segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Grêmio 2 x 1 Fluminense. Acorda Abel! O título de campeão já passou, a única chance agora é a vaga na Libertadores.


Amigos tricolores,
Cada vez mais tenho menos vontade de escrever sobre o Fluminense.
 Acostumado a acompanhar o Tricolor desde os tempos em que era um clube recheado de craques e que conquistava a maioria dos títulos que disputava, penso mesmo em tirar o blog do ar até que meu clube de coração volte a fazer os adversários tremerem só de pensar em enfrentá-lo.
Hoje qualquer timeco de várzea faz jogo duro com o Fluminense.
Entusiasta pela contratação de Abel Braga, imaginava ver o time jogando como em 2005.
Hoje vejo a triste realidade. A passagem pelos Emirados Árabes transformou Abel num técnico comum, desacostumado a grandes desafios, tanto assim que mesmo após dirigir doze jogos ainda não tem pleno conhecimento do elenco.
E o Abel de 2011 veio com um pecado mortal em futebol, passou a apadrinhar jogadores, mantendo-os como titulares, independentemente de suas pífias apresentações.
Da última vez que o clube sofreu como uma idiotice dessas perdeu a Libertadores para um time infinitamente inferior.
Os casos mais notórios são Rafael Sobis e Marcio Rosário. Não foi sem razão que o Blog do Tricolor Verdadeiro alertou para os erros que seriam suas contratações, muito antes delas serem concretizadas.   Mas os novos dirigentes tricolores, da mesma forma que os anteriores, continuam sem saber montar um plantel equilibrado.    
Rafael Sobis não jogou absolutamente nada no Internacional durante todo o ano passado e Marcio Rosário nada de útil fez no Botafogo, a não ser a botinada que tirou Emerson de boa parte do campeonato.
Não consigo entender também como o Fernando Bob acabou caindo tanto nas graças do treinador. Pode ser que tenha sido influência do Muricy, que tentou levá-lo para o Santos, transação infelizmente não concretizada.
Bob até que tem certa habilidade, mas é aquele tipo de jogador que os boleiros chamam de “moleirão”.  Não ganha uma dividida e ainda por cima faz faltas ingênuas, como a que culminou com o segundo gol do Grêmio. Enfim, mais uma derrota que pode ser imputada a sua ineficiência crônica.
A proteção de Abel é tão descabida que, quando a coisa vai mal e esse ano acontece quase sempre, a primeira vítima a ser substituída é o Souza.
Concordo que ele não seja mais aquele jogador dos tempos de São Paulo, mesmo assim é bem superior a Fernando Bob, Marquinho e Rafael Sobis, além de ser o único capaz de fazer um gol de falta.
Abel teria então três opções para a entrada de Martinuccio. A mais lógica e nem por isso a mais pensada, seria tirar de campo o seu protegido número um, Rafael Sobis. A segunda Fernando Bob, com o recuo de Souza para segundo volante e a terceira  sacar o Marquinho, que mais parecia uma enceradeira, ciscando pra lá e prá cá e pouco de útil acrescentando.
Abel não viu os jogos do Fluzão no ano passado e se viu não prestou atenção no fato de que o time se mantinha coeso, graças às atuações irrepreensíveis do Conca. O resto não passou de coadjuvante, até porque Fred, Deco e Emerson estiveram mais tempo às voltas com o departamento médico do que dentro de campo.
Hoje, Abel aventa a possibilidade de utilizar Lanzini e Martinuccio contra o Figueirense.  Já é um progresso, embora ainda insista em dizer que “o Sobis está se entrosando com o Mariano pela direita”. Deve ser por isso que o Mariano anda jogando tão mal.
Araújo nos vinte e cinco minutos que ficou em campo fez mais do que Sobis, mas parece que já sentiu a contusão de novo. Se for verdade, espero que a diretoria rescinda de vez o seu contrato. Chega de "chinelinho".
Notícias dão conta de que o Andrezinho, do Internacional, está sendo sondado. Embora não seja  o reforço de meus sonhos, só a possibilidade de ver o Marquinho voltar para o banco já vale a tentativa.  
Caro Abel, ainda espero que você recupere o potencial perdido nas Arábias, mas não demore porque senão a vaga na Libertadores também será perdida.
Comece por levar em consideração o fato de que “treino é treino e jogo é jogo” para não pautar as escalações com base no desempenho nos treinos de atletas que há muito tempo estão mal física e tecnicamente.
Sete pontos separam o Fluminense do Botafogo, seis do Palmeiras, dois do Inter e dois do Figueirense. Na próxima quarta-feira, existe a chance de ultrapassar o Figueirense. Se ela não for aproveitada, infelizmente só restará a Sul Americana. 
Urge mudança imediata para que o ano não seja de todo perdido.

Acorda Abel!

2 comentários:

Tricolor! disse...

No domingo, joguei pelo ralo mais alguns preciosos minutos de minha vida que jamais consiguirei recuperar.

Não sei porque ainda insisto em acompanhar os jogos desse timeco medíocre e, pra piorar, sem sangue.

Sinceramente, se descolarmos uma vaguinha na Sulamericana poderemos chamar Deus de compadre.

Infelizmente essa é a nossa realidade.

A única ponta de esperança que resta é que esses argentinos venham arrebentando, ou uma nova e boa contratação, coisa que não acredito muito.

Tricolor! disse...

Em tempo: o Abel insiste nessa extraordinária estratégia de quando o time está com um placar desfavorável simplesmente entupi-lo de atacantes. Meio de campo, defesa... Pra que servem, não é mesmo? Se precisa de gols, o importante é colocar os 11 no ataque.

Um bamba da estratégia como esse tem mesmo de ser aguardado indefinidamente para ser recebido com toda a pompa e com um salário milionário.