de 5 x 1

Note que já tinhamos jogado lá duas vezes (0 x 0 e 4 x 2)e a LDU nunca conseguiu impor uma diferença tão grande. No Maracanã, jogamos três vezes e ganhamos as três (1 x 0, 3 x 1 e 3 x 0).

Espero que tenham aprendido. Churrasqueiro Gaúcho nunca mais.

Saudações Tricolores.

Tricolor! disse...

Jogo muito bom. Memorável até. Tão bom que eu, que já tinha jogado a toalha, fiquei frustradíssimo ao final. Merecíamos o título.

Pra mim, houve 2 grandes baldes de água fria no jogo: a expulsão do Fred e a entrada do Ruy.

Quando aquele cabeçudo entrou, pensei: já era, isso é apelação. Espero que ele não seja "jogador de confiança" do Cuca por já ter jogado com ele pelo Botafogo.

O Ruy tem que estar na lista de dispensas no final do ano. Pensamento positivo.

Aliás, que tal começarmos a fazer a lista?

Aí vai uma sugestão inicial: Luís Alberto, Leandro Amaral, Fabinho, Edcarlos, WMonteiro, Ruy, Paulo César e Roni.

Alguém discorda?

Tricolor! disse...

Ah, e com medo de ser injusto, um último comentário: ficou-me a impressão de que o Conca (que jogou bem e estava bem marcado) poderia ter aparecido um pouco mais no jogo.

Anônimo disse...

Mais uma vez, ganhamos e não levamos.Mas como vocês devem ter visto, a torcida deu uma grande demonstração de amor e compreensão ao time. Como de hábito, fomos sacaneados pela torcida rubronegra que gritava o tempo todo: "LDU..LDU...LDU..."
Nos sinais, era comum a gente ver um cara comprando uma bandeira da LDU. Acho que a sacanagem faz parte da paixão pelo futebol.
Teve um cidadão que foi ao treino do mengão enrolado em uma bandeira da LDU!
Até aí, tudo bem. Afinal, o torcedor tem o direito de se manifestar. Mas esta do IMPERADOR, acho que foi um desrepeito aos amigos, que como ele vivem do esporte.
Imaginem o Fred autografando uma bandeira do Gremio após uma derrota do mengão no domingo.
Calma, isto é improvável. O flamengo vai vencer e eu vou torcer por ele.
Sabe por que? Eu não sou gaucho, muito menos paulista.
Sou carioca e BRASILEIRO.

Hamilton

Helio R.L. disse...

Tricolor,

A matéria postada logo após o jogo também considerou como fundamentais para a não obtenção do quarto gol a expulsão do Fred e a entrada do Ruy. Como dito na ocasião, Kiesa teria sido uma opção mais inteligente.

Sobre a sua sugestão de lista de dispensa, concordo com todos os nomes que lá estão. Colocaria também o Ricardo Berna, que nas vezes em que foi chamado a atuar falhou muito e ainda o Radamés e o Augusto, se ainda não tiver ido embora.

Apesar de não achar o Cuca essas maravilhas, continuaria com ele, já que agora ele acertou o time base. Se for para substituí-lo que venha um técnico de ponta, como Abel Braga ou Oswaldo de Oliveira, os únicos que fizeram o time jogar bola desde o ano de 2000.

Churrasqueiros, boleiros e técnicos emergentes não mais.

Saudações Tricolores.

Helio R.L. disse...

Hamilton,

Estranhei sua surpresa quanto ao comportamento do Adriano, afinal ele é parte inerente do império do mal.

Quanto à torcida urubu, não estou nem aí para as suas palhaçadas porque consigo antever o motivo de tanta inveja. É que nos últimos tempos o Fluzão ganha todas as decisões contra eles, a mais recente a própria Sul-Americana.E no campeonato desse ano só perdemos graças a duas lambanças do Fabinho, a antítese do futebol, que espero ver longe das Laranjeiras a partir de 31/12.

Quanto ao título, até estava pensando em torcer para o urubu, mas não dá e como os paulistas já eram se eles perdere, quem ganha é o Internacional. Pena que o regulamento permita esse time de ajuda proposital, como Corintians fez e o Grêmio está anunciando que vai fazer. Nessas atitudes é que se descobrem os marginais do esporte.

Saudações Tricolores.