segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fluminense 2 x 2 Figueirense. Dois pontos no ralo!


Que dureza, conviver com tantas escalações e substituições equivocadas. (foto: Terra.com.br / Dhavid Normando)


Um clube que quer ser campeão não  pode perder pontos em casa para os francos  atiradores do campeonato.


Não se deve esquecer de que o título do ano passado foi perdido devido a três exibições catastróficas: as derrotas para Atlético-MG, América-MG e Bahia, clubes que rondaram a zona de descenso durante todo o campeonato. E o pior: em pleno Engenhão.

Mesmo com os desfalques e  uma expulsão estúpida, a vitória poderia ter sido conseguida com tranquilidade até.

Estranhamente, porém, Abel provavelmente por  estar sofrendo de falta de criatividade crônica, voltou a se equivocar  e mais uma vez fez a torcida ver a vitória escapar pelos dedos.

Já estou ficando enjoado de ser tão repetitivo, mas o fato é que o nosso treinador não aprende e quase sempre repete os erros.

Senão, vejamos:

Durante toda a semana deixou no ar a dúvida em qual setor  o Thiago Neves iria atuar. 

Chegou a ensaiar treinamentos com Edinho, Jean, Wagner e Lanzini no meio de campo e Thiago e Marcos Júnior na frente.

Na hora H, porém, faltou coragem para abdicar de um atacante de referência e preferiu mantê-lo, ainda que só dispusesse para a função de um jovem muito verde e que ainda não conseguiu provar sua habilidade.

A decisão fez com que a equipe jogasse com um poste que em nada contribuiu para prender a bola no ataque.

Mas não para por aí as contradições do Abel. Na coletiva, ao ser perguntado sobre o fraco desempenho de Thiago Neves, justificou a má atuação pelo esgotamento natural  ocasionado pelo excesso de  empenho na sequência de vários jogos difíceis.

Como assim? O fato de Thiago estar estressado deveria ser mais um indicativo para colocá-lo no ataque, sem tanta obrigação de voltar para marcar.

Os contra-ataques poderiam ser puxados pelo Marcos Junior, Wagner  e Lanzini, que nesta opção estaria em campo desde o início.

Solução trivial, mas não para a cabeça do Abel.

Com a expulsão do Wallace e o consequente deslocamento de Jean para a lateral, a única opção seria mesmo a saída de Samuel para a entrada de um volante. O escolhido foi o Fábio, que não decepcionou. Jogou melhor que o Edinho até.

Abel ainda teria uma chance para se redimir aos 23’ da etapa final, por ocasião da contusão de Marcos Junior. Todos no estádio viram que era a hora de colocar o Lanzini e adiantar o Thiago Neves.  

Menos o Abel, que fez o feijão com arroz: trocou um atacante por outro, entrando com Matheus Carvalho, que como sempre,  nada fez de útil.

Como consequência, o time perdeu o poder de fogo e abriu chance para o Figueirense atacar até chegar ao empate num golpe de sorte, é verdade, mas o gol vale tanto quanto os do Fluminense obtidos em jogadas trabalhadas.

Mais tarde quando Wagner cansou é que Lanzini teve a sua oportunidade.

Decorriam 41’ de jogo e no pouco tempo em que esteve em campo  o argentino ajudou a reequilibrar a equipe, que chegou a tramar dois bons ataques, desperdiçados por Carlinhos e Thiago Neves.

Em resumo, nos seis minutos em que atuou, foi mais efetivo do que Samuel e Matheus Carvalho.

Espero que Abel Braga reflita sobre o fato.

E DÁ-LHE FLUZÃO!

DETALHES:

Fluminense 2 x 2 Figueirense

Local: Engenhão, RJ;   Data: 27/05/2012

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)

Assistentes: Jossemar Moutinho (PE) e José Wanderley da Silva (PE)

Gols: Marcos Júnior, aos 16’ do primeiro tempo e Caio, aos 12’, Wagner, aos 21’ e Pablo, aos 29’ do segundo

Cartões amarelos: Wallace, Jean (Flu); Toró, Canuto, Sandro, Guilherme Santos (Fig)

Cartão Vermelho: Wallace (Fluminense)

Fluminense: Diego Cavalieri, Wallace, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner (Lanzini, 41'/2ºT) e Thiago Neves; Marcos Júnior (Matheus Carvalho, 23'/2ºT) e Samuel (Fábio, intervalo). Técnico: Leomir.

Figueirense: Ricardo, Pablo, Canuto (João Paulo, 33'/2ºT), Sandro e Guilherme Santos; Ygor, Túlio, Toró (Fernandes, intervalo) e Roni; Caio (Luiz Fernando, 41'/2ºT) e Julio Cesar. Técnico: Argel.


Eta "uniformizinho" horroroso!

3 comentários:

TRICOLOR SEM LIMITES disse...

acho que o fluminense deveria jogar com Lanzine,w.nem e marco junio,o time ia ficar imbatível!!!mas vá dizer isso pro Abel!!!

Tricolor! disse...

Quanto ao uniforme: esse aí só não é mais feio do que aquela aberração desbotada de 2005.

Se querem fazer gracinhas com o uniforme, que o façam com o número 3, jamais com o número 1. Qual torcedor gosta de ver a camisa de seu time tão descaracterizada?

Os gênios do pseudomarqueting da moda esportiva devem entender muito mais de passarelas do que de gramados.

Só isso explica.

Saudações Tricolores!

Sara disse...

A verdade é que eu tive a sorte de ver esta equipa eu acho que é o melhor da América do Sul, logo quando eu estava viajando na Argentina, espero voltar a alugar um Apartamentos em buenos aires