domingo, 16 de fevereiro de 2014

Fluminense 4 x 1 Boavista. Olha, olha, olha... O “gordinho” deita e rola!

(Foto: Bruno de Lima , LANCE!Press)



(foto: Paulo Sergio / LANCE!Press)
Com essa musiquinha alegre os torcedores tricolores comemoraram a boa fase de Walter, que já merece mais tempo em campo que os parcos quinze minutos deixados pelo Renato.

E mais uma vez bastou esse pouco tempo em campo para que ele marcasse duas vezes, mostrando toda sua capacidade de colocação e finalização.

E Conca voltou a ser o nome da vez. Fez gol de cabeça e vários passes precisos que deixaram os atacantes na cara do gol.

E, ao contrário dos que disseram alguns adversários recalcados, voltou em forma e é hoje de longe o melhor meia do país.

O time jogou bem e pela primeira vez sapecou duas goleadas seguidas nos adversários.

Mas, ao contrário da semana passada, o jogo contra o Boavista não foi fácil como dá a entender o placar.

Bem postados na defesa e à espera de alguma chance para marcar, os comandados de Américo Faria deram muito trabalho e tornaram os primeiros quarenta e cinco minutos em momentos de pura tensão.

E numa saída errada de Jean tiveram a oportunidade para marcar que tanto esperavam.

Porém, ao contrário do ano passado, quando a equipe mostrou-se incapaz de reverter a maioria dos resultados adversos, o Fluminense manteve-se senhor da partida e só demorou a confirmar a vitória pelo excesso de pressão recai sobre todos no afã de conseguir com que Fred volte a marcar.

Para Fred fazer gol é coisa rotineira e mais cedo ou mais tarde ele voltará a ser o mesmo artilheiro de sempre.

O que ele precisa no momento é apenas jogar para adquirir o ritmo de jogo, nada mais.

Com o correr dos jogos o entrosamento tende a melhorar e as falhas diminuir.

Preocupam ainda as faltas nas imediações da grande área. Ontem mesmo, Cavalieri salvou o empate na cobrança da infração cometida por Gum, que no lance pareceu mais um caminhão desgovernado do que um zagueiro de time de ponta.

Esse é um ponto em que Renato precisa estar mais atento: tranquilizar os zagueiros e treiná-los para marcar sem empurrar, puxar ou chutar os adversários.

No mais, o time me encheu os olhos.

Valencia melhorou a proteção à defesa e se continuar sem tantas contusões será uma boa surpresa para os céticos.

Tenho que dar a mão à palmatória com relação a Diguinho. Começou o ano bem largando de mão as botinadas insanas do passado e tem merecido a posição de titular.

Jean alterna bons e maus momentos, inseguro talvez pela concorrência acirrada por uma vaga na seleção.

(Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press)

Sobis, que volta e meia tem sua saída especulada, é imprescindível ao elenco. Batalha o tempo todo, voltando para marcar e armar jogadas sempre que necessário, mais ou menos como fazia Thiago Neves. Pena que não tenha mais a velocidade de outrora.

  

Carlinhos aos poucos recupera a forma e Bruno continua devendo um pouco, embora tenha melhorado em relação à temporada passada.

Renato se mostra mais maduro e tem feito substituições mais racionais que seus antecessores no comando da equipe.

A meu ver, entretanto, deveria repensar a escalação para os confrontos com os clubes menores onde a manutenção de três volantes parece-me exagerada.

Por que não sacar um deles e colocar o Walter em campo por mais tempo? Cinquenta ou sessenta minutos talvez sejam o ideal.

O deslocamento do Jean para a lateral poderia ser avaliado, por exemplo.

De qualquer modo, não se pode negar a grande exibição tricolor. Os quase dezoito mil torcedores que estiveram presentes ao estádio, apesar dos sustos iniciais, saíram em regozijo com mais uma boa atuação.

A lamentar apenas a decisão da diretoria de abrir ao público somente os setores atrás dos gols, tirando dos torcedores o direito de opção por um lugar mais apropriado para se acompanhar a evolução das jogadas.

E fechado com o Tinga, no aguardo de providências por parte da Comenbol.


E DÁ-LHE FLUZÃO!


DETALHES:

Fluminense 4 x 1 Boavista

Local: Maracanã, Rio de Janeiro; Data: 15/2/2014
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Thiago Corrêa Farinha (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
Gols: Gilcimar, aos 24' e Conca, aos 43' do primeiro tempo; Rafael Sobis, aos 18' e Walter, aos 36' e 47' do segundo
Cartão amarelo: Diguinho

Fluminense: Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Jean e Conca (Wagner 39'/2ºT); Rafael Sobis (Walter, 29'/2ºT) e Fred (Chiquinho, 39'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.

Boavista: Getúlio Vargas, Thiaguinho (Kauê, 33'/2ºT), Gustavo, Bruno Costa e Romarinho; Rômulo, Douglas Pedroso, Daniel (Willian Maranhão, 42'/2ºT) e Cascata (Romário,17'/2ºT);André Luis e Gilcimar. Técnico: Américo Faria.

Nenhum comentário: