segunda-feira, 30 de maio de 2011

Atlético Goianiense 0 x 1 Fluminense. A despedida de Enderson.

Leandro Euzébio salvou o Flu.  (foto: globoesporte.com / André Costa / Agência Estado)


Terminou a era do Enderson Moreira a testa da equipe do Fluminense.
Menos mal que a despedida tenha sido com uma vitória. Vitória importante porque os três pontos ganhos contra o Atlético Goianiense terão o mesmo valor que os obtidos em eventuais vitórias sobre Flamengo, Internacional, Cruzeiro, Corinthians ou Santos.
De positivo mesmo foi o desempenho do Deco, demonstrando cada vez mais que está retornando a sua condição ideal.
Satisfeito estou, como toda a Torcida Tricolor, afinal foi a primeira vitória no campeonato e no campo do adversário.
Entretanto, o jogo em si foi decepcionante, uma demonstração genérica do "Muricybol", como diria o Rica Perrone, uma preocupação exagerada em se defender.
A tática retranqueira só funciona com o seu criador, que tem lá suas artimanhas para ganhar títulos, tanto assim que é tetracampeão brasileiro.
Tentativas de imitação não costumam dar certo e esse foi o grande pecado do Enderson enquanto comandou o Fluminense.
Mostrou certa aversão em escalar craques, preferindo eternizar a presença de jogadores que nitidamente só servem para compor plantel.
Tirou qualquer chance para que o Araújo tivesse a oportunidade de tentar voltar a sua forma e de certo modo fez o mesmo com o Souza, ao contrário do que aconteceu com Rodriguinho, Marquinho e Willians, que tiveram inúmeras oportunidades mesmo sem jogar bem, além da eterna mania de sacar o Deco.
Em suas declarações de despedida, Enderson enfatizou que deu o seu melhor. De qualquer modo, temos que agradecê-lo porque na realidade foi o único a ter coragem de assumir uma equipe abandonada e achincalhada pela covardia de seu antecessor, que fugiu do barco, deixando-a numa situação incômoda por ele mesmo criada.  
A partir de quarta-feira, começa a nova era. Espero pela redenção do bom futebol. Não que Leomir transforme a equipe num passe de mágica, mas será o primeiro ensaio da Comissão Técnica do Abel.
Pelo que demonstrou em outras oportunidades, Abel deverá observar o elenco com cuidado e definir os titulares por suas condições físicas e técnicas atuais, sem sofrer influência de quem quer que seja. E com isso, o Fluminense aos poucos deverá começar a exibir um futebol mais vistoso, jogando pra frente, como aquele time campeão estadual de 2005.
É o que realmente espero com a chegada do Abel, que teve a sua personalidade forjada nas Laranjeiras.
E DÁ-LHE FLUZÃO!

Nenhum comentário: