segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Fluminense 4 x 2 Criciúma. E viva o Gordo!

(foto: Paulo Sergio / Photocamera)

Depois  de  um  longo  e  tenebroso  período  de insucessos, finalmente Cristóvão Borges rendeu-se  ao desejo  da maioria dos tricolores e escalou a equipe com dois atacantes de fato.

As conquistas recentes do Fluminense tiveram por base sempre a presença de dois atacantes, no mínimo.

Em 2010, a versatilidade e velocidade de Emerson permitia que Fred se destacasse e também Washington, nas frequentes ausências do titular naquele ano. E mesmo quando Emerson esteve ausente Rodriguinho aprontava correria e o bom desempenho do ataque era mantido.

Em 2012 com Thiago Neves e Wellington Nem, a disputa virou até covardia com o Tricolor sobrando na turma.

Em suma: para ter sucesso as equipes que jogam com centroavante fixo necessitam de outro atacante habilidoso para que as ações ofensivas sejam efetivas.

A entrada do Walter foi a grata surpresa do sábado.  Depois de um início um tanto morno, Walter pegou no tranco e foi o responsável direto por três dos quatro gols tricolores.

Está gordo? E daí sempre foi e com esses quilos a mais foi capaz de eliminar o próprio Fluminense na Copa do Brasil do ano passado, além de ajudar e muito o Goiás a obter a sexta colocação no Brasileirão, a apenas dois pontos do G-4.

As vendas de Wellington Nem e Thiago Neves, a vertiginosa queda de produção de Sobis e o empréstimo de Michael, Samuel e outros jovens promissores deixaram Fred numa situação incômoda, completamente só em meio a um monte de zagueiros botinudos.

A vitória sobre o Criciúma, ainda que mostrasse um time sem padrão tático definido, apresentou alternativas de ataque até então difíceis de acontecer.

Ah, mas o Criciúma é fraco, dirão os críticos mais veementes. Pode ser, mas venceu-nos o jogo do turno e, além disso, não conseguimos vencer os confrontos com Vitória, Botafogo, Coritiba, Bahia, Figueirense, clubes que estão nas últimas cinco posições da tabela.

O que é preciso ter em mente é que Walter não é centroavante. É um atacante habilidoso com passes precisos e arremates mortais e que trabalha quase sempre fora da área.

Com a suspensão do Fred pode ser que Cristóvão o escale como centroavante, o que pode dar certo ou não, provavelmente não. Só espero que o treinador não julgue sua utilidade pelo jogo contra o Santos. Que dê a ele mais oportunidades, como as dezenas que deu a outros atletas menos qualificados ou ainda em formação.

Outra notícia alvissareira foi a barração do Elivelton. Pena que foram desperdiçadas tantas rodadas para que o treinador enxergasse o óbvio.

Não que Elivelton seja execrado do elenco, ele tem porte e poderá se tornar um grande zagueiro no futuro, mas até lá bem que podia ser emprestado para disputar a Série B em 2015 para ganhar experiência e maturidade.


DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 29ª RODADA

Fluminense 4 x 2 Criciúma

Local: Estádio Mario Filho, Rio de Janeiro, RJ; Data: 18/10/2014Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Anderson José de Moraes (SP)
Gols: Ronaldo Alves, aos(43' e Wagner, aos 46' do primeiro tempo; Wagner, aos 5', Conca, aos 10', Lucca, aos 23' e Fred, aos 39' do segundo.
Cartões amarelos: Bruno, Fred e Conca

Fluminense:  Cavalieri; Bruno, Marlon, Guilherme Mattis e Chiquinho (Rafinha, 32'/2ºT); Edson, Jean, Waner (Carlinhos, 24'/2ºT) e Conca; Walter (Biro Biro, 41'/2ºT) e Fred. Técnico: Cristovão Borges.

Criciúma: Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovanni; Rodrigo Souza, Serginho e João Vitor; Lucca (Rafael Costa, 40'/2ºT), Souza (Zé Carlos, 21'/2ºT) e Bruno Lopes (Gustavo, 9'/2ºT). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O sonho do João


Em sua última postagem, o amigo João Marcelo Garcez faz ponderações sobre a atuação de Cristóvão Borges e o futuro do Tricolor, sugerindo uma ampla renovação no futebol do clube.

Não advoga a demissão do atual treinador, mas também é enfático ao declarar que não renovaria o seu vínculo para 2015, mesmo com a classificação para a Copa Libertadores.

Em linhas gerais, o pensamento do João vem ao encontro dos nossos desejos, embora esteja cético quanto à possibilidade de contratação do Cuca, o preferido para a necessária reformulação.

Pena, infelizmente não posso deixar de crer que o desejo do João e de muitos tricolores não passe de “Um Sonho Numa Noite de Verão”.


Enfim, sonhar não custa nada! 

E DÁ-LHE FLUZÃO!

Nenhum comentário: