sexta-feira, 5 de junho de 2015

Fluminense 2 x 0 Coritiba. Sem medo de retrancas.


(foto: Wagner Meier / LANCE!Press)


 Finalmente após doze anos conseguimos vencer o Coritiba no Maracanã.  Duas derrotas e três empates há muito engasgados nas gargantas tricolores.

Antes, na primeira rodada, já havíamos vencido retranca pior.

O adversário não vive boa fase e por isso mesmo veio com o mesmo propósito das vezes anteriores: plantar-se na defesa à espera de uma chance para marcar.

Essa tática sempre vitoriosa no ano passado, a despeito da presença de Conca, Cícero e Sobis, dentre outros, nos custaram a perda de inúmeros pontos para times infinitamente mais fracos, impossibilitando-nos de qualquer chance de conquistas.

Não funcionou dessa vez. O Fluminense teve o domínio de jogo durante todo o tempo e controlou a partida sem correr muitos riscos.

Com a quase perfeita proteção de Edson, a combalida zaga tricolor não cometeu os erros de costume, a não ser numa recaída de utilizar a “linha burra” quando o Coxa chegou ao gol, anulado por impedimento.

Compreensível porque não será de uma hora para outra que Enderson conseguirá tirar das mentes de seus atletas as táticas errôneas utilizadas durante tanto tempo.

O treinador pareceu ter amadurecido desde a passagem anterior. Assustou um pouco ao colocar Pierre no lugar do Wagner e reeditar o sistema macabro com três volantes.

Redimiu-se em seguida ao substituir Vinícius, exausto, por Magno Alves.

Mais tarde, quando Gerson não aguentava mais, entrou com Marcos Jr, recuando um
pouco o Magnata.
(foto: Wagner Meier / LANCE!Press)

A estratégia deu certo e começou com Magno a jogada que culminou no segundo gol.

Que Enderson recupere as revelações de Xerém, alijadas do clube sem terem tido oportunidades de mostrar suas habilidades, como Biro Biro, Higor, Lucas Patinho e muitos outros.

E que a vitória represente o fim do desespero de jogar contra times fracos, cuja única alternativa utilizada fora de seus estádios seja a retranca excessiva.

E DÁ-LHE FLUZÃO!

DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 5ª RODADA

Fluminense 2 x 0 Coritiba

Local: Estádio Mario Filho, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ; Data: 04/06/2015
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Auxiliares: Pablo Almeida da Costa (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Gols: Vinícius, aos 29' do primeiro tempo e Marcos Júnior, aos 43' do segundo.
Cartões amarelos: Edson

Fluminense: Cavalieri, Renato, Gum, Antonio Carlos e Breno Lopes; Edson, Jean, Gerson (Marcos Júnior, 39'/2ºT) Wagner (Pierre, 32'/2ºT) e Vinícius (Magno Alves, 26'/2ºT); Fred – Técnico: Enderson Moreira.

Coritiba: Bruno; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Henrique (Ivan, 26'/2ºT); João Paulo, Hélder (Cáceres, 19'/2ºT), Ruy e Thiago Galhardo (Rafhael Lucas, 14'/2ºT); Paulinho e Wellington Paulista – Técnico: Marquinhos Santos.

Nenhum comentário: