segunda-feira, 16 de maio de 2016

América-MG 0 x 1 Fluminense. Azeitando a máquina!


(Foto: Fernando Michel / Lancepress!)

Aos poucos Levir vai dando uma cara de time ao Fluminense.

A vitória até certo ponto com alguma tranquilidade sobre o campeão mineiro, há bastante tempo invicto em seu estádio, inclusive com vitórias convincentes sobre os dois papões de Belo Horizonte, deixa uma ponta de esperança nos resultados para esse final de ano.   

Ainda falta muita coisa: um lateral esquerdo, um meia criativo e mais um atacante para a longa jornada que o time terá pela frente.

Mas não podem ser reforços questionáveis, como os que estão pintando na área.

Serão precisos Conca, Thiago Neves ou alguém dessa estirpe para que o Fluminense volte a aterrorizar os adversários, como fez em 2012.

A grande novidade na apresentação tricolor foi o fato do time apresentar uma identidade diferente ao jogar fora de casa, não se limitando a defender com um monte de volantes e com Fred isolado na frente como uma presa fácil para as defesas adversárias.  

Mesmo que a vitória não tivesse acontecido, posso afirmar sem medo de errar que a grande maioria dos tricolores ficaria menos chateada do que nos momentos das derrotas do campeonato passado com a equipe jogando um futebol covarde, todo mundo lá atrás dando bico para cima.

Trata-se de uma tática arriscada que demandará muito treinamento para se consagrar como vitoriosa.

Os espaços ainda existentes terão que ser eliminados, o que exigirá mais compactação e sacrifícios maiores dos atletas.

A prova é que apesar dos 62% de posse de bola, ainda foram permitidas ao adversário algumas oportunidades claras de gol, desperdiçadas pela falta de pontaria dos atacantes ou pelas oportunas intervenções do Edson, que aos poucos volta à forma anterior.

Levir terá também que dar ênfase maior aos fundamentos, pois das dezessete finalizações, dez delas em claras situações de gol, só conseguimos marcar uma única vez.

Até mesmo Scarpa, nosso melhor jogador em campo, teve quatro chances e não aproveitou e ainda errou quatorze cruzamentos.  

Acredito que Levir consiga levar a cabo o seu planejamento e mais ainda quando conhecer profundamente todo o elenco, com maior aproveitamento do Marlon e dependendo menos do Gerson, cujas aparições demonstram claramente que seu pensamento está totalmente voltado para a Itália.

A manter essa disposição tática o desgaste será maior e a necessidade de contratações de vulto, duas ou três no máximo, serão imprescindíveis para não haver perda de ritmo, mas não podem ser iguais ao do Maranhão, que nada apresentou de especial no campeonato passado.

Mas, em vista do que tínhamos antes, o resultado é motivo de regozijo com as melhorais introduzidas pelo Levir em pouco mais de um mês de trabalho.

E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 1ª RODADA

América-MG 0 x 1 Fluminense

Local: Estádio Independência, Belo Horizonte, MG; Data: 15/05/2016
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo S. Manis e Anderson Moraes Coelho (SP)
Gol: Fred, aos 38' do primeiro tempo

América-MG: João Ricardo, Airton, Alisson, Sueliton e Danilo Barcelos; Leandro Guerreiro, Claudinei, Osman e Rafael Bastos; Tiago Luis (Borges, intervalo, depois Guilherme Xavier, 32'/2ºT) e Victor Rangel (Sávio, 18'/2ºT). Técnico: Givanildo.


Fluminense: Cavalieri, Jonathan (Giovani, 35'/2ºT), Gum, Henrique e Wellington Silva; Edson, Cícero, Gustavo Scarpa; Ricarlison (Gerson, 15'/2ºT), Osvaldo (Marcos Júnior, 23'/2ºT) e Fred. Técnico: Levir Culpi.

Nenhum comentário: