domingo, 8 de abril de 2012

Madureira 1 x 2 Fluminense. E a luta continua!


Lanzini atuou com destaque. (foto: Terra.com.br / Dhavid Normando / Photocamera)

O dever  de  casa foi  cumprido e  a  vitória  poderia  ter sido até mais tranquila, não fossem as várias chances perdidas e a saída em falso do Cavalieri por ocasião do gol do Madureira.

Essa falha grotesca foi a responsável direta pelo sufoco dos últimos cinco minutos.

O jogo serviu para Abel refletir sobre a decisão de mandar a campo equipes formadas totalmente por reservas que jamais treinam ou jogam juntos.

A opção de poupar jogadores-chave em meio a disputas simultâneas de dois campeonatos pode ser a opção adequada, desde que feita com moderação como aconteceu na tarde de ontem.

Tivesse o Abel usado o mesmo critério nos jogos perdidos para equipes mais fracas, não estaria agora a classificação do Fluminense dependendo de tropeços de concorrentes.

O desastre de 2008 ainda está vivo nas memórias tricolores, onde critério semelhante quase levou o Fluminense de volta à série B, além de causar a perda do título mais importante num jogo em que a equipe literalmente “apagou” durante a prorrogação por cansaço e perda de ritmo de tanto ser poupada.

A partida serviu também para evidenciar que Lanzini é o substituto ideal para o Deco. Jogando desde o início e dentro de uma equipe estruturada, o argentino provou ser mais útil que as demais opções utilizadas até então.

Lanzini deu conta do recado na ligação com o ataque, marcou o primeiro gol e poderia ter tido mais destaque ainda se a arbitragem não anulasse o gol legítimo de Thiago Neves, cujo passe saiu de seus pés.

A atuação de Thiago foi outra surpresa agradável, demonstrando que aos poucos vai retornando a sua antiga forma e o seu belo gol deu tranquilidade ao time.

Gostei também da atuação do Carlinhos, dessa vez mais solto e com várias investidas pela ponta, embora os cruzamentos continuem imprecisos. Espero que repita as investidas em campos maiores.

Não gostei da atuação de Wagner. Errou praticamente tudo, inclusive perdeu a chance concreta de marcar com o goleiro adversário completamente batido, cabeceando para fora, todo desengonçado.

Edinho, mesmo com o chutaço na trave que originou o gol de Lanzini, ainda não reúne condições de jogar contra adversários mais fortes. Perde a bola com frequência e quando a tem, na maioria das vezes, não sabe o que fazer com ela. Saiu contundido, mas de qualquer forma considero sua escalação contra o Boca uma temeridade.

A destacar ainda a precariedade do estádio de Conselheiro Galvão. Gramado ruim, sem refletores, falta de conforto para os torcedores e ainda por cima a presença de um engraçadinho soltando pipa na laje e direcionando-a ao gol de Cavalieri sempre que o Madureira atacava.

É por essas e outras que o Fluminense deve batalhar para a volta dos jogos nas Laranjeiras, estádio com campo sem buracos, melhor drenagem, iluminação, maiores dimensões e capacidade.


DETALHES:

Madureira 1 x 2 Fluminense

Local: Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: William de Souza Nery

Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e João Luiz Coelho de Albuquerque

Gols: Lanzini, aos 20' e Thiago Neves, aos 43'do primeiro tempo e Zé Carlos, aos 41' do segundo.

Cartão amarelo: Jean 

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio (Gum, intervalo), Anderson e Carlinhos; Edinho (Jean, 34'/2ºT), Diguinho, Lanzini (Wagner, 23'/2ºT) e Thiago Neves; Rafael Sobis e Rafael Moura - Técnico: Abel Braga.


Tricolores de todos os cantos, precisamos agora deixar o estadual de lado para concentração total no jogo com o Boca Juniors, quando a vitória garantirá ao Fluminense a primeira colocação geral na fase de grupos da Libertadores com um simples empate com o Arsenal, independentemente dos resultados dos demais confrontos.

A hora é essa: quarta-feira próxima todos ao Engenhão e...

DÁ-LHE FLUZÃO

Nenhum comentário: