quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Portuguesa 0 x 2 Fluminense. Vitória de campeão!



Jean abriu o caminho para a vitória. (foto: Terra.com.br / Léo Pinheiro)

E não é que o Abel insistiu no esquema “cauteloso” com três volantes?

O resultado, é claro, só podia ser aquele que qualquer tricolor lúcido do céu ou da terra já sabia: sufoco total.

A exemplo do que havia feito Luxemburgo na única derrota até agora, Geninho armou marcação cerrada sobre Thiago Neves e o meio de campo desandou.

Como é inegável a supremacia de Jean sobre Diguinho, Abel sempre que tem uma chance dá uma “forçada de barra” para escalar mais um de seus protegidos.

Justiça seja feita, até que individualmente Diguinho não foi tão mal. Foi dele o passe preciso para Fred na jogada em que foi agarrado dentro da área paulista, em pênalti claro mais uma vez ignorado pela arbitragem.

Ainda assim, não deixou de fazer falta perigosa nas imediações da grande área e tivesse a Lusa um cobrador com a categoria do João Paulo, do Figueirense, a chance de termos sofrido o primeiro gol seria bastante grande.

O problema desses “esquemas cautelosos” do Abel é que eles forçam Jean a jogar mais adiantado, quase como um meia de ofício, o que não é sua especialidade e com isso o time perde a saída de bola e não ganha um armador eficiente.

O fato do Tricolor só ter tido duas chances de gol durante todo o primeiro tempo confirma a tese.

Ainda bem que dessa vez Abel percebeu o equívoco mais cedo e tratou de desfazê-lo no intervalo.

Embora Rafael Sobis não tenha tido uma atuação brilhante, sua entrada permitiu o recuo de Jean para a sua verdadeira posição, restabelecendo o equilíbrio do meio de campo.


Cavalieri mais uma vez salvou o Fluminense
A Portuguesa continuou melhor, teve mais chances e só não marcou graças à fase irretocável de Cavalieri.

O Fluminense, no entanto, melhorou um pouco, o suficiente para que a categoria de seus jogadores decidisse a partida em dois lances. o primeiro com Jean num chute certeiro de fora da área  e o outro com Wellington Nem, que aproveitou a falha do zagueiro, roubou a bola, driblou Dida e completou para o gol vazio. 

(foto: Terra.com.br / Léo Pinheiro)
Após os gols, a Lusa ficou meio desorientada e o Fluminense teve algumas chances de aumentar o placar, só não o conseguindo por excesso de individualismo ou de preciosismo.

Nos últimos minutos, Fred recebeu cartão amarelo por xingar o árbitro de “cara de pau”. Foi o seu terceiro e tenho a impressão de que o forçou para ficar zerado.

Ao final, Abel declarou que a vitória havia sido injusta, porque em sua visão a Lusa dominou a partida e teve várias chances de abrir o placar.

Só esqueceu-se de dizer que foi ele o responsável pelo crescimento da Portuguesa ao adotar um sistema de jogo retrancado, ultrapassado e que não leva a lugar algum.

Por causa dessa mania, perdemos o jogo para o Grêmio e sofremos um empate ridículo com o Figueirense.

Espero que tenha aprendido a lição e não a repita nos próximos jogos.

E DÁ-LHE FLUZÃO!

DETALHES:

Portuguesa 0 x 2 Fluminense

Local: Canindé, São Paulo (SP); Data: 12/09/2012

Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (BA)

Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

Gols: Jean, aos 28' e Wellington Nem, aos 30' do segundo tempo.

Cartões amarelos:  Diguinho, Digão e Fred

Portuguesa: Dida, Luis Ricardo, Gustavo, Rogério e Marcelo Cordeiro; Ferdinando (Diego Viana, 31'/2ºT), Leo Silva, Moisés e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho.

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Gum e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Rafael Sobis, intervalo), Jean e Thiago Neves (Fábio, 35'/2ºT); Fred e Wellington Nem (Higor, 43'/2ºT). Técnico: Abel Braga.

Um comentário:

Tricolor! disse...

Jogo horroroso!...

Mas, se for assim até o final e ficarmos com o título, tá valendo...