sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Fluminense 1 x 4 Chapecoense. Um técnico para 2015!


Os dirigentes tricolores cometerão o maior dos crimes contra a instituição Fluminense Football Club se continuarem com a ideia insana de renovar o contrato de Cristóvão Borges.

O atual treinador já deu sobejas demonstrações de que não tem criatividade alguma para vencer equipes que jogam na retranca utilizando-se unicamente do contra ataque com base apenas na velocidade de seus atacantes, sejam eles habilidosos ou não.

Nesse campeonato nada menos que 22 (vinte e dois) pontos foram perdidos para os times que frequentaram a zona de rebaixamento na maior parte do tempo. Isso sem considerar a derrota para o Botafogo, que mesmo com time em frangalhos, tenta jogar os clássicos de igual para igual.

O mais agravante ainda é que desses pontos, 10 (dez) nos foram tirados em nossos próprios domínios.

Só para relembrar:

Clubes
Pontos Perdidos
Total

Casa
Fora

Vitória
3
3
6
Chapecoense
3
3
6
Coritiba
2
3
5
Criciúma
-
3
3
Bahia
2
-
2
Total
10
12
22


Com metade da pontuação perdida para essas fracas equipes o Fluminense estaria hoje na disputa do título e não fazendo contas mirabolantes para conseguir a quinta vaga na Libertadores, matematicamente ainda possível, mas só realizável com ajuda de forças sobrenaturais.

Qualquer observador mais atento que analisasse o plantel tricolor no início do campeonato, ainda que percebesse o desequilíbrio em suas linhas, jamais poderia prever que um clube com jogadores como Conca, Fred, Cavalieri, Jean, Wagner, Cícero, Walter, Sobis e até o sonolento Carlinhos fosse sofrer tantas derrotas para equipes nitidamente inferiores.

Foram seis e em todas elas observadas as mesmas falhas sem que nenhuma alternativa nova tenha sido tentada.

As mesmas substituições, algumas completamente sem sentido marcaram as atuações desastradas do Cristóvão.

Nada de novo foi tentado, nem mesmo as promessas da base que se destacaram nos treinos tiveram chances, preteridas que foram por adaptações que arem certo continuaram a ser utilizadas continuamente.

O que se viu na maioria dos jogos foi um time sem jogada alguma, que se limita apenas em lançar bolas sobre a área adversária, verdadeiros balões inócuos que vez por outra conseguem alcançar alguma cabeça bem posicionada, como foi o recente gol do Edson na vitória sobre o Botafogo.

A tática maravilhosa empregada contra o Atlético Paranaense não passou de um engodo por exaurir ao máximo os atletas, principalmente no Brasil seguramente o país com o pior calendário do planeta.

Sem peças de reposição para fazer face às contusões e suspensões o esquema se esvaiu e a comissão técnica perdeu-se na mesmice, incapaz de criar alternativa viável para minimizar as retrancas das equipes tecnicamente menos privilegiadas.

E o resultado não poderia ser outro: eliminações sucessivas no campeonato estadual, Copas do Brasil e Sul-Americana e respirando por aparelhos no Brasileirão.
Isso sem citar os vexames homéricos com goleadas sofridas em pleno Maracanã.

Muito pouco, quase nada mesmo para o clube que possui um dos maiores, senão o maior, patrocínio do Brasil.

E por essas e outras que o Celso resolveu pedir o boné e sem a Unimed, mas com Siemsen e Bittencourt à testa do futebol antevejo um ano próximo com muitos dissabores para a Torcida Tricolor.

A única saída talvez seja a contratação de um técnico criativo, com ideias claras sem esquemas utópicos difíceis de implantar e que, sobretudo, não tenha receio de ousar novas opções sem a deletéria mania de criar vínculos com alguns atletas e birras com outros, atitudes que acabam por prejudicar todo o trabalho.  

Espero que os responsáveis pelos desígnios do futebol tricolor desçam dos pedestais a que se encarapinharam e tenham a humildade de reconhecer os erros de planejamento ocorridos desde a conquista do título de 2012.

Caso contrário, poderemos reviver as tristes décadas de escárnio e gozações da mulambada.


DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 35ª RODADA

Fluminense 1 x 4 Chapecoense

Local: Estádio Mario Filho, Rio de Janeiro,RJ; Data: 20/11/2014
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Gols: Bruno Silva, a 1', Camilo, aos 20'; Leandro, aos 25'; Bruno Silva, aos 39' e Rafael Lima (contra), aos 40' do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Guilherme Mattis, Valencia e Carlinhos

Fluminense: Cavalieri; Jean, Marlon, Guilherme Mattis e Chiquinho (Carlinhos, 27'/2ºT); Valencia, Edson, Cícero (Walter, Intervalo) e Conca; Rafael Sobis (Kenedy, 27'/2ºT) e Fred. Técnico: Cristovão Borges.


Chapecoense: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Douglas Grolli e Rodrigo Biro (Ednei, 33'/2ºT); Wanderson, Bruno Silva, Diones e Camilo (Abuda, 35'/2ºT); Tiago Luis e Leandro. Técnico: Celso Rodrigues.

2 comentários:

Eu disse...

Bravo! Apoio cada palavra.

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/pages/Se-Venderem-O-Conca-Deixo-O-S%C3%B3cio-Torcedor/621961354596010