domingo, 12 de junho de 2011

Corinthians 2 x 0 Fluminense. Não foi a estreia dos sonhos!


Para quem não assistiu ao jogo, o placar de 2 a 0 pode dar uma falsa impressão de que o Fluminense tenha sido completamente dominado em campo.
.
Na realidade não foi o que aconteceu. Houve bastante equilíbrio, tendo o Tricolor mais posse de bola durante toda a partida.
.
Nos chutes a gol o equilíbrio também foi marcante; onze chutes do Fluminense contra dez do Corinthians.
.
Qual teria sido então a causa da vitória até certo ponto tranquila da equipe, paulista. Onde estaria a diferença?
.
A diferença ficou claramente espelhada nas atuações dos goleiros. Enquanto Julio Cesar praticou cinco defesas bastante difíceis, nos dois únicos chutes perigosos em que foi chamado a intervir Berna falhou.
.
E  pior, a primeira falha foi logo aos seis minutos. Desatento, o goleiro não percebeu que o único lugar em que Willian poderia cabecear era justamente em seu canto direito porque a proximidade do Gum impediria o direcionamento para o outro lado.
.
Mais uma vez, Berna se posicionou mal e acabou pulando atrasado e tomando o gol. O lance não pode ser caracterizado como “frango”, mas que foi uma falha primária, lá isso foi.
.
No lance que originou o penalti, a rebatida foi um tanto esquisita e para frente da área, equívoco primário, que não pode ser aceito em nenhum goleiro de time de ponta.
.
Esse blog que clamou pela escalação do Berna no início do ano, por não concordar com o modo como ele havia sido barrado pelo Muricy depois das magníficas exibições nas últimas rodadas do Brasileirão passado, está a cavaleiro para pedir um tempo para o Berna.
.
As falhas têm sido recorrentes e só para citar as principais: gol do Thiago Neves na semifinal da Taça Rio, os gols do América-MEX no Engenhão, o gol do Libertad também no Engenhão, muito semelhante ao de Thiago Neves, o primeiro gol do Nacional em Montevideu e o primeiro gol do Libertad em Assunção.
.
Todas essas falhas pulverizaram o saldo conquistado no tricampeonato brasileiro. Hoje, Berna está devendo e o melhor para ele e para o Fluminense é que seja afastado para uma reciclagem com o novo treinador de goleiros.
.
Abel é macaco velho, deve ter observado com cuidado as deficiências mais gritantes e não deve demorar a dar nova chance a Diego Cavalieri.
.
Cavalieri que ainda não justificou o alto investimento em sua contratação, mas que poderá se firmar agora com a sequência de treinamentos e jogos.
.
Abel estranhou a incidência de contusões musculares. Edinho, Araújo, Rodriguinho, Deco, tudo na mesma semana. Cioso e experiente como é deve dar uma olhada com mais cuidado na preparação física do clube, afinal Enderson declarou que na inter-temporada na Granja Comary a ênfase foi direcionada à preparação física em detrimento da parte tática.
.
O time que Abel mandou a campo demonstrou personalidade, principalmente depois do abatimento pelos gols sofridos por falhas bobas. A meu ver, entretanto, houve falhas suas, tanto na escalação, como nas substituições.
.
A primeira foi a colocação do Tartá no lugar do Araújo. Tartá nunca foi atacante, desde as divisões de base tem jogado melhor como meia. O resultado foi o isolamento de Fred, que pouco conseguiu produzir. Poderia ter tentado o Matheus Carvalho, atacante de ofício, ou mesmo ter começado com Rafael Moura, formação que ele já declarou não gostar, mas teve que lançar mão, face à inoperância do ataque.
.
Quando Deco sentiu a contusão __ mais uma__, provavelmente influenciado pelas informações de seu antecessor, entrou com Marquinhos. Aí mesmo que tive a certeza de que a vaca iria para o brejo de vez.
.
Marquinho corre que nem um maluco, mas produz muito pouco para equipe. Às vezes, saca um ou outro gol espírita, como aquele contra o Libertad, mas não passa disso.
.
A pedida ali era a entrada de Souza, que tem mais habilidade para ajudar o Conca a municiar o ataque.
.
Quando o Edinho sentiu, aí sim não tinha jeito mesmo a não ser o Marquinho.
.
No fundo, não desgostei da equipe. Com o tempo, Abel tem tudo para consertar as coisas e escalar realmente os que tiverem em melhores condições.
.
Preocupante apenas o fato que dos quatro atacantes do elenco, três estejam sempre às voltas com contusões, por isso a regularização do Ciro poderá vir a ser a solução que o Fluminense precisa.
.
Como último pitaco, gostaria que o Abel pensasse com carinho na possibilidade de repatriar o Cícero como forma de dar mais consistência ao nosso meio campo porque não só eu, mas também grande parte dos tricolores, não acredita mais na recuperação física do Deco.
.
Espero estar enganado, mas o fato é que quem já abriu mão do Thiago Neves não pode repetir o erro abrindo mão do Cícero.
.
Mas nem tudo está perdido. Lembrem caros tricolores que no ano passado, na quarta rodada o Fluzão também estava com seis pontos.
.
E DÁ-LHE FLUZÃO!

Nenhum comentário: