sábado, 25 de junho de 2011

Há dezesseis anos o sonho do centenário do urubu virava pó... de arroz!


Na tarde de 25 de junho de 1995, o Fluminense jogava por terra o sonho do maior rival de se tornar campeão no ano de seu centenário com o histórico gol de barriga do Renato a quatro minutos do final da partida.

A urubuzada já comemorava o título quando recebeu a ducha de água fria (mais uma).

E é por essas e outras que a mídia cretina guarda uma mágoa incontida do Tricolor.

Num campeonato em que o Fluzão venceu três vezes o Flamengo a Torcida Tricolor, durante as comemorações pelo título, cantava a cantiga de roda  “Teresinha de Jesus” com a letra adaptada:

O primeiro três a um,
O segundo quatro a três,
          O terceiro três a dois
      
          e o urubu virou freguês.

Bem, não era bem urubu que ela cantava, mas deixa pra lá.

Quem quiser recordar mais um momento mágico do Fluzão é só acompanhar os melhores momentos do SporTV.

Um comentário:

Pedro L. disse...

Para complementar:
Talvez os mais jovens não se lembrem, mas em 1995 existia um certo "complô" para o Flamengo vencer o Estadual de 1995, por ser o ano do seu centenário.

Foi algo parecido com a campanha feita no ano passado para o Corinthians conquistar o Brasileiro de 2010 e que coincidentemente foi vencido pelo mesmo Fluminense.

Apesar de algumas decisões "estranhas" da arbitragem a favor do Flamengo durante aquele campeonato, realmente não houve algum jogo polêmico que tenha sido decidido 100% graças ao apito a favor da mulambada .

Mas para quem não se lembra, estava difícil aturar toda aquela mobilização da imprensa a favor da mulambada. Existia uma musiquinha muito chata (num estilo próximo ao nosso atual e triste "funk"), que falava do Centenário do Flamengo. Tocava nas rádios toda hora. Numa época em que não havia internet, era uma tentativa de lavagem cerebral sofrível e desagravável.

O Flamengo possuia no seu elenco o supercraque Romário, na epoca com 29 anos, recém contratado ao Barcelona. Ele tinha sido o melhor da Copa do Mundo no ano anterior.

Mas mesmo assim, o Flu jogou melhor durante o campeonato e mereceu muito este título Foi indiscutível.

O Fluminense jogou 4 partidas contra o Flamengo neste campeonato. No primeiro confronto, houve um empate sem gols, (embora o Flu tenha dominado a partida), e nos 3 jogos seguintes, 3 vitórias tricolores, conforme já postado neste blog: 3x1, 4x3 e 3x2.

Naquela época, os estaduais duravam a metade do ano. A sua importancia era praticamente a mesma de um título Brasileiro.

O campeonato estadual em nada se lembrava ao atual "torneio carioca" que é disputado atualmente durante apenas 3 meses em que é possível ser campeão sem vencer um clássico sequer, bastando decidir tudo nos penaltis.

Apesar de menos badalado que a mulambada, o Flu tinha um time mais completo, contando na defesa com um goleiro em excelente fase, uma dupla de zaga firme, e o Lira, considerado na época como um dos melhores laterais esquerdos atuando no Brasil.

No meio de campo, o Djair em grande fase e no ataque o Renato Gaúcho jogando muito e vencendo a desconfiança da mídia e até de alguns torcedores.

O curioso foi que até hoje parte da mídia insiste em não reconhecer a superioridade tricolor naquele campeonato, atribuindo o nosso título a "sorte".
Acho que isto é muito estranho, pois logo após a conquista do título, o Flamengo anunciou a contratação de 3 jogadores do time campeão: Lira, Márcio Costa e Djair. Esta "coincidência" é esquecida pela mesma mídia.

Segue a escalação do time do Fluminense campeão de 1995:

Wellerson - Ronald - Lima - Sorley (Paulo Paiva)- Lira - Márcio Costa -Aílton - Djair - Rogerinho -Renato Gaúcho - Leonardo (Ézio) - Técnico: Joel Santana

Para quem não viu, vale muito a pena rever esta final de 1995. Um jogaço!

Saudações Tricolores!