domingo, 16 de agosto de 2009

Fluminense 1 x 3 Coritiba. Renato não aprende a lição da Libertadores e repete o erro.

Ao ver esse time se arrastando em campo, perdendo praticamente todas as divididas para o Coritiba, que não é lá grande coisa, veio-me à lembrança as palavras de Nelson Rodrigues, ao comentar a garra e a raça despendida por Telê, defendendo as cores do seu e do nosso amado Tricolor.
.
"Quando eu penso na atividade que, em qualquer jogo, desenvolve Telê, já me sinto exausto por ele. O homem corre em todas as direções, está em todos os lugares ao mesmo tempo. Tudo isso com aquele corpo que é, com algum exagero, um esqueleto com um leve, muito leve e muito tênue revestimento de pele. O suor que Telê derrama daria para encher um batalhão de baldes."
.
Poderia acrescentar miríades de craques que suaram com dignidade a camisa tricolor. Cito apenas os exemplos mais recentes: Edinho, Marcão, Leandro "Guerreiro" e Thiago Silva, embora o exemplo de Telê, citado pelo profeta, seja perfeito.
.
Pois é, Telê, assim como o resto do time não era poupado. Telê e seus companheiros de equipe jogavam todas, só saiam por contusão e assim mesmo quando a contusão era séria. Naquela época não havia a proliferação dos chinelinhos, tão comum hoje em dia e em especial no Fluminense.
.
Os técnicos eram "chefes sisudos" que simplesmente cobravam dos atletas o que deles deve ser cobrado, exercer sua profissão, ou seja, jogar bola. Nada de folguinhas no meio da semana, para quem sabe ir à praia, pescar, festa de popozuda. Talvez nem isso, apenas o exagero na ingestão adicional de muitas gramas de carne em churrascos entre amigos.
.
Sim, porque esse time não treinou. Pode até ter entrado em campo, mas para brincadeiras com seu chefe bonzinho, churrasqueiro-mor, agora acobertado por outra peça gaúcha, Branco, que de ex-ídolo vai aos poucos se transformando em grande vilão para a torcida tricolor.
.
Cada dia que passa essa dupla dinâmica dá mostras de que não é capaz de administrar uma coisa não tão complicada como um plantel de futebol.
.
Pouparam o time por cerca de vinte dias antes da decisão com a LDU e tomaram um passeio em Quito. O vexame só não foi maior graças aquele gol fortuito do Thiago Neves. Enquanto o time do Fluminense descansava, a LDU, inspirada talvez na máxima do mestre Didi, continuava jogando. Poderia poupar um ou outro estressado, mas a grande maioria permanecia em campo.
.
Pois bem, não aprenderam a lição e com o Coritiba, aconteceu o mesmo. Enquanto descansávamos, não se sabe bem do que, pois nossa equipe ainda não começou a jogar desde o início do ano, o Coritiba foi a Salvador com sete titulares. Jogou na quinta-feira à noite, viajou para o Rio e deu uma demonstração de força que nossos bem descansados atletas não puderam acompanhar.
.
E pelo andar da carruagem, as coisas ficarão do mesmo jeito, com a dupla dinâmica poupando titulares, que cada vez mais perdem o pouco ritmo de jogo que possuem.
.
Não adianta a torcida chiar, cabeças mais lúcidas vociferarem contra essa insanidade absurda porque, ao que tudo indica, a dupla continuará fazendo das suas, mantendo o pessoal sem jogar e escalando os seus eternos queridinhos, os mesmos, os responsáveis por quase todas as falhas que redundam em gols bobos. Deveriam ser lembrados de que a teimosia é a virtude das topeiras.
.
Até quando essa situação bizarra vai perdurar? Até quando estas bestas do Apocalipse empurrarão impunemente o nosso querido clube para o precipício?
.
Alguém precisa assumir a direção dessa nau desgovernada, programando e definindo as atividades da equipe titular, deixando para a comissão técnica tão somente a função de escalar o time, sem reservas e sem apadrinhados. É o que a torcida tricolor espera porque o Fluminense não pode continuar perdendo em seus domínios para equipes mais fracas, que se impõem apenas pela maior condição física.
.
Quanto ao jogo em si, um desastre total. À exceção do Kiesa, todos os demais pareciam transformados em frágeis e delicadas criaturas, entes etéreos, que perdiam praticamente todas as jogadas para os adversários. Até mesmo o Conca, paladino do vigor em outras jornadas, começa a dar sinais de esmorecimento, talvez inconformado em seu inconsciente com a mediocridade que o cerca no meio campo tricolor.
.
A situação começou a ficar pior logo de início, quando um erro de saída de bola propiciou a jogada do primeiro gol. Qual a mula que errou? Não preciso dizer todos viram, até o Renato. Vale acrescentar também que o senhor Edcarlos, na jogada anterior, tinha ido ao ataque atrapalhar mais uma vez os atacantes e como consequência chegou esbaforido, atrasado como quase sempre e fora de colocação para tentar interceptar a cabeçada de Marcelinho Paraíba.
.
Ruindade pega e assim Ruy teve o seu dia de glória. Seu erro inicial foi o responsável pelo contra-ataque do segundo gol. É bem verdade que a mão de alface, agora também pé de alface, teve sua parcela fundamental de culpa. Depois perdeu o empate certo, errando um arremate de dentro da pequena área que minha avó em cadeiras de rodas acertaria.
.
O terceiro foi resultado da balbúrdia que tomava conta do time, uma pane geral.
.
A destacar, apenas a raça do Kiesa. No lance do gol, foi empurrado, levou chute na cara e não caiu, continuou partindo furiosamente para a área adversária até arrematar para marcar. Tenho a certeza absoluta de que qualquer um dos demais etéreos, à primeira tentativa de contato por parte do defensor paranaense se jogaria ao chão, estrebuchando como um moribundo terminal, à espera da marcação de uma falta, que provavelmente seria chutada para fora.
.
Para finalizar, algumas perguntas que não querem calar:

1. Qual o padrinho do Fernando Henrique? Quase todo o jogo é a mesma coisa. Defesas difíceis e falhas grotescas se revezam num círculo bastante vicioso que já está ficando chato. De nada adianta o Rafael jogar bem, porque ao que parece, do mesmo modo que aconteceu com o Diego, estará fadado a ser o eterno reserva.

2. O que faz o Renato manter Edcarlos e Wellington Monteiro como titulares? Pelo menos agora uma luz no fim do túnel para os tricolores, Wellington se machucou. Quem sabe o Fábio Santos seja escalado? Para Edcarlos, teremos que esperar mais dois cartões.

3. Quem inventou o Augusto?

4. Pra que serve o Marquinho?


É isso, caros tricolores, só nos resta aguardar o próximo desastre na quarta-feira, favas contadas, a menos que o "churrasqueiro narcisóide" reformule suas ideias.
.
E agora sem muita convicção: DÁ-LHE FLUZÃO!
.

3 comentários:

Marcelo disse...

Para os tricolores que acham Renato técnico:7 jogos com 3 empates 3 derrotas e 1 vitória,poupou os titulares no meio da da semana,ignorando uma competição que podia ser redenção do ano do Flu.Tenho certeza que Renato e Horcades são rubro-negros.
NEi Franco no COritiba 1 treino e uma vitória,Renato 33 rachões e 3 derrotas.
Deixou o Fluminense ano passado no rebaixamento e rebaixou o Vasco,participou de um dos rebaixamentos do Flu.Principal reforço pedido:Roni,paricipante ativo das equipes do Fluminense que desceram para série B e depois C.
Só treinava o Vasco eo Flu e agora com certeza só o Flu,pois o outro time descobriu o que é técnico e planejamento.Não será por este histórico acima que quase nem um time o considera técnico e será que todos os caminhos não estão levando o flu para o buraco da segunda??
Mais evidências:auxiliar técnico Waldir Espinosa,técnico desempregado e comentarista de tv.Insiste em escalar a dupla de zaga com Ed carlos e Luiz alberto,dupla que esta mais que provado que não funciona,ainda mais com W.Monteiro a frente,para protegê-los????Não tem coragem de mudar pois além de não ser independente e ter rabo preso,segue o raciocínio de preservar o jogador mais ferra a instituição.Mas quem nesta diretoria e comissão técnica está preocupado com o Fluminense???Se isto existisse os primeiros reforços não seriam Roni e Adeílson,ambos atacantes,e a nossa defesa com mais de 30 gols(acho que são 33)em 19 jogos não precisa de ninguém???Além da torcida ninguém do clube consegue enxergar que Cássio e o inexperiente Dalton estão jogando mais que os dois titulares?????Que além desta horrosa dupla de zaga e WM,AINDA TEMOS DE BÔNUS Marquinhos,Mariano e F.HERINQUE.Por favor,proíbam Rafael de sair do gol nos cruzamentos e escanteios,pois quem é tricolor de coração já esqueceu o que é isso,e não estou dizendo que ele é melhor do que ninguém,só que faz uma coisa que no Flu não existe há anos.
Qual o planejamento que esta comissão tem??Coritiba viajou p/Salvador,jogou a sul americana poupando somente 3 jogadores,veio pro Rio e ganhou.O Flu poupou todo mundo num jogo em casa,depois jogou em casa e perdeu.
ESTAMOS VIRTUALMENTE REBAIXADOS, e como diria os nossos dirigentes exigindo respeito:”rebaixados não tetra rebaixados” .
É preciso coragem para mudança e quem terá??Diretoria,comissão técnica,jogadores???
Torcida eu sei que o Fluminense ainda tem e muita mas diretoria,comissão e jogadores há muito não temos e ainda cobram ingresso para ver este time jogar e este técnico treinar,pelo menos os treinos já proibiram para não podermos ver e vaiar a vergonha que deve ser os treinamentos de deste time.
Posso ter sido duro mas verdadeiro,eu sou tricolor e eles trocem para quem???Estão fazendo uma geração de crianças de 5 a 9 anos mudarem de time como minha filha e amigas do colégio,ainda que as aulas estivessem suspensas e lamento que voltem amanhã,após mais uma vergonha no Maracanã,mas não adianta pois a vergonha ainda deve continuar ou alguém duvida como escalará o time contra o São paulo com 3 zagueiros entre eles ed carlos e l.alberto e um atacante na frente como time pequeno rezando para o empate cair do céu.
E respeito da imprensa sempre falar algo pejorativo da gente,coisa que repudio e odeio,entretanto é bem verdade que só se fala mal de quem não se dá o respeito coisa que esta adminsitração nunca fez.
Sempre Fluminense,
Marcelo Alvarenga

Helio R.L. disse...

Caro Macelo,

Nada a contestar no seu desabafo. Suas afirmações coincidem quase na totalidade com as do blog. Se vc teve a oportunidade de acompanhar as postagens mais antigas, verá que desde a montagem do plantel de 2007, as críticas sempre abordaram esses temas. O blog se posicionou veementemente contra as férias dadas ao time principal antes da decisão com a LDU e também contra a permanência do Ygor, jogador cujos direitos federativos muitos afirmam pertencer ao Renato.
Dentre as pragas atuais, Edcarlos e Wellington Monteiro são as maiores e é por isso que saúdo as contratações de Urrutia e Gum, porque por piores que sejam ou estejam, certamente irão melhorar o time.
Abraços e saudações tricolores.

PS. Convido vc a sonhar um pouco com o post "O sequestro de Tote e Horcades", a ser publicado na próxima sexta-feira.

Tricolor! disse...

Fica tranquilo, Hélio!

Como o Branco falou, "agora que acabou o primeiro turno, é vida nova".

O turno mudou; isso faz toda a diferença!