segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fluminense 0 x 2 São paulo. A continuar assim, adeus tetra!

Impressionante como em tão pouco tempo, Enderson Moreira conseguiu transformar uma equipe campeã, saudada por todos, inclusive pela mídia mulamba, como “time de guerreiros” em um bando sem criatividade e a mínima concepção tática e o que é pior sem demonstrar nenhuma vontade de jogar pra valer.

As duas semanas livres após a derrota vexatória para o Libertad de nada serviram para a melhoria do padrão de jogo.
Tentando justificar tanta apatia, Enderson finalmente afirmou que o ocupante de um cargo interino não tem tanta autonomia assim para implantar suas ideias, justificativa difícil de aceitar porque nenhumas das escolhas que vem fazendo para a equipe foram contestadas pela diretoria ou por quem quer que seja.
Afastamento de atletas da equipe e até mesmo do banco de reservas, escolhas contestáveis pela grande maioria da torcida como as titularidades absolutas de Berna, Marquinho e Júlio César, a predileção por Willians como salvador da pátria em detrimento de atletas de maior habilidade, só têm sido contestadas pelos torcedores, que via de regra e principalmente no caso do Flu, são mais entendidos que essa tropa de dirigentes amadores que assola o clube desde a década de 90.
Mais incrível ainda foi a declaração de que a derrota para o São Paulo era um ônus já esperado diante da realização de praticamente uma nova temporada com foco na parte física.
Confessa assim que não treinou a parte tática, deficiência notada ontem quando o time parecia perdido em campo, verdadeiros peladeiros dignos dos campeonatos do Aterro.
Dizem que Abel solicitou a escalação de Edinho como volante. Pode ser e acredito mesmo que o futuro treinador tenha feito tal pedido. Abel, talvez por desconhecer o medo exacerbado de Enderson  para escalar um time ofensivo, não deve ter esclarecido bem a sua ideia.  

Ao colocar Diogo como segundo volante para fazer a função do Diguinho, Enderson demonstrou uma vez mais que tem receio de atacar e se com o titular o meio de campo não vai lá das pernas, o que dizer então de um “cabeça de área” nato, que só sabe quando muito desarmar.
Aí sobrou para o Edinho tentar as saídas de bola já que Deco ainda estava fora de ritmo e Conca severamente vigiado pelo esquema de Carpegiani.
Edinho não resolveu na frente e a zaga desprotegida foi um convite à valsa para Lucas, Dagoberto e Casemiro. Pois é, o esquema de Enderson foi derrotado por apenas três jogadores do adversário. Um verdadeiro fiasco.
Até a declaração sobre a ênfase na parte física soa estranho, porque o time se arrastou em campo e perdeu todas as divididas para os adversários.
Alguns ilustres tricolores tentam tapar o sol com a peneira, imputando a culpa da débâcle tricolor às insatisfações que pipocam aqui e ali dentro do elenco.
É claro que insatisfações declaradas através da mídia nunca devem ser aceitas e muito menos incentivadas, mas se voltarmos um pouco no tempo veremos que esses fatos não ocorreram durante o campeonato passado.
E por que isso? Simplesmente porque os titulares escalados pelo Muricy eram incontestavelmente os melhores do elenco. Washington, por exemplo, sabia que havia sido contratado para jogar nas ausências do Fred.  Deu sorte, tantas foram as brechas deixadas pelo titular.
Marquinho sabia de antemão que nunca barraria Deco e Conca e por isso mesmo esperou resignadamente as oportunidades. Também deu sorte, porque Deco passou mais tempo no Departamento Médico do que em campo.
O mesmo pode ser dito de Rodriguinho, que jogou várias partidas no lugar de Emerson, outro chinelinho contumaz.
A conclusão é lógica. As reclamações desse ano têm origem na teimosia do treinador, que ao longo desses dois meses e pouco errou muito, privilegiando atletas de qualidade inferior em detrimento de outros mais habilidosos, que até mesmo do banco foram banidos.
Araújo, Souza, Tartá e também Diego Cavalieri não tiveram outras oportunidades para reaver a forma, apesar das falhas constantes dos titulares preferidos por Enderson.
Amigos tricolores, a coisa está preta. Pelas informações veiculadas Enderson ficará a testa do time por mais duas rodadas, contra Atlético Goianiense e Cruzeiro e se não se conscientizar de que um ataque formado por Rodriguinho e Rafael Moura não nos levará a lugar algum, periga do Fluminense levar mais duas bordoadas. Ah, e também que meio campo com dois cabeças de área brucutus não dá mais.
E aí o Abelão só poderá mesmo brigar por uma vaga na Libertadores.
Tomara que eu queime minha língua.
Sobre o jogo, recuso-me a comentar a pasmaceira, falta de comprometimento e principalmente falta de padrão de um time que até bem pouco tempo era o melhor do Brasil.
Que Enderson passe a ocupar a função para a qual foi contratado porque pelo que mostrou nesse pequeno lapso de tempo ainda está muito verde para comandar um clube do padrão do Fluminense.
Chega logo Abel, ou pelo menos manda o Leomir.

7 comentários:

Marcelo Corrêa disse...

Helio,
Acho que você está sendo severo demais com o interino. Vejamos: o Fluminense foi campeão em 2010 sem empolgar. Mas foi. Méritos para o treinador anterior (e para o Conca).
Este ano, o time, com Muricy, não fez nenhum jogo bom. Com o interino fez um ótimo jogo na Argentina. Só um, é verdade.
Acontece que a briga política, o papel de rato feito pelo Muricy e a falta de profissionalismo de alguns jogadores, jogaram o time no buraco. O Enderson está longe de ser um treinador apto para dirigir o Fluminense, mas achar que a culpa é dele, na minha opinião, é um exagero, ainda que a escalação contra o São Paulo tenha sido mesmo um desastre.
O Abel terá que dar alma ao time (falta alma a esse time), corrigir a cobertura ao lateral esquerdo, ensinar os goleiros a sair do gol, os atacantes a sair do impedimento (isso é ridículo), o Gum e o Diguinho a não fazer faltas idiotas, o meio campo a trocar passes rápidos e o time todo fazer a bola chegar ao ataque sem ser por chutões. Parece fácil, mas é uma tarefa mostruosa até para o Abelão.

CESAR disse...

Ta na hora do Fluminense acordar (isso se não for intencional):
Fred, Deco são contratações que apesar de não sairem dos cofres do Flusão (UNIMED) não ajuda, nada fazem, vivem de glórias do passado. Berna está longe de ser um goleiro que desperte confiança nas decisões e o fato de não termos um goleiro que decida (e isso parece até uma maldição que ninguém resolve) já perdemos competições importantes, enfim, muito dinheiro jogado fora em contratações de “craques” bichados e velhos no exterior, a peso de ouro, enquanto garotos aqui no Brasil voando e jogando muito e “baratos”, goleiros que sabem sair nas bolas aéreas e bons em defender penaltis, será que ninguém enxerga isso, sem falar nas laterais Julio Cesar que acho nunca pisou numa linha de fundo e os chutes a gol de Mariano que saem com destino certo em não acertar o gol …a coisa está mal .. quando jogadores começam achar donos do time a coisa está mais mal ainda só me resta rezar que algum dia por acaso alguém de bom censo tome as decisões que correspondam a grandeza do Flu e de sua bela torcida.

Helio R.L. disse...

Caro Marcelo,

Pode até ser que eu tenha carregado demasiado nas tintas, mas muito do que escrevi está baseado nas declarações do próprio Enderson.

Por exemplo, achei o fim da picada ele dizer que não treinou parte tática na Granja Comary. Então o que foi fazer lá, além de arranjar uma amigdalite para o Fred?

Depois disse que o interino tem limitações, deixando no ar uma possível interferência do Abel, fato desmentido hoje com veemência pelo futuro técnico.

A meu ver, ele ouviu o galo cantar, mas não sabe exatamente aonde. Deveria ter escaçado o Edinho como 1º volante e Souza no lugar do Diguinho, nunca o Diogo.

Quando teve a chance de consertar no intervalo, tirou Deco e deixou o Diogo, sendo saudado justamente com o coro de BURRO!

Quando viu que não dava, sacou o Diogo, mas aí colocou o Willians. Talvez esteja aí a limitação que ele tanto apregoa, a pressão da Traffic para escalar seu perna de pau. À propósito da Traffic, veja a postagem de logo mais sobre a influência nefasta (mais uma)desse parceiro inescrupuloso, que algum dia enterrará o Flu de vez.

É porisso que não aceito a presença do Enderson, sua teimosia, covardia e perseguição a alguns jogadores, além de não apresentar um padrão técnico minimamente eficiente.

Saudações Tricolores.

Helio R.L. disse...

Cesar,

Sua filosofia está correta, mas esperar clarividência dos diretores do Flu (novos e antigos) só por milagre.

O fato concreto é que temos craques envelhecidos e que para renderem alguma coisa precisam estar em campo.

Não posso concordar que um técnico qualquer se arvore em barrá-los até mesmo do banco e colocar em campo um monte de protegidos só porque são novos e correm mais. Correm sim, mas não jogam.

Marquinho, Julio Cesar, Valencia, Rodriguinho, Diogo, Berna, além de ressuscitar o poderoso Willians, que já havia sido encostado pelo Muricy por deficiência técnica há muito tempo.

Até concordo que Deco, Araujo, Souza e mesmo o Fred deveriam ser dispensados, mas fazer o que? Jogar com Marquinho, Rodriguinho, Rafael Moura, Willians é dose para elefante e via direta para a segundona.

Tenho esperança que o Abel acabe com esse estado de coisas e dê mais oportunidades a quem sabe jogar. E que arme um esquema ofensivo sem os chutões atuais.

Saudações Tricolores.

Marcelo Corrêa disse...

Prezado Helio,
concordo amplamente quanto ao despreparo do enderson, principalmente quanto ao absurdo supremo de não ter treinado a parte tática. mas acho que mesmo o muricy tb não achou novos caminhos táticos para esse time e já vinhamos suportando os bicões para frente e chuveirinhos como únicas alternativas táticas.
ps: hoje lí que o emerson vai dar cambalhota se fizer gol no flu. era só o que faltava.

carrullo disse...

Prezados
A verdade é que das duas uma:
Ou alguns jogadores estão fazendo um tremendo corpo mole e só posso entender que seja contra o novo presidente.
Ou este presidente está fazendo uma senhora lambança.
O time, é verdade, foi campeao jogando 30% dos jogos bem. O restante era um festival de bolas alçadas na área e o Conca inspirado....

Espero que o Abel chegue logo para dar uma sacudida e engrenarmos, caso contrário periga irmos pelo mesmo caminho que certos vizinhoas nefastos....

Saudaçoes tricolores.

Helio R.L. disse...

Caros tricolores,

Com a chegada do Abel, as coisas vão melhorar. Vejam que com a simples presença do Leomir à frente do time, a apresentação contra o Cruzeiro já foi bem melhor e notem que o Cruzeiro não é um timinho qualquer.

Saudações Tricolores.