segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Fluminense 2 x 1 Portuguesa. A nove pontos do Paraíso!

A empatia está de volta.  (foto: Wagner Meier / LANCEPress)

Estou cansado de ler e ouvir sobre os pontos necessários para “salvar” o Fluminense da degola.  

E o pior é que ilustres tricolores embarcam nessa canoa furada e compartilham da mediocridade da mídia cretina.

Recuso-me a pensar por baixo e continuo no firme propósito de afirmar que estamos a apenas nove pontos do lugar que o Fluminense merece.

“Visionário”, “doido varrido”, podem pensar. Mas ainda assim prefiro sonhar mais alto que a maioria desanimada.

Não que o time seja uma maravilha. O tempo provou que o decantado “melhor elenco” nunca passou de uma falácia criada por dirigentes incompetentes.

É sim um dos mais caros, se não for o mais, com muita gente ganhando o que não merece, consequência do fato de que quem paga não o fazer com o dinheiro próprio.

Além disso, perdeu as cinco principais peças que juntamente com Cavalieri foram as responsáveis diretas pela conquista do tetra.

Pode ser que Jean e Fred voltem a tempo de dar uma ajuda, o que é difícil se for levada em conta a eficácia de nosso departamento médico.

Mas no momento o que interessa mesmo é que o time aos poucos está encorpando.

Sumiu a sonolência, o desânimo, enfim a soberba de alguns bons jogadores que se consideravam mais craques do que realmente são.

Jogando com humildade e raça provaram que podem ser melhores e obter bons resultados.

Afinal de contas, à exceção de Cruzeiro e Botafogo, qual clube apresenta padrão de jogo confiável?

À medida que o tempo passa alguns dos tradicionais cavalos paraguaios que partiram na frente já começam a dar sinais de que não irão aguentar o tranco.

Então é só correr, empenhar-se, literalmente “comer grama” para quem sabe conseguir mais uma arrancada histórica.

É difícil? Muito, quase impossível, mas já foi assim em vezes anteriores.

O jogo contra a Portuguesa pode ser o marco da grande virada.

O volume de jogo mostrado no segundo tempo reforça a esperança.

Os erros foram poucos e até quem não vinha jogando bem mereceu destaque.

Ah, mas o adversário era fraco, dirão os pessimistas.

Pode ser, mas nos venceram no turno e também a vários outros adversários endeusados pela mídia.

Com apoio incondicional da Torcida pode ser que o milagre aconteça de novo.

Eu ainda acredito e você?


E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

Fluminense 2 x 1 Portuguesa

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ); Data: 14/9/2013
Árbitro:  Wilton Pereira Samapio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Gols: Diogo, aos 33ꞌ do primeiro tempo; Rafael Sobis, aos 14ꞌ e Wagner, aos 26ꞌ do segundo.
Cartões amarelos: Bruno e Biro Biro

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Fábio Braga (Felipe, 23ꞌ/2ºT), Rafinha (Biro Biro, intervalo) e Wagner; Rhayner (Samuel, 23ꞌ/2ºT) e Rafael Sobis - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Portuguesa: Lauro, Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro, Rogério, Ferdinando, Moisés, Wanderson (Correa, 28ꞌ/2ºT), Bruno Henrique (Bruninho, 17ꞌ/2ºT), Diogo (Bergson, 19ꞌ/2ºT) e Gilberto - Técnico: Guto Ferreira.

2 comentários:

Skywalker disse...

Caríssimo Hélio,

Sua lucidez é de fazer inveja! Depois de saber do resultado do jogo contra a Lusa e hoje contra o Criciúma, percebo que temos chance de faze um bom papel neste campeonato. Basta ter raça. Não precisa apresentar um grande futebol. Infelizmente o futebol brasileiro vive um momento ímpar, onde sabemos ter o maior celeiro de jogadores de alto nível, mas que vão cedo para o exterior. O cenário interno não ajuda. Então, basta seriedade e podemos fazer um bom papel. O que mais me chamou a atenção depois do otimismo, foi o comentário sobre o Departamento Médico. Nossos jogadores estão sempre se machucando, e quando saem ficam no mínimo três meses. Não seria também culpa da Preparação Física? Do excesso, do equívoco ou da falta dele? Outro item importante, me permita sugerir: havia algo de errado fora das quatro linhas, que milagrosamente se esvaiu. Será coincidência pu o time logo depois começou a vencer, ou pelo menos não perder?

Helio R.L. disse...

Caro Skywalker (parece-me um pseudônimo),

Não é necessário ser lúcido, basta observar com atenção os meandros do futebol.

E depois de mais de cinquenta anos de acompanhar não só o Fluminense mas também os demais clubes de ponta, as soluções para os problemas afloraram em nossas mentes de maneira espontânea.

Concordo com você que o excesso de contusões também pode estar relacionado à preparação física, mas se os médicos ficassem mais atentos a ela, talvez pudessem induzir os preparadores a corrigir o rumo.

Quanto aos problemas extra campo, fica difícil opinar sem viver o dia a dia do clube. Uma coisa, porém, nunca me agradou nessa administração: dois responsáveis pelo departamento de futebol. Esse modelo nunca funciona: cada setor deve ter um e apenas um responsável, que devem prestar contas ao Presidente.

A renúncia do Sandro Lima pode melhorar, mas gostaria mesmo que o Rodrigo Caetano voltasse para o Vasco, porque a sua maior virtude é "desmantelar" times vencedores.

Um forte abraço e Rumo à Libertadores!